01 March 2010

Shutter Island

Em 1954 é atribuido ao US Marshal Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) a investigacao do desaparecimento de uma paciente do Boston's Shutter Island Ashecliffe Hospital (Hospital-Prisao Psiquiátrico). Mas quando ele lá chega e comeca a fazer as suas perguntas percebe que as coisas nao sao tao lineares quanto parecem. Até porque ele próprio tinha outros interesses nesta investigacao.

Confesso que estava à espera de diferente, e se calhar por isso as minhas expectativas, em certa parte, nao foram atingidas. Os filmes do Martin Scorsese costumam ser mais straightforward e nao propriamente no campo de accao onde esta também se integra. Sim temos a sua "tradicional" investigacao policial, mas temos mais do que isso...

Houve um momento do filme (mais ou menos a meio) que estava no meu limite, felizmente ai o filme comecou a dar mais qualquer coisa, e o último terco do filme gostei bastante!

Os actores pareceram-me todos bem, o Leonardo DiCaprio tem os seus "problemas" de sempre, mas o Ben Kingsley encaixa na perfeicao neste papel e o Mark Ruffalo também esteve bem.

Quando mais pessoas daqui virem o filme falamos melhor ;-) nao quero estragar "surpresas"

5 comments:

Narizinho said...

Um bom filme para ver ,sem sombra de dúvida no cinema, mais que uma vez !e deliciar-se com aqueles pormenores da realização de Scorsese.


Um filme que em nada tem a ver com “Taxi Driver “ ou “Raging Bull “ os mais parecidos talvez, na sua longa carreira de realizador, sejam “Cape Fear “ e “Bringing Out the the Dead “ no entanto é também um filme muito bom e MANTÉM a mensagem, no meu ponto de vista, que o realizador procura transmitir em todos os seus filmes, A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA.
Se nos lembrarmos da personagem interpretada por Robert De Niro em Taxi Driver, um ex-veterano de guerra em luta contra sua própria mente, em Shutter Island a personagem interpretada por DiCaprio, passa muito tempo em busca de uma resposta que todos já sabem, mas que ele se recusa a ver.
Gostei muito!

Sergio said...

Tb nao estava á espera d um filme nao tao linear como este...mas surpreendeu-me bastante.no bom sentido! Principlamente pq os ultimos dele foram um pouco pó fraquinho....

é engracado d notar q o Leonardo di Caprio qd representa um personagem irritado parece o mesmo q à 15 anos atras....e isso normalmente nao é significado d boa representacao.... :-D
(mas ele está bem!)

Fiquem atento aos pormenores. sao aqueles pequenos momentos estranhos q dao pistas significativas....

Narizinho....chiiii....o Bringing out the dead....para mim, um dos melhores filmes d Scorsece!Infelizmente nao é assim mt conhecido....e tens razao...é totalmente o mesmo subject q este!! tenho q rever isso....tenho-o em VHS! LOL

Heidi said...

Gostei bastante! O Leonardo DiCaprio está muito bem, quanto a mim. Já começo a acreditar mais num personagem seu de homem mais velho.

E se calhar por não sentir muito "Scorsese" durante o filme é que me libertei e permite-me aceitar tudo o que o filme tinha para dar. Ou seja, se calhar o filme tem o lado bom do "Scorsese" mas sem a pressão de ter de ser um filme deslumbrante e de grande orçamento.

O Ben Kingsley já não o via há muito tempo mesmo, e claro que está bem. O Mark Ruffalo está está bem, com aquela cara de meigo com que já nos habituou, são os olhos creio.

O "último terço" do filme, sim, sem dúvida! ;)

Sev said...

Este filme é brutal.
Não sei se foi uma epifania daquelas que só acontecem uma vez de 5 em 5 anos, mas a verdade é que depois de algumas cenas posteriores à cena da entrada dos marshalls no recinto (quando entregam as armas) eu desvendei o plot quase todo por inteiro! Incrível, é verdade. Nem eu próprio acreditei, quando lá para o fim do filme as minhas teses começaram a ser validadas. Cheguei a pensar que o filme ia perder a piada, porque afinal de contas eu já "sabia" mais ou menos o final. Mas não, mesmo assim o filme surpreendeu, o que quer dizer que não é um mind twist qualquer. Este filme tem uma história muito bem contada e muito bem feita, e não precisa de se apoiar num finale mirabolante para que seja um grande filme, em comparação com outros mind twists que se não fosse o tal finale mirabolante seriam filmes de fraca categoria.
Para este efeito contribuiu grandemente esse puto, Leonardo, que mais uma vez está excelente! Já vai com 3 nomeações para o Oscar!? Hmm, qualquer dia leva-o mesmo para casa.
Outra coisa de que gostei foi a música, dá logo outra profundidade ao drama! O senhor Martin não brinca em serviço.

O Ruffalo, não gosto muito dele, tem sempre aquela cara de quem está com dor de barriga... mas vá lá não esteve muito mal.

Sem dúvida dos melhores filmes de 2010, na minha modesta opinião.

M said...

Gostei mesmo muito. A música (que é quase mais uma personagem neste filme), a imagem (sombria, opaca), a história, as interpretacoes - em particular do Leo (nao pensei que alguma vez fosse possível, mas estou a adorá-lo!), do fantástico Max von Sydow e da Michelle Williams, que dá imensa profundidade ao filme.
Já há alguns meses que nao via um filme "actual" tao bom.