27 November 2007

tropa de elite


filme brasileiro que veio junto com o sicko, e recomendado como parecido com o cidade de deus.

devo dizer que logo à partida fiquei de pé atras com esta recomendação, depois de ver o carandiru que achei bastante mau apesar de ter momentos brilhantes.

a estoria deste passa-se no rio pouco antes da chegada do papa e do nascimento do filho do personagem prncipal. este personagem é um capitão de uma força de intervenção da policia BOPE, como ja disse o filho ta para nascer e muito sinceramente ele tb ja ta um bocado velho para aquelas andanças. é que policia de intervenção no rio não actua 1 vez por ano quando uma claque qq decide fazer merda... digamos só que há muito que fazer....
sendo assim ele vai tentar arranjar um subsistuto para poder ser destacado para outras funções e assim temos mais dois personagens em cena, para além dos outros todos claro.
mas de estoria ja chega. primeiro os actores são todos mesmo muito bons. pessoas a sério verdadeiramente tri-dimensionais. e se a certo ponto no filme até temi que fosse enveredar por 1 ou 2 cliches. e existe 1 a verdade é que isso não interessa nada pq os cliches existem por alguma razão que é como quem diz que quem tem medo compra um cão e eu tou farto de ver gente com rotwailers e coisas do genero na rua.
o filme possui uma frontalidade e pureza que realmente apareceram com o cidade de deus qual lufada de ar fresco. e aqui apesar de parecida é-o como que dentro do mesmo genero sem colanços excessivos.
e se no cidade de deus existia uma certa divisão entre bons e maus que transportava o espectador para uma realidade paralela ainda por cima com uma certa dose de humor, aqui não existe esse escape. os personagens principais são 'policias' mas cedo nos percebemos que são mais soldados num qq conflito de gerra e isto lado a lado com pessoas que vivem a sua vida pacatamente do otro lado da rua.

não é um filme perfeito mas é GRANDE GRANDE filme, a não preder. 4/5 numa de seriedade, mas apetece-me dar mais...

3 comments:

Heidi said...

http://www.imdb.com/title/tt0861739/
Acabei de vir do cinema, e gostei muito do filme, mas principalmente do Capitão Nascimento! Sim, todos os actores estão muito bons (curti bue o black), o filme é bastante cru e directo, não há cá merdas e ponto final :) mas o Cap.Nascimento (Wagner Moura) tá muito muito fixe, já o conhecia de uma novela :P mas atenção que foi a única vez que o vi numa novela e gostei imenso dele, o personagem era também muito forte, muito bom!

música do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=vlJ2AZxIOiM&feature=related

carla said...

De facto para se ter um bom filme no Brasil basta sair à rua e retratar aquilo que se passa no dia-a-dia. Acho que esta é a mais valia deste filme (e de todos os outros do género que temos visto recentemente), a realidade crua e dura. E talvez por nós (portugueses) já estarmos familiarizados com estas situacoes (nao é algo que só passamos a conhecer porque vimos este filme, como li em comentários de pessoas de outros paises) faz com que nos toque mais facilmente.
Gostei da história, nao tem floreados, e no final o coracao bom vence os de coracao menos bom.
temos oportunidade para ver que alguns dos "maus" sao punidos, mas também dá para perceber que isto nao passa de uma gota num oceano do Rio de Janeiro.

Estive a ler ai umas coisas na net, e parece que as versoes do filme que andam ai na net nao sao exactamente a versao final. E isto porquê, porque quando o filme (já montado, e supostamente finalizado) foi para a empresa que iria por as legendas, foi de lá roubada uma cópia, e foi a partir dai que muitas pessoas conseguiram ver o filme alguns meses antes de ele ser lancado. Depois deste acontecimento o realizador acabou por fazer pequenas alteracoes, foi incluida uma nova cena e a narracao está ligeiramente diferente.
Qaunto a mim vou ficar sem saber se vi o filme da cópia ilegal ou a versao final :-)

Uma coisa à parte do filme, mas que sempre que vejo filmes com favelas fico a pensar no assunto. Vocês nao acham que os montes onde estao as favelas têm alta vista sobre a baia do Rio de Janeiro??? Os gajos podem ter uma "casa" bastante precária, mas têm alta vista!!!

lets said...

Sim, as favelas têm uma vista do caneco...e acho que a renda não é muito cara...tens é de ter cuidado para nao te meteres à frente de uma bala.