13 July 2011

Citizen Kane

Perdoem-me os cinéfilos mas nao gostei!

Nem sei por onde comecar mas....
Nao gostei dos actores, todos muito fracos, ou porque estavam em overacting (Orson Welles), ou porque quase queriam parecem que nao andavam por lá (Agnes Moorehead) ou porque era pura e simplesmente irritantes (Dorothy Comingore).
E a história.... acho que está muito mal contada, há uma data de coisas que se nao for por conhecimento externo nao é pelo filme que se ficam a perceber.

Uma grande desilusao...

1 comment:

Sergio said...

Nada disso! :-P

O argumento e muito bom. conta a historia d um homem q nunca podia estar errado, teimoso, ambicioso, muito bem sucedido ns media, tremendamente orgulhoso, e claro, no fim, completamente isolado. em termos d relacoes mas tb fisicamente O seu Xanadu castle trata d mostar exactamente isso. uma fantasia q se torna um pesadelo. (o paralelo c Hearst e incrivel e ate divertido)

mas o filme e ainda mais q isso: e a vislumbrar d poder que os media comecavam a ter (criando a "sua" verdade) e as relacoes politicas e ao poder inerentes.

Sim, concedo q existem algumas performances q ainda nao sao d qualidd d novo cinema americano (Dorothy Comingore, por exemplo), mas o mesmo n se pode dizer d O. Wells!

Mas o q realco neste filme sao os pormenores d realizacao: os planos e principalmente a luz q tem um papel preponderante potenciando ou diminuindo personagens.
(acho q "the shinning bebe mt inspiracao deste filme n q diz respeito ao uso d luz)

Agora ja nao o poria em n.1 d sempre, mas continua mt alto! :-)