07 February 2007

Alice

Ora aqui está mais um filme portguês que vale bastante. Comprei o DVD de edição especial e não me arrependi. Arrependi-me apenas de não o ter visto no cinema, devido à grande carga dramática e aos silêncios longos que tanto caracterizam este filme. O drama do desaparecimento é mto bem conseguido nesse mesmo silêncio, que em certas alturas do filme se torna quase insuportável. Mas penso que o objectivo é mesmo causar o mal estar e fazer-nos sentir no lugar de alguém que perdeu algo indifinidamente. Nuno Lopes está perfeito, sempre nos habituamos a vê-lo nas graçolas descontraídas, e aqui envolto neste drama é de facto convincente. Gostei e recomendo este made in Portugal.

2 comments:

Sergio said...

Sem dúvida um dos melhores filmes saido de Portugal nos ultimos tempos! … é uma brutalidade o impacto de algumas imagens: lembro-me, por exemplo, daquela em que ele está a distribuir papeis à saida do metro em Lisboa! …até me levanta os pelinhos da nuca! :-0
Mas é engracado salientar que este é um daqueles filmes que tem um ritmo exactamente igual aquele que as pessoas costumam criticar nos filmes Portugueses….."eh, pá! Nao contece nada!...ninguem fala! :-( …É UMA SECA!"
Ou seja, é possivel fazer filmes "parados" mas que as pessoas gostem! (Aleluia irmao!) O problema nao esta no ritmo…está na qualidade!! :-PPP

Zé Carlos said...

De um modo geral também gostei do filme quando o vi.

Grande intensidade dramática, despretensioso, minimalista.
A fotografia do filme está bem sacada e a banda sonora é brutal.
Nuno Lopes? Consegue segurar o filme. O que não é pouco uma vez que a personagem é não é assim tão “rica” quanto isso.

No entanto, acho que o filme peca por não ser mais abrangente na abordagem que faz á estória.
O filme está muito centrado na personagem do pai da miúda, e então a mãe? e o relacionamento do casal? A ideia tinha mais potencial a ser explorado.