04 June 2010

Lawrence of Arabia

Um oficial inglês T.E. Lawrence (Peter O'Toole) durante a sua estada em Cairo em 1916 é-lhe designada a missao de ir viver por uns tempo com Prince Feisal para saber quais as suas intencoes após este periodo de guerra com os Turcos. A sua missao era para ser de apenas 3 meses, mas ele enraizou-se de tal maneira na comunidade/tribos por onde passou, que acabou por lideral um exército de árabes, de diferentes tribos, mas sempre em nome do império inglês.
O filme é extremamente longo (muito perto das 4 horas) e nao é assim tao bom.
Estou feliz por o ter visto (está arrumado, nao se fala mais disso), mas deixa muito a desejar, principalmente quando comparado com outros épicos que sofrem dos mesmos problemas que todo o cinema desta época: representacoes teatrais, cenas extremamente longas, cenários fabricados, and so on and so on....
Por isso pondo de parte estas características dos filmes mais antigos, este filme nao está, quanto a mim, no nivel que o colocam.
Tem uma história interessante até ao final da primeira parte, a segunda parte é estranha, nao faz muito sentido e nunca é explicada muito bem. Durante todo o filme há coisas que por momentos sao ditas pelos personagens, mas que mais tarde acabam por se contradizer. Os personagens, para além do Lawrence, nao me parecem bem exploradas, em expecial o do Omar Sharif, sendo que é o personagem que acompanha o Lawrance por mais tempo e vai sempre parecendo um personagem do mais figurante.
Foi uma desilusao!
Acho que a única coisa que nao desilude é mesmo a música, do mais ao estilo dos super-clássicos.

2 comments:

Sergio said...

e nao esquecamos q a interpretaçao d Peter O'Toole foi votada a melhor d sempre no cinema ..... really? seriously???

sof* said...

o meu pai "obrigou-nos" a ver este clássico no auge da nossa adolescência. não me lembro do filme, adormeci no início...