10 September 2010

Backlight (2010)

"Contraluz"

Filme português, realizado por um português, Fernando Fragata, e com alguns poucos actores portugueses, Joaquim de Almeida, Evelina Pereira (uma cena) e Ana Cristina de Oliveira (uma muito muito pequena aparição), mas passado nos EUA e falado em inglês e sem qualquer referência relevante da cultura portuguesa (minto, que há uma referência bem grande a puxar para a comédia de gozar com o povinho tuga que vive nos EUA, mas é uma cena curta que em nada contribui para a história).

Se não soubéssemos que o filme era português, nem conhecêssemos os actores, seriam um filme qq normal e já está. Como é português "temos" de o dissecar mais um bocadinho...

São 4 histórias que convergem num ponto. Tem um "quê" de sobrenatural, mas muito simples, clean, e nem sempre a despertar interesse. Há alguns momentos parados que proporcionam seca (ou não fosse isto um filme português), mas naquele dia estava muito bem entretida com o landscape do filme. Sim, em relação à realização, por saber ser português gostei muito, é a tal coisa, passa bem por um qualquer filme americano ;)

A história mais seca foi a 1ª, a do Joaquim de Almeida (ele que como sempre está muito bem), mas o landspace americano para mim superou a seca, isso e qq coisa que envolva um polícia americano eu babo!!!
[a sério, eu se um dia conduzo nos states e um policeman me diz "mam!" :D e "step away from the vehicle" eu vou rir muito! mas com medo dele me prender, por estar com cara de gozo] pronto, já passou.

A história que mais gostei foi a última, e envolve este rapazito: Scott Bailey


----------------------------------------------------------------------------------
---- moral da história do filme
----------------------------------------------------------------------------------
Acho que o filme não me transmite assim grande moral! O que quero dizer é que não passa assim tanto a mensagem, pelo menos a mim não chegou. Não saí de lá com ideias de "seize the day". A única coisa que nos pode dar essa ideia é ver o trailer do filme com o testemunho de António Feio:




O trailer prometia, mas o filme não cumpriu. Por isso, é melhor nem verem o trailer.










Querem saber onde me chegou uma mensagem de "seize the day", querem? Não querem, mas eu digo! Grey's Anatomy - season 5, ep.17 :P


No comments: