22 August 2006

"O barbeiro" o gajo que não tava lá...

Acabei de ver “O Barbeiro” e tenho de reconhecer que é um bom filme. Bem escrito (muito fluente, envolves-te facilmente no enredo do filme) personagens sólidas (o Crane tá brutal) e visualmente poderoso (se bem que achei a imagem muito “cristal clear” para um filme a preto e branco).
Para mim, o ponto forte do filme é a personagem principal. Achei curioso o facto de um gajo que está claramente insatisfeito com a vida que leva, se manter apático e impassível face á cadeia de acontecimentos que ele próprio despoleta. É essa resignação face aos acontecimentos que faz com que sinta uma certa simpatia por ele.
Acho no entanto que a personagem tem um potencial tremendo, maior do que aquele que está patente no filme. A ideia com que fiquei é que a personagem em si é maior que o próprio filme.
O argumento também está brutal; verosímil, estruturalmente sólido e com aquele toquezinho de humor (cínico) q.b,
Em suma, eu que até nem sou grande adepto do “noir”, curti o filme, mas gostava de ter visto a personagem principal mais bem explorada, acho que nesse aspecto ficou bastante por dizer.
Recomenda-se.