15 August 2006

O verão de Kikujiro

Convinha-mos, Takeshi Kitano, é actualmente um dos melhores representantes do “silent-humor” da actualidade do cinema! Com esta maneira tão “sui-generis” de actuar o realizador/actor consegue, muito eficazmente, criar um ambiente que propicia sensações muito mais profundas que vão alem da simples imagem que apresentam. È o caso deste “O verão de Kikujiro”. À primeira vista um road-movie” bastante escorreito, que nos traz dois personagens que não podiam parecer mais diferentes! … mas é com o passar do filme que nos apercebemos o quanto objectos como, a aparente violência do personagem, o humor esporádico, são apenas veículos para potenciar as sensações que vêem mais tarde.
Parece-me correcto afirmar que o realizador procura retratar nos seus filmes uma busca de identidade dos personagens após uma tumultuosa vida (ou parte dela). Ou seja, só depois de “batermos no fundo” é que podemos realmente descobrir o que nos somos / onde podemos ir. (veja-se o caso de “Brother” e de “Dolls”)
Realce para as cenas oníricas representando “mundos paralelos” que parecem já ser um hábito no realizador. Trazem-nos como um extrapolar exacerbado de uma realidade paralela, tipo sonho. Para isso ele, ele utiliza, as “personagens demónios”, referencias a demónios, dragões, pedófilos, etc… , com uma luz muito especifica e cores muito puxadas.
No final ficou a impressão que o filme podia “bater” um bocado mais, mas esta lá toda a magia “kitano” ….. aquela “meninice” com que ele carrega o filme todo!