23 January 2007

Litle children --» *****

http://www.imdb.com/title/tt0404203/
Vamos comecar pelo mais simples (para que nos possamos situar) : ..... este filme tem obvias semelhancas a um episódio do Desperate housewifes! Está lá o bairro rico, as donas de casa (algumas quase desesperadas!), intrigas entre os vizinhos, os mal entendidos, as desgraças (incluindo mortes), as facadas no casamento, situacões estranhas quanto baste, os psicopatas, um narrador, etc..., etc...
E é este ultimo o primeiro a sobressair : uma voz sensual e profunda (embora seja de homem! :-0 ) que nos arrasta para um ambiente de livro, muito narrativo e bem descrito. O seguinte a sobressair (lógico!) é a historia. Com uma muito boa apresentação dos personagens, dando o tempo suficiente a cada um, mas nao mais que o necessario. De vez em quando dá uns "pulitos" que só tornam o filme mais .... abrangente! .... e depois vem o "ensemble cast" de maneira a suportar toda esta panóplia de situacoes criadas. Estao todos muito seguros acabando por dar uma solidez ao filme dificil nos tempos que correm!
O filme soa um bocado a "American Beauty" mas sem a parte "judjamental"!

E vamos acabar no mais importante: este é, até agora, o MELHOR FILME DO ANO!! E não se fala mais nisso! :-DDDDD
E voces perguntam : Mas é assim tao bom para nao ter defeitos? Ao que eu respondo: Não!Não tem defeitos! .... mas consigo apontar um senão!
Na primeira metade do filme eu estava capaz de me levantar e bater palmas ao filme, sendo arrogante o suficiente para o considerar logo uma obra prima. Mas à medida que o tempo passava o meu animo esmoreceu, acalmou. Não por achar menos do filme, mas porque ninguem consegue manter um entusiamo daqueles durante 2H30m de filme! Isso só mesmo no filme Casino! :-D
.... no fim continuei a achá-lo uma obra prima, mas não um daqueles filmes que qd passam as palavras "The end" tu ainda precissas de mais 2 minutos para poderes falar!

22 January 2007

Caché / Nada a esconder (mais uma tradução impecável :-))

Estou rendido a Haneke. Este foi o 2.º filme dele que vi (depois do BRUTALISSIMO Funny Games).

Caché é um filme profundamente triste, negro, desconfortável; muito desconfortável.
A forma como a culpa pode condicionar o comportamento humano é retratada neste filme de uma forma crua e sem cedências “morais”.
A estrutura do filme é algo……estranha. Acho que a dada altura pode induzir o espectador em erro. Isto porque, ao longo do filme há um crescendo de suspense que no entanto não vai culminar em nada de concreto. (todos aqueles que abordarem este filme na base do thriller policial vão sair defraudados).
Esteticamente é muito bom.

Highlights:
Grandes actores, sem duvida. De outra forma não seria possível.
Curti o facto de neste filme a adversidade provocar a ruptura do casal e não o inverso.

Obrigatório.

P.S: o filho do casal e o filho do gajo argelino encontram-se na cena final do filme (escadas da escola) ou sou eu que estou a ter alucinações?

21 January 2007

Scoop --» ***

http://www.imdb.com/title/tt0457513/
Mais um registo de Woody Allen no ramo do burlesco na mesma onda de “The Curse of the Jade Scorpion” e “Small Time Crooks” entre outros. Notoriamente, este não é o melhor registo de Woody Allen quer como realizador mas principalmente como actor! Todos aqueles tiques dele começam a meter um bocado de fastio. Mas o filme cumpre….ao que se propôs! Entretenimento!

P.S. eu que fui um bocado crítico em relação ao ultimo “Match Point” por ser um bocado óbvio e mal interpretado ….já estou arrependido. Venham desses mais vezes em relação a este “Scoop”. Prefiro Woody Allen versão inventivo e um bocado “intelectualóide” do que esta versão cheio de tiques e “mais do mesmo”.

19 January 2007

Blood diamond --» ***

http://www.imdb.com/title/tt0450259/
Acaba por ser um filme competente mas sabe muito a Hollywood. Tem uma historia misturada entre conflito etnico africano e historia de accao. Para tentarmos contextualizar será uma mistura entre "Hotel Ruanda" sem o impacto deste e "A busca da esmeralda perdida" sem o humor .... ok e podemos adicionar um bocado de "Lord of War" para meter a questao das armas. E o unico problema do filme acaba mesmo por ser apenas este...nao consegue desenvolver bem nem uma nem outra historia ficando como que nem "o tolo no meio da ponte". E é pena! Temos um realizador competente (Edward Zwick que nos trouxe "O ultimo Samurai") e actores em estado de graca (...um tal de Leonardo de Caprio que até cumpre bastante bem....e com um sotaque muito profundo!)
Conclusao: Para ver e esquecer!

Thank you for smoking --» ****

http://www.imdb.com/title/tt0427944/
Um filme-critica deve ser que nem uma metralhadora: disparar muito e rápido e sem olhar a quem! Aproveitar ao maximo o tempo em que se tem balas (neste caso tempo de pelicula) para fazer o maximo de vitimas possivel! E, na minha opiniao, este é um optimo exemplo de um filme-critica como deve ser! Tem um humor que resulta muito eficaz (embora nao dé para rir abertamente) que advem da critica directa, assumida, mordaz e por vezes muito mórbida. (um exemplo brutal O plot é bastante simples: temos um "lobbyiest" muito bom que trabalha para a industria tabaqueira. Ele coloca-nos imediatamente todas as cartas na mesa, nao escondendo os factos mas refutando-os até ás ultimas consequencias, e recorrendo a todos os truques de imagem e marketing "known in the book" (até nisso o filme nao é estupido para cair na armadilha de duvidar dos factos do tabaco fazer mal á saude). Para isto, muitas vezes, tem que recorrer a comparacoes e alienacoes de outro tipo de industrias que fazem a delicia da critica, tornado-a acida, muito forte mas ao mesmo tempo muito proxima! Surpreendeu-me também a quantidade de grandes actores que este filme tem! Muitos. Nao estava é espera. Surpreendeu-me agradavelmente. (até tem a Mrs. Cruise!!!)
Conclusao: A nao perder! Seja-se fumador ou nao! :-D LOL

05 January 2007

Babel --» ? (entre o **** e o *****)

http://www.imdb.com/title/tt0449467/
Nem sei muito bem se gostei muito do filme ou se o filme é mesmo uma obra prima!....
Vou tentar explicar...
Ha que reconhecer que este filme tem um ritmo muto proprio. Tem muito poucas falas e conta 4 historias ao mesmo tempo. Á partida, nada que me preocupe. Antes pelo contrario! Mas este tipo de filmes tem que nos bater forte, fazer-nos sentir sempre grudados a qq emoçao que extravasse o ecra, suave mas ao mesmo tempo pungente e de preferencia com uma historia que nos arrasse completamente!
E então o que é que este filme nao tem? ...ai é que está! Tem tudo! Tá la tudo para que seja uma obra prima. Só que existe uma "thin red line" entre obra prima e um filme muito bom.
Apontar defeitos é imposivel, mas vou tentar expressar algumas coisas que nao me "cairam tao bem".
Enquanto nas restantes 3 historias se percebe rapidamente a relaçao entre elas ja na historia japonesa essa relaçao só aparece muito tarde no filme e quando aparece ja nao traz muito valor acrscentado para a historia (eu percebi a metafora :-P) mas devia ter sido + cedo!
Basicamente o filme conta muitas coincidecias que correram mesmo muito mal. E ao fim de algum tempo comecamos a questionar um bocado todo esse azar (mais uma vez eu percebi a intençao, mas a má sensaçao que nos fica acaba por minar um bocado o visionamento do filme!)
Recomenda-se muito! .... e depois recomenda-se que escrevam a insultar-me ou a apoiar-me! Mas digam qq coisa! Digam o que pensam!

Grizzly man --» *****

http://www.imdb.com/title/tt0427312/
Ano novo, filmes.... velhos! (ai os classicos!!) :-)
Este é "só" de 2005!
Werner Herzog proporciona-nos este documentario de beleza natural unica, recorrendo a filmagens feitas por Timothy Treadwell o santuario dos ursos pardos (Alasca) durante 13 anos!!! ...e ele estava sozinho! .... e muito perto dos ursos! :-0
... E ELE ERA COMPLETAMENTE MARADO!
E porque é que eu utilizei o passado? ...pois é, advinharam! Ele foi atacado e comido por um urso! (oh.. a surpresa... o horror!!)
Mas o interesse deste filme unico nao passa apenas pela experiencia limite do seu contador (Timothy Treadwell) ou por toda a sua dinamica e afecto por estes animais! Nao! Passa essencialmente pelo que o seu narrador (Werner Herzog) consegue somar ao documentario dando-lhe um contraponto e trazendo-o à realidade! Ele dá lucidez a um discurso poutado pela insanidade, para a seguir lograr eleva-lo a "em total simbiose com a natureza"!
Vos digo: este filme teria sido muito mau feito pelo Tim, mas com a mao de Werzog o filme resulta como o Yin e o Yang; o anjinho e o diabinho; o polo norte e o sul! ... so somando os extremos conseguimos uma obra profunda e limite como esta!
Uma obra a duas maos!