05 January 2007

Babel --» ? (entre o **** e o *****)

http://www.imdb.com/title/tt0449467/
Nem sei muito bem se gostei muito do filme ou se o filme é mesmo uma obra prima!....
Vou tentar explicar...
Ha que reconhecer que este filme tem um ritmo muto proprio. Tem muito poucas falas e conta 4 historias ao mesmo tempo. Á partida, nada que me preocupe. Antes pelo contrario! Mas este tipo de filmes tem que nos bater forte, fazer-nos sentir sempre grudados a qq emoçao que extravasse o ecra, suave mas ao mesmo tempo pungente e de preferencia com uma historia que nos arrasse completamente!
E então o que é que este filme nao tem? ...ai é que está! Tem tudo! Tá la tudo para que seja uma obra prima. Só que existe uma "thin red line" entre obra prima e um filme muito bom.
Apontar defeitos é imposivel, mas vou tentar expressar algumas coisas que nao me "cairam tao bem".
Enquanto nas restantes 3 historias se percebe rapidamente a relaçao entre elas ja na historia japonesa essa relaçao só aparece muito tarde no filme e quando aparece ja nao traz muito valor acrscentado para a historia (eu percebi a metafora :-P) mas devia ter sido + cedo!
Basicamente o filme conta muitas coincidecias que correram mesmo muito mal. E ao fim de algum tempo comecamos a questionar um bocado todo esse azar (mais uma vez eu percebi a intençao, mas a má sensaçao que nos fica acaba por minar um bocado o visionamento do filme!)
Recomenda-se muito! .... e depois recomenda-se que escrevam a insultar-me ou a apoiar-me! Mas digam qq coisa! Digam o que pensam!

9 comments:

Heidi said...

Quero muito ir ver. Pelo que falei com um colega meu, o Amores Perros é o melhor, a seguir o 21 Gramas e depois o Babel. Como já vi os outros dois e concordo com a opinião, acredito que o gajo (Alejandro González Iñárritu http://www.imdb.com/name/nm0327944/) se tenha perdido pelo caminho e nunca mais consiga a obra prima Amores Perros. Depois de ver o filme logo termino a minha opinião ;)

Sergio said...

Se fores por esse caminho entao colocaria:
sem duvida o "Amores perros" em primeiro lugar e os outros dois exquo!

carla said...

No final do filme também fiquei com aquela sensação de que falta qualquer coisa, mas não sei identificar o quê. O filme é bom, mas... falta algo.
Gostei bastante da fotografia do filme e do facto de as histórias se passarem em ambientes tão diferentes, algures numa montanha em Marrocos ou no meio da confusão da cidade de Tokyo.
Também apreciei o facto de não se falar só inglês (detesto aquela mania dos americanos de porem todas as pessoas do mundo a falar inglês).
Uma coisa que não gostei foi o facto de as histórias paralelas não nos estarem a ser mostradas na mesma linha cronológica, o que faz com que por vezes tire o suspense a uma das histórias, porque já vimos na outra história como o acontecimento se vai desenrolar.
Representações: se o Brad Pitt é nomeado ao óscar por este filme... é porque enfim... Não senti que houvesse um protagonista (se houver, para mim será a miúdinha japonesa, talvez pela sua história foi a que mais me marcou), e o tempo que cada actor tem é tão pouco, os diálogos são tão reduzidos, que não me parece que haja ninguém a sobressair.
Concordo com o amigo da Heidi, os outros filmes são melhores.

Zé Carlos said...

Concordo contigo quando dizes que há 3 estórias que estão explicitamente ligadas e uma outra que podemos chamar de “marginal”. Mas sabes que mais?…. I don’t care :) porque a estória da miúda japonesa foi aquela que gostei mais.

Não acho que essa cena das coincidências seja assim tão clara. Já ouvi mais pessoal a fazer esse comentário, mas não concordo. Em nenhum ponto do filme achei que a estória fosse inverosímil. (neste tipo de filmes por vezes é fácil cair nesse cliché, mas neste até nem achei).

Highlight: a forma como é apresentado o enquadramento cultural de cada estória ( 2 exemplos: toda a cena da disco no Japão e o casamento no México. Brutal!)

Só pela cena da galinha já vale a pena :)

Heidi said...

:) a cena da galinha é de gargalhadas!
Gostei muito das 4 histórias e a miúda japonoca está realmente brutal!
A história japona é provávelmente a mais brutal pq não envolve nenhum acidente/desgraça (durante o filme). O drama passa-se todo na cabeça dela e portanto é o mais parecido com as nossas "vidinhas normais" de mundo civilizado. Ocorrre-me dizer "sexo, drogas e disco night"
Esteva à espera de alguma grande desgraça no casamento mexicano com aquela arma,mas foi só p enganar. Depois fiquei à espera de saber o que aconteceu ao sobrinho (Gael) que bazou de carro.. algum acidente equiparado aos filmes anteriores?, mas tb nao. Adorei o modo robot de falar dos polícias americanos. Eles têm mesmo umas 10 frases gravadas no cérebro e é só repetir!
Curti bue o puto da família marroquina. Marcou-me o facto de o propósito daquela arma ser tão puro e singélo, que afinal acabou por só trazer desgraça.
Gostei de ver o brad pitt diferente, finalmente. Claro que o ponto alto é a cena dele com a cate e uma panela. A arma que desgraçou a outra história acabou por salvar esta!

Gosto do filme ter cenas salteadas e não cronológicas. Se as pusessemos todas por ordem, iria sempre tirar o suspense da seguinte na mesma. Já nos outros filmes acontece isso. e em outros filmes por ai também, eu curto bue :)

A ligação da história japona com as outras bem que podia e devia ter chegado mais cedo sim.

Sofri um pouquinho com o filme, lá esta, sofri mais com o 21 Gramas e bue mais com o Amores Perros. Pode ter a ver com a ordem com que eu vi os 3 filmes.

al said...

primeiro que tudo tenho que dizer , heidi um comment é suposto ser pequeno, isso é mais um post. eu recomendava ao administrador o banimento desta senhora.

depois e agora a falar para o sergio tenho que dizer que vou ter que te insultar. TRENGO!!

zé carlos só tu me comprendes.

afonso tens que ver, miudinhas japonas com saias mais pequenas que muitos cintos e sem cuecas ;) não há por onde correr mal!

se o 21 gramas acaba por ser o obvio menos bom do homem tenho que dizer que entre babel e amores perros não sei não...

Sergio said...

Galarim....aí é que falhas! Mas porque é que tens q me insultar? Porque sou um trengo? tens que ser mais especifico! :-PPPPPPPP
(quantifica, detalha!!!)
Assim tas apenas a dar socos p o ar! LOL

Só p esclarecer...eu tb gostei MESMO muito da cena japonesa. Mas vista de um ponto de vista mais isolado! O que eu "critico" é a insercao dessa historia na historia maior!

al said...

"Recomenda-se muito! .... e depois recomenda-se que escrevam a insultar-me ou a apoiar-me! Mas digam qq coisa! Digam o que pensam!" por isto que tu disseste é que tenho que te insultar pq apoiar-te não posso, sendo assim escolhi um insulto bastante levezinho e engraçado. trengo.

mas sim tenho que escrever uma criticazita sobre este como resposta à tua mas sem passar por aí. sem ser uma resposta à tua beijinhos e abraços

sof* said...

yeeeeehhh ja consigo fazer comentários aos post!
sim, vi o babel e adorei, grande filme, personagens, fotografia e drama.
no final as coisas acabaram praticamente em bem, o que no meu entender podia ter sido diferente.
fiquei no cinema ate ao fim dos créditos, adorei a música. a ver o que dizem os oscars....