24 May 2008
"Sunset Blv." de Billy Wilder [1950]
"Sunset Blvd." , "O Crepúsculo dos Deuses"
Debaixo do foco de luz estamos vivos. Somos vida. E Norma Desmond deseja voltar a sentir esse foco de luz apontado para ela. Mais do que tudo. Esse foco que traz imediato reconhecimento, atenção, amor. Assim que nos é retirado, tudo desaparece muito rapidamente, e depois, o que resta? Afinal quantas coisas nós podemos ter/desejar na nossa vida? Trabalho... Amor... e...
As personagens deste filme inspiram pouca simpatia. Um escritor algo falhado, com uma oportunidade fácil, à qual se entrega sem grande contemplação, mas perfeitamente consciente das suas acções, mas sem deixar que a sua pouca moral o afecte de maior. Uma ex-actriz, estrela do cinema mudo, seduz o escritor a escrever a obra que a fará voltar ao cinema, desenvolvendo uma relação de co-depêndencia pelo caminho, tornando-o no seu único público, no seu foco de luz.
O filme desenvolve-se como uma sinfonia de vários arranjos, cativando desde o início, quer pela abordagem, quer pela filmagem e cinematografia. Com várias referências reais a Hollywood, realizadores, e com pormenores em que a actriz Gloria Swanson "encena" para a personagem de Wiilliam Holden, cenas de filmes mudos nos quais ela havia participado, este filme envolve-nos num subir firme de emoções, deixando-nos ao mesmo tempo no vazio sobre que atitude aceitar, que julgamentos fazer. Uma realização excelente de Billy Wilder, com uma verdadeira homenagem aos grandes actores, assim como ao seu declínio, "Sunset Blvd" tece uma densa teia emocional, onde o espectador enfrenta confrontos humanos difíceis de julgar. Uma estória repleta de história, onde Buster Keaton, H.B. Warner, and Anna Q. Nilsson, ex-actores do cinema mudo, rejeitados desde a introdução do som nos filmes, e chamados no filme por Joe Gillis como as "figuras de cera", são eles próprios parceiros do jogo de Bridge de Norma. Até Cecil B. DeMille é actor, interpretando-se a si próprio. Especial nota para a interpretação de Erich von Stroheim como mordomo.
"...Mr. DeMille, I'm ready for my close-up."
Norma Desmond, in Sunset Blvd
daigoro
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment