15 November 2008

Blindness (2008)

Brutal! E a Julianne Moore é linda!
O meu primeiro filme em que já tinha lido o livro como disse aqui. Já o li há 9 anos, lembro-me bem do principal da história (dos detalhes não), e acho que o filme está muito perto do livro. Pelo menos eu adorei, e os actores estão muito bem escolhidos.
Há um detalhe que não me esqueci, é a 1ª página do livro, o texto inicial, o filme começa precisamente com essa 1ª página e eu fiquei logo com um grande sorriso... a partir daí foi sempre a subir :) http://www.imdb.com/title/tt0861689/

6 comments:

sof* said...

também ja fui ver, gostei imenso e só hoje fui ver qual foi afinal o drama do filme ter sido tao mal recebido em cannes. a critica não gostou do filme estar tão próximo do livro, oh, cá para mim se ele se tivesse distanciado era criticado na mesma.
na minha opinião está excelente, e a minha maior curiosidade era ver resolvidas várias questões sensorias abordadas no livro. aconselho vivamente a irem ver o filme ao cinema, em casa nao deve ter nem metade do impacto. gostei e muito!!!

carla said...

Um dos filmes mais fortes que vi nos últimos tempos!!!

Também já tinha lido o livro, há uns bons anos, e claro que alguns detalhes estavam esquecidos, mas outros ainda os tenho super presentes, mas os sentimentos criados em mim durante a leitura, esses estao todos cá, e o filme nao desapontou, chegou em certos casos mesmo a ultrpassar. É um filme cheio de imagens fortes, e lindissimas, algumas nao as consigo tirar da cabeca de tao boas que estavam.
Achei que os personagens conseguiram recriar na perfeicao a degradacao humana a que vao sendo sujeitos, com especial destaque para a Julianne Moore. O Gael Garcia Bernal nao esteve muito bem, entrou bem, mas o personagem nao teve o carisma suficiente.
As questoes sensorias foram todas abordadas e recriadas na perfeicao!!!

Compreendo porque é que o Saramago estava tao emocionado no final de ter visto o filme!

Será que a falta de aceitacao se reside no facto de o filme ter uma história dificil, e bastante estranha?... porque, acredito que, para quem nao conhece a história seja um pouco dificil...

Sergio said...

Realmente tb n consigo perceber o pq da má recepcao deste filme....o filme é muito bom, um dos melhores do ano sem duvida!
A unica coisa menos conseguida q senti é q existe um alheamento muito grande do q se passa cá fora durante a metade do filme, e isso faz com q essa parte custe mais um bocado a passar e q a epidemia de cegueira nao pareca tao global.
à parte disso, o filme tem uma fotografia e realizacao totalmente em sintonia com o tema da cegueira dando-nos uma prespectiva mt verdadeira desta. de destacar o episodio em q J.Moore desce umas escadas e ..... depois de verem digam-me se nao acharam este momento simplesmente delicioso! :-D

Heidi said...

Digam lá se a Julianne Moore não merecia uma nomeação!!! Assim como o filme merecia certamente outras nomeações! Pois como o filme não foi aceite, muito menos se lembraram dele para prémios...

Na altura que estreou ouvi uma histórioa qq (talvez na rádio) do porquê do filme não ser aceite e de até ter tido pessoas a sairem da sala de cinema no meio da cena da violação...
Pelos vistos dizer que um filme é sobre uma epidemia que cega o mundo inteiro, muito à la fim do mundo, fez lembrar a muita gente (não conhecedora do livro claro)filmes do Will Smith e que então temos de salvar a humanidade e tal... pois... bem enganadinhos que foram ao cinema!

É claro que esta não será a única razão, mas é uma delas...

Tenho muita pena, porque o filme foi brutal!

lets said...

Eu discordo um bocado do que têm dito acerca do Blindness.

Se calhar depois do boom de Cidade de Deus toda a gente estava a espera de um grande filme, o que nao foi o caso. Os primeiros sinais disso foram logo na apresentação seca em Cannes...o grande flop.

Agora em relação ao filme, fiquei um bocado aborrecido, a malta percebe que as pessoas ficam cegas e só vêm branco; foi a coisa que me irritou mais durante o filme foram as transições recorrentes que caiam sempre no branco.


Não achei a Julianne Moore (e as suas sardas) nada de especial...esteve igual a si própria: insossa.

Em relação à questão de ter sido adaptado de um livro acho que se perde muito, lembro-me de boas adaptações como trainspotting ou crash...neste caso... o livro tem muito potencial, uma estória para um filme muito bom, mas no fim de contas temos um filme mediano.

estive a adiar ver o filme e para mim foi a desilusão do ano.

Always watch good moves!

M said...

Vou comecar por dizer que Ensaio Sobre a Cegueira é um dos meus livros preferidos e, certamente, um dos que mais me marcou até hoje. Por isso, a expectativa relativamente a este filme era enorme.

O filme comeca exactamente como o livro. E durante algum tempo, consegue manter-se mais ou menos fiel à história original. No entanto, há muitas coisas que falham e se perdem, o que prejudica bastante o desenrolar da história e, a partir de certa altura, pareceu-me que foi tudo feito à pressa… E a essência perdeu-se. E a profundidade das personagens também.

Há bastantes tópicos que foram pouco, ou nada explorados. Coisas que no livro nos fazem perceber e viver a história (como por exemplo: o desenrolar do processo que culminou na quarentena, o espírito e o medo que se vivia no exterior face a uma condicäo nova e desconhecida, o desenrolar da epidemia e as respectivas consequências no interior do manicómio, a complexidade e a dinâmica das relacöes entre os contagiados, etc) foram deixadas de fora, ou abordadas muito ao de leve. O resultado é um filme praticamente desprovido da complexidade e das reflexöes morais e filosóficas que täo presentes estäo no livro e que tanto o enriquecem.

Quanto à Juliane Moore: esteve muito bem. Näo suporto o Mark Ruffalo! Resto do elenco... Eh! Devido à tal perda de profundidade das personagens, o Danny Glover e o Gael García Bernal näo tiveram o destaque merecido.

Esperava mais, muito mais!