09 November 2008

Entre les Murs (2008)

"A Turma" ganhou a palma de ouro do festival de Cannes. Fui vê-lo esta tarde e gostei. Mas não sei muito bem como me expressar em relação ao que senti ou pensei. Pelo menos devo dizer que o filme nos envolve e sentimo-nos logo familiarizados com o ambiente e os personagens. Gostei mesmo muito do prof, é um fofo, François Bégaudeau, que foi também quem escreveu o livro.
Este filme/documentário está muito bem feito, mostra uma turma, uma relação com os professores e com os alunos que pode acontecer em qualquer parte do mundo. Está muito realista e bem filmado, mas não fiquei deslumbrada, não é nada de grande pasmar. Parece-me que foi um filme que alguém quis fazer e acabou por correr muita bem! Resultou, foi premiado por isso e ainda bem. A história está bem contada, a mensagem chega ao destino, deixa-nos a pensar...

Aconselhável a todos os professores, pais e alunos.

3 comments:

Sergio said...

"Aconselhável a todos os professores, pais e alunos." ....bem, isso é qs toda a gente! :-DDDD

sof* said...

ja fomos ver! também gostámos bastante. claro que nos remete logo para aquele filme dos anos 90 com a michelle pfeiffer. gostei mais deste, claro, fiquei mais assustada, claro, e fiquei a pensar onde vai parar o ensino público em PT. o famoso episódio do "dá-me o telemovel já" assume contornos bem reais e pensamos sempre que se calhar isto já tá tudo lixado!!!

carla said...

Estava bastante espectante relativamente a este filme.
A sua temática é tao actual.

O ambiente que cria é bastante intenso, estava sempre à espera que alguém "explodisse". Achei a parte da licao de francês um pouco chata, houve um ou dois momentos em que foi demasiado longa e nem levou a lado nenhum...
Estava à espera que houvessem mais confrontos culturais. Claro que eles existem, mas salvo raras excepcoes, sao sempre leves.

Acho que o ensino deve ser repensado, e o papel de todos os intervenientes é importante (professores, alunos e pais). Os tempos sao outros, os interesses e métodos devem ser adaptados, e acima de tudo, permitir que estas combinacoes culturais sejam conjugadas tirando o melhor que cada uma tem para dar.


Amei os 2 momentos altamente patrióticos (para nos portugueses) do filme, o puto com a camisola da selecao de todos nós ;-) Afinal também fazemos parte desta amálgama de culturas que sao os subúrbios de paris