28 December 2009

New York, I Love You (2009)

Ni.

Sabem o que é "ni"? é isso mesmo...

Gostei de umas coisas, outras foram-me muito indiferentes, e outras foram seca! Tenho pena, mas não fiquei com vontade nenhuma de ver o filme novamente (o que diz muito vindo de mim!!) e alguém me vai ter de convencer muito bem para me obrigar a ver o Paris, je t'aime de 2006, que já foi aqui falado.

Gostei de ver uma New York com menos cor garrida e mais real, mais crua. Rua, trânsito, pessoas, táxis, semáforos, passeios, etc. Achei engraçadas talvez 2 ou 3 histórias. E de notar que tantos actores conhecidos acabam sempre por prender a atenção, o que mesmo assim nem sempre foi fácil... Estarei a ficar sem paciência?! :D o que é certo é que esperava que o filme me deslumbrasse... e não foi nada disso que aconteceu.

Fiquei a pensar em qual seria o propósito de filmes assim... qual é? Alguém me ajuda? É sobre o encantamento da 1ª paixão, o 1º flirt, as 1ªs impressões, com uma cidade de fundo? Talvez, para mim (!), o filme tenha demasiadas histórias random. Quase que parece um festival de mini filmes, alguns com non-sense, sobre a perspectiva de se ter um amor, ou melhor, uma paixão impossível, ficando-nos só pelo flirt, pela primeira impressão com o trânsito de uma cidade movimentada por trás. Talvez não tenha entendido o intuito de algumas histórias, ou melhor ainda, talvez elas não sejam explicáveis e é simplesmente para as apreciar... talvez estivesse num dia não...

Uns dias mais tarde vi um filme espetacular sobre estar apaixonado, e este ficou a um canto!

Vá uma nota positiva final:
curti o sotaque de Natalie Portman e de Shia LaBeouf.

Para falar mais sobre o filme, só mesmo com spoiler alert e com quem já o tenha visto!

Fico a aguardar esse feedback! ;)

4 comments:

Sergio said...

Aqui está um feedback! :-D

Gostei do filme!

Para ser um filme ensemble consegue superar o problema classico estrutural deste tipo d filmes q é o problema d se ter mini-historias, cada realizada por um realizador diferente, e q depois nao se ligam entre si.

Este, "New York, I love you" recorre ao facto da montagem das historias (e das cenas) nao ser um realizador a seguir ao outro, mas cenas ligadas, o q dá ao filme, quer um ritmo interessante como melhor demonstra q as estorias individuais d pessoas em New York, acabam sempre por se interligar.

Aí é q o filme ganha forma e ganha pontos! Ver Nova York, nao numa prespectiva indivual mas das ligaçoes das estorias das pessoas, em NEW YORK!!

E aí é outro ponto q falaste: a maneira como a cidade está filmada! Muito real. Com uma interessante vista das ruas. De certa maneira, como eu a veria se vivesse lá!

-------Spoiler alert--------
Gostei particularmente d cena realizada por Yvan Attal em q Robin Wright Penn contracena c Chris Cooper. Homem e mulher encontram-se no passeio d um restaurante a fumar um cigarro. e depois surge uma conversa, q leva a crer q eles nao se conhecem. mas depois vemos q afinal sim. DELICIOSO!
A maneira como é entregue o texto é totalmente credivel, os actores estao simplesmente geniais, a cena é credivel e qd se descobre .... sentimo-nos ligeiramente enganados. como se o relaizador nos quisesse dizer: "nao generelizes! cada historia é uma historia.(pq existiu uma historia semelhante antes n filme). em Nova York é assim!...
Brutal! :-))

Sim, no compito geral nao é um grande filme.
Mas é um bom esforço, com algumas boas historias e com uma boa fotografia e alguns bons momentos de bom vibe.

Heidi said...

essa cena que descreves é precisamente a melhor história do filme, sim dessa gostei, sim essa ficou-me presente. mas e as outras todas? é um filme que não fica na memória..

as partes do filme em que apanhei literalmente grande seca... oh pá... não dá hipótese


ruas de new york, sim! muito bem! :)

carla said...

Eu gostei do filme, e acho que até posso dizer que gostei bastante!

Nao vi o filme pela história (ou neste caso histórias) mas sim por NY, a maneira como a cidade é filmada, de uma maneira tao simples, mas ao mesmo tempo que nos transporta para lá.
Acho que o intuito destes filmes (este o o Paris, je t'aime) é dar-nos uma ideia sobre uma cidade, e para isso é preciso recorrer a certos locais de filmagens, a tipos de personagens, a étnias, a maneiras de viver a cidade....

Gostei das histórias como um todo, umas melhores que outras, e gostei do pequeno entrelacar das histórias, cria um fio condutor, apesar de ele nao ser necessário, o fio condutor é NY, e esse está sempre lá!

M said...

Ui, bem... Eu achei este filme uma seca descomunal. Descomunal, mesmo. Não houve nada que me cativasse. Que desconsolo... Apaguei-o logo.