06 December 2009

Tetro

Um drama familiar assinado pelo grande realizador Ford Coppola com Vicent Gallo (muito carismático), Maribel Verdú, Alden Ehrenreich, Carmen Maura.

Quase todo o filme é a preto e branco, a estória passa-se em Buenos Aires,e aborda o drama familiar, em que o plano central são os dois irmãos, a música, a dança, a escrita e até a própria critica.

Um filme que nos surpreende a cada cena que passa, graças à complexidade da estória e a riqueza dos personagens.

Li que era o filme mais “ pessoal”De Capopola, VALE MUITO VER!

Ah! Para quem não sabia que havia vida na Patagónia, as imagens mostradas convencem, QUE LUGAR LINDO !

6 comments:

Sergio said...

nao sei nao....depois d ter visto o filme anterior dele "Youth without youth" fiquei a achar q os creditos dele se tinham mesmo acabado! :-)

...mas sou um optimista por isso vou-lhe dar mais 1 chance...pq tu dizes q vale a pena! :-D ...se eu dps nao gostar queixo.me a ti! LOL

Narizinho said...

Parece-me justo! já tens o filme ficamos a aguardar o teu comment!

carla said...

Bem, que filme mais "amador"
Uma história nada de especial, até podia ter mais potencial mas.... a realização foi muito má. Cheia de experiências cinematográficas que nada acrescentam à história e com alguns momentos que são mesmo desesperadamente maus.
Dá a sensação que ele tinha um argumento e que depois desse argumento havia uma data de coisas que queria fazer, fizessem elas sentido ou não.
Acho que já posso dizer (depois de ter visto os 2 últimos filmes dele)que o Coppola é como alguns dos mitos da infância, não lhes deves voltar a tocar pois vais destruir a mística. Prefiro pensar nele como o realizador do The Godfather e Apocalypse Now.

Narizinho said...

UFA!!!!
Será que vimos o mesmo filme!!!?? :)

M said...

Achei que a história era bastante boa e poderia dar um grande filme, mas a concretizacao deixou muito a desejar.
Os diálogos eram pouco fluidos, as actuacoes muito dramáticas, teatrais e forcadas (à excepcao da Maribel Verdú). Os momentos da encenacao do livro sao verdadeiramente chatos, nao acrescentam nada à história.
Gostei de ver o Alden Ehrenreich, no papel de Bennie.

Sergio said...

Muitos (re)anunciaram o re-born d Coppola c este filme. um regresso as origens, apregoavam! Uma producao pequena, pequena equipa, poucos cenarios c o intuito d captar o genio "puro" d Copolla atras ds camaras...
Pois bem, depois d ver o filme tenho a afirmar q se este fosse um filme de um Coppola a sair d faculdade, onde se veem as boas ideias e se dá um bocado d folga da má execucao (por falta d experiencia) entao Tetro levava a minha aprovacao! Sendo q Coppola já fez dos melhores filmes d cinema d epoca pós-guerra, este filme é inaceitavel!!!

-----agora quero entrar nuns pormenores------

- a cena da critica d cinema na sua mansao: eu percebi q ela representava todos os criticos d mundo e todos os seus defeitos. mas era mesmo precisso uma cena final TAO OBVIA como aquela? "I don´t care about your opinion anymore" diz V.Gallo em tao profundo.
a ideia é boa, mas os dialogos sao clinicos, sem entrusamento nenhum, apenas a preencher uma necessidade do q se quer dizer. os dialogos devem ter um ritmo p serem crediveis e n ficarem tensos e demasiado teatrais...este, nao tem fluidez!
(alias, eu acho q o problema d filme está exactamente neste ponto: o Coppola nao devia escrever os filmes mas só os realizar. antes, ele baseava-se em obras ja existiam e saia bem!)

Em parte este filme faz-me lembrar bastante o "The following" d C.Nolan.
P alem d obvia semelhanca d escolha d preto e branco, temos 2 filmes c actores q nao estao sempre mal, mas q por mts vezes "resvalam" p o amadorismo, escolha d cenarios baratos e restritos, baixo orcamento...mas com uma mt boa ideia por trás (pessoalmente, a ideia d Following esta mts furos acima, mas sao registos diferentes...). Isso, e só isso, fez c q ficasse d olho d Nolan e esperasse o q ele fizesse a seguir (melhor, c melhor producao, c melhores actores) ..... mas neste Tetro... :-(((((( ....Coppola, mantem-te pela faina vinicola!!!!

Gostei:
- ds cenas d opera
- d musica
- d Bennie (Alden Ehrenreich) mas só nos 30 min finais a lembrar um diCaprio novo (ou mesmo um River Phoenix)
- D ideia BASE d estoria

Como é q pode ser:
- preto e branco terrivel (dps d um "rumble fish" q é capaz d ter umas das melhores cinematografias a preto e branco, como é q ele faz isto?)
- Dialogos mt obvios, mal representados e c pouca unidade entre eles
- Producao demasiado baixa p os parametros d Copolla (ha uma cena (Tetro novo, a sua nova namorada e o pai ao piano) q eles tem q dobrar em Ingles, por cima d voz dos actores novos. q mal feito!!