21 February 2011

127 Hours

Baseado em factos reais, 127 Hours retrata a incrível luta pela sobrevivência de Aron Ralston, após ter ficado entalado por um pedregulho, numa fenda do Blue John Canyon, no Utah.

Apesar de se tratar de uma história assombrosa, poderia muito facilmente traduzir-se num filme monótono e fastidioso, visto que 85% do tempo é passado num espaco físico limitadíssimo e o elenco se resume quase exclusivamente ao James Franco. Danny Boyle nao só conseguiu evitar a potencial monotonia, como, na minha opiniao, criou um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos. A angústia que se sente perante toda a situacao e a escolha de Ralston é avassaladora...

James Franco está simplesmente fantástico.

Para além de tudo, tem planos lindíssimos - mas, dado o cenário natural, nao me parece que seja algo muito difícil de conseguir :-)

3 comments:

carla said...

Gostei bastante do filme, a angústia que nos acompanha ao longo de todo o filme é impressionante. Tendo em conta que "toda a gente" sabe a história e o seu desenrolar, o grande feito deste filme é mesmo o suspense de quando é que as coisas vao acontecer, e isso está muito bem conseguido, acho que só consegui respirar normalmente quando o filme acabou, porque a ideia dos acontecimentos deixou-me sempre em suspense.
Achei a realização muito boa, se calhar uma abordagem mais leve no ponto de vista de alguns, mas para mim foi perfeito, porque, mais uma vez, visto que já se sabe a história, só mesmo a maneira como ela nos é apresentada é que faz a diferença. Não percebo como é que o Danny Boyle não está nomeado para melhor realização. Garanto que quando acabei o filme vim direitinha aqui ao blog para votar nele!!!!

carla said...

Esqueci-me de mencionar a música. Escolhas músicais muito interessantes, e com relativo destaque no filme.

Heidi said...

just in case: SPOILER ALERT!! :P

Este foi o último dos "filmes dos óscars" que tinha para ver (vi logo depois dos óscars, mas só agora estou a comentar).

Foi deixado para o fim porque a minha ideia era não o ver, passo-me com estas cenas, até que me convenceram a ver o filme excepto 3 determinados minutos :)

Tentei ver o filme uma 1ª vez, adorei a música! e a cena toda cool dele e tal. Suspense senti durante todo o tempo até que a desgraça acontece, aí não aguentei mais e tive de deixar de ver! Demasiado agoniante para mim...

No dia seguinte voltei a tentar ver o filme, precisamente depois da desgraça, e aí já tive mais sangue frio. Realmente, vá lá que o resto do filme não é uma agonia pegada (senão tinha desistido), com o ritmo da música e a realização, quase que nos esquecemos que o braço ali está. É de feacto notável o filme conseguir-nos distrair disso.

Quando mais ou menos já se estava à espera, não olhei e aguentei-me os tais 3 minutos (não sei ao certo qtos são). E quando deu para perceber que essa parte tinha terminado voltei a olhar! :D :P

Nesta parte para mim voltou a suspense, pq era o "e agora?" :D ele ainda teve de sofrer um bocadinho até conseguir realmente ser salvo.

Achei delirante a cena do programa de TV das manhas! :D