04 February 2011

The King's Speech

Na época do pré Segunda Guerra Mundial Inglaterra viveu um momento de falta de lideranca, o rei George V morre e o seu filho que estaria na linha de ascensao ao trono Edward apoixona-se por uma mulher divorciada, obrigando o irmao Bertie a tomar conta da coisa, isto em pleno inicio da Guerra. Mas este Bertie tinha um grave problema de gaguez. Até que um australiano, Lionel, o ajuda a ultrapassar todos os discursos que ele teve que fazer durante este periodo da guerra.

O filme tem uma história interessante, com uma componente histórica que nós já conhecemos pequenos detalhes. O Churchill está divinal, acho que nao há uma cena dele que nao me fez rir.
Achei uma boa intepretacao do Colin Firth, mas quem realmente gostei foi da Helena Bonham Carter, ela nao tem um papel principal, mas todos os detalhes do seu personagem estao perfeitos. Muito bom mesmo!

O filme tem uma excelente realizacao e planos interessantes.

5 comments:

Sergio said...

Realmente a Helena Bonner Carter esta mesmo mt bem roubando a cena a quem lhe aparecer pela frente! Afinal a rapariga consegue fazer papeis onde nao é a crazy ou a demente.

A realizaçao tem planos mt arrojados mas que nao alinham bem com o resto d ritmo e mensagem d filme. Algumas funcionam bem. outras deviam estar noutro filme. (chamam mt a atençao p si, qd o q se queria era uma realizaçao mais subtil)

Agrada-me sempre a qualidade geral dos filmes britanicos/bbc. as bases d teatro fazem maravilhas qd se quer uma interpretaçao mais solida....

Heidi said...

Gostei muito! O filme matém o interesse especialmente pela componente histórica que conhecemos um pouco daqui e dali e durante o filme vamos ligando os pontos. Achei piada ver o Churchill. A Helena Bonham Carter está muito bem, mas está como eu já esperava, não me surpreendeu, talvez por já a ter visto a fazer de grande dama num filme de época.

Os senhores Colin Firth e Geoffrey Rush estão tão mas tão divinais que nem se nota que estão a representar, a sério. Há actores que quase não sinto "que grande representação" porque eles cumprem! Não se sente esforço, para que sai tudo fluído, logo, só pode ser uma grande representação :D


Curiosidades:
-> Orgulho e Preconceito - David Bamber - o padreco da série aparece neste filme na audição que "Lionel" vai fazer para uma peça de teatro. Demorei apenas uns segundos a reconhecê-lo.

-> Orgulho e Preconceito - Jennifer Ehle - a protagonista da série, "Elizabeth Bennet", é neste filme a esposa de "Lionel". Tão lindo, reecontrar-se com o seu "Mr.Darcy" numa cena do filme. Só na sua última cena do filme é que me fez o click!!

sof* said...

acabei de ver!
gostei muito, muito. fica-se mesmo em agonia ao ver a dificuldade do rei em expressar-se. sente-se a pressão e a responsabiliade sobre as suas costas.
a caracterização, os cenários e os planos são qualquer coisa de fantástico.

percebe-se bem o porquê de tanta nomeação.
muito bom!

Sev said...

Gostei do filme. Mas nao percebo o hype todo à volta da prestação do Colin Firth... Basicamente ele nao gaguejou - ficava apenas estancado em partes das frases, provocando momentos de silencio. Ora eu conheço 2 gagos e não é propriamente isso que acontece! Daí nao perceber bem o porque de tanta algazarra em torno da interpretação do sr. Firth. Para mim esteve muito melhor o Geoffrey Rush, num papel muito bem escrito, com piadas subtis - aliás como em quase todo o argumento dos papeis principais - que puxaram este filme de um tom que podia ter sido marcadamente enfadonho, dado o tema abordado.
Espero que se a "final" for entre este e o The Social Network que ganhe este. De longe.

M said...

Gostei imenso. Muito, muito bom. E sim, acho que realmente se fica em agonia perante as dificuldades do rei - Colin Firth está realmente fenomenal. Não levou a estatueta no ano passado, mas deve levá-la agora.

O argumento é excelente.

O Geoffrey Rush está 5 estrelas.

É o meu segundo favorito, sem sombra de dúvidas.