27 November 2006

JFK e Why we fight


Gostei! de ambos.

Não consigo fazer 2 post separados relativamente a este filme "JFK" http://www.imdb.com/title/tt0102138/ e a este documentário "Why we fight" http://www.imdb.com/title/tt0436971/, vi-os no mesmo dia, e as semelhanças são tantas que parece que se complementam. O mais curioso é que o discurso de despedida do presidente do Estados Unidos Dwight D. Eisenhower que serve como ponto de referência ao documentário, é exactamente o mesmo discurso com que começa o filme JFK. Porque lá está, a história é a mesma, o negócio que é a guerra, quem esta por detrás desse negócio, que outras razões conseguem os Estados Unidos "criar" para justificar os seus actos militares/de policiamento ao longo destes últimos anos, e no caso específico do JFK, o exemplo prático do que "eles" são capazes de fazer a quem se está a interpror a esses interesses.

Por vezes o filme é difícil de acompanhar, é muita a informação que é necessária e maior parte das vezes ela é literalmente debitada por algum dos personagens.

Quanto ao documentário, e tal como no filme, existe tanta informação que é necessário ser transmitida que por vezes parecia que não levavam certos assuntos a um detalhe que se calhar eu gostaria que levassem.

O que mais me impressionou é a frieza com que essas pessoas com poder, que nem sempre é o presidente dos Estados Unidos (normalmente esse é um pau mandado à procura de votos), conseguem brincar com a vida de milhares de pessoas como se de simples objectos insignificantes se tratassem, e como se torna fácil que pessoas que nada tem a ver com o assunto estejam do mesmo lado que essas pessoas de poder sem se aperceberem das verdadeiras razões.

1 comment:

sof* said...

ja vi o JFK há muitos anos, penso que até o vi duas vezes e gosto sempre. todo aquele diálogo sobre as balas, etc, etc, muito bom. penso qeu este documentário irei ver só quando vir novamente o JKF, pois passados uns quase 10 anos desde a última pode ser que entretanto ja tenha aprendido mais alguma coisa;)