03 July 2008

Across the universe


Alguem tinha falado aqui recentemente o qt os musicais nao se mostravam um genero mt atractivo...pois bem, aqui temos uma nova e refrescante abordagem ao assunto pelas maos de Julie Taymor, uma realizadora q de certeza vos traz boas recordacoes com titulos como "Frida" ou "Titus".
A ideia aqui é misturar uma estoria simples de "boy meets girl (plus something else)", inseri-la no ambiente conturbado do vietname e pelo meio por os actores a cantar as letras das musicas dos Beatles de maneira diferente.
O resultado? É como ver uma tela a ser pintada por um mestre....estranho ao principio, comeca a fazer sentido e no fim é sempre interessante d ver o resultado!
Passo a explicar: é tudo culpa desta senhora - Julie Taymor.... vos digo, this woman is heading for greatness! she will go places! :-)
Ela consegue criar um universo com uma linguagem muito propria, por vezes recorrendo a imagens subjectivas, por vezes levando-nos na sua "tripe", por vezes filmando apenas "straight to the point" a verdade é q nunca nos deixa indiferentes e existe uma verdadeira sonhadora mt capaz por detras daquela cor toda (grande merito tb p o director de fotografia). A direcçao de actores é spot-on .... tudo surge fluido e natural. e é isso q o cinema deve sempre ser .... ser corajoso e audaz qd se filma, criar algo novo e q reflita uma visao propria . Mesmo q isso implique filmes q nao resultam tao bem no seu todo como este aqui, mas ao menos tentou e é isso q interessa. Prefiro mil vezes um bom realizador tentar e nao conseguir d q fazer mais d mesmo! Mas nao ha demerito na realizaçao, bem pelo contrario. A mulher ja ultrapassou o estado de graca e esta agora em estado de pre-mestre. :-)
Bottom line: ver este filme é como ver um Picasso. Vai ser sem duvida estranho, pode-se nao se gostar totalmente, mas nunca se sai indiferente. E principalmente tem-se a ideia de q o seu criador gostava (e percebia) mesmo d q fazia.

Alguns vao apreciar, como bonus, os cameos de Bono e Joe cocker e muitas piscadelas de olho a personagens relevantes da altura como Jimi Hendrix e Janis Joplin, Hofmann, etc...q tornam o filme ainda mais (se isso é possivel) "in it's right place". (deem uma vista d olhos pelo cast completo no imdb e deparam-se com qs 13 !!!! páginas de actores...mts com fotografia! :-))

2 comments:

Heidi said...

;) tinha este filme em mente p pedir a um amigo meu que o arranjasse, ou tentar encontrá-lo num clube de vídeo... vi um programa na tv há pouco tempo com a Julie Taymor com entrevistada. falaram do filme e mostraram muitas cenas do filme, fiquei com muita vontade de o ver, agora com o post ainda mais!

Heidi said...

Vi hoje! e realemente é daqueles filmes que tenho pena de não ter visto no cinema, pois acredito que me iria tocar muito mais. Ao vê-lo em casa, a certa altura acabei por me aborrecer e fiz uma pausa, meia-horinha depois fui ver o resto.

Quanto à qualidade da realização e pós-produção nada a apontar, está mesmo muito bom e percebe-se que é um filme da Julie Taymor :) cada cena do filme está muito bem montada e funciona, o que para mim não funcionou tão bem foi o conjunto das cenas todas. Por exempo de repente estavamos já noutro cenário com uma música com outro sentimento sem ter nada a ver com o anterior (e qdo ainda não tinhamos recuperado o folego do anterior), faltou-me um fio condutor, um algo comum a todas as cenas do filme.. tive pena. Talvez seja essa a razão para o filme não ter sido mais "badalado".

Outra questão que definitivamente para mim é importante num musical é EU conhecer todas as músicas :D não sei mas talvez me aproxime mais dos personagens... Claro que não estou a dizer que um musical tenha de ter músicas que eu conheça!!! eu é que não conheço todas as músicas dos Beatles! portanto..

Cena que mais curti: "I want you..." quando um dos personagens se vai apresentar para ir p guerra.

Descobri no imdb que o actor principal faz de irmão da Natalie Portman e Scarlett Johansson em "The Other Boleyn Girl".