27 July 2008

The Dark Knight (2008) - Why So Serious?

[Apetece-me falar livremente. Portanto aconselha-se aos mais sensíveis a não lerem este post. Obrigado.]

Adorei o filme! Este Dark Knight está sem dúvida muito melhor que o anterior, Batman Begins. Gostei de muitas coisas neste filme. A começar pela duração (125min), assim pude-me deliciar mais tempo com os personagens, com a história. Gostei de terem mostrado uma Gotham City de dia, uma cidade mais normal portanto mais real. Aliás achei isso do filme em geral, mais real, se o Christopher Nolan fosse fazer um filme baseado na fantasia teria saído um filme igual aos anteriores e pra isso já temos os Batmans do Tim Burton e Joel Schumacher. Portanto para estar a repetir esta história no cinema, curti que fosse numa perspectiva diferente.
Parte mais fútil que mais gostei vá :P foi de ser tudo em apartamentos e não em grandes mansões, gostei de ver uma esquadra e uma prisão mais reais, gostei de ver que "os ricos" (personagens que sempre existiram nos Batman's) estão mais terra-a-terra, não me transmitiram a imagem que tinha de serem pessoas muito conservadoras e retrógradas, as roupas usadas no filme adequam-se à realidade dos dias de hoje, etc. Gostei do filme não se passar todo em Gotham City e sair da cidade, do continente e ir para outro país com outra cultura, assim como acontece no filme anterior. É uma lufada de ar fresco, serve para espairecer :)

Agora mais em detalhe. Gostei de todos os personagens novos deste filme, e da quantidade de actores conhecidos que aparecem. Adorei o grupinho de mafiosos, cada um no seu estilo. Adorei o Joker a interagir com eles, nas várias cenas ao longo do filme. Adorei a forma como apresentaram o "outro" famoso personagem das histórias do Batman, que só mais para o final é que percebi que seria ele, que daaaaaaa :) mais uma vez a componente "real" (estou a falar do advogado Harvey Dent), gostei de ver a evolução/história deste personagem ao longo do filme :) muito fixe! Gostei também da Maggie Gyllenhaal, em geral gosto sempre dela, mas neste filme está bem e normal, o personagem também não puxa por muito mais.

Igual ao filme anterior, gostei claro do Michael Caine, Morgan Freeman e Gary Oldman. Continuo a gostar muito de ver o Christian Bale a fazer de Bruce Wayne, então em termos de arrogância está muito bom. Mas continuo a não achar grande piada ao Batman que bem que podia ser um duplo qualquer, não sei... mas algo não funciona ali!

Agora sim, o melhor: THE JOKER!!

Vejo este filme mais como um filme sobre o Joker, Gotham City, tentar vencer o crime, etc, do que um filme sobre o Batman(!) O que não faz sentido, mas o Batman parece-me mais um personagem necessário para que a história se desenrrole, do que o centro das atenções.
Estava ansiosa para ver a performance do Heath Ledger e não me desapontou nem por um bocadinho! Ele está excelente, impecável, nada a apontar! Só não consigo dizer brutal brutal brutal porque o filme como um todo não atingiu o nível desta representação, o que não o fez brilhar! Acho que o filme está muito bom, mas não está sublime e como tal não deixa o Joker surgir com toda a sua força, o que é uma grande perda, mas enfim. Amei este Joker e ainda bem que o filme não termina logo ali, e podemos vê-lo em mais uma cena e mais uma cena. Não fica nada atrás do nosso querido Joker de Jack Nicholson :) Este de agora mais real, lá está, mas muito muito bom! Quando penso neste Joker, apetece-me logo dizer: "How about a magic trick? I'm gonna make this pencil... disappear." Ele tá mesmo excelente! E não é só ele, é a história que ele trás, e a sua opinião sobre as pessoas de Gotham City e do mundo em geral, esta ironia e hipocrisia que é a vida. Percebemos porquê é que ele é assim e até concordamos com algumas coisas que ele diz (pelo menos eu). É um personagem que nos faz logo ficar com um sorriso, e ao longo do filme mantém-nos cativados, faz-nos gostar imenso dele e rir muito também! :D

O pior: a voz do Batman!
Pá!!! Já tinha achado isso no filme anterior... mas será que ninguém repara? Que raio de voz é aquela? Nem sei como é que no meio de um diálogo qualquer o Joker não lhe perguntou "Porquê é que estás a falar assim?!" teria tido mesmo muita piada!!! Como é que se lhes foi escapar fazer esta piada no filme! Por favor...
Outra coisa é ele aparecer e desaparecer assim do nada, sim isso já não é nada "real"...

1 comment:

carla said...

Gostei, mas...
Achei o filme um bocado longo, já estava cansada de tantos acontecimentos e lá conseguem dar a volta por cima mais uma vez, acho que um bocadinho do enredo poderia ser retirado sem que o fime saisse a perder.
Gosto do Christian Bale como Batman, apesar que aqui ele nao é o personagem principal do filme, por isso sai um bocado apagadito, e claro, aquela voz é de morrer, enfim...
O Joker, e eu que ia bastante céptica para o aclamar unanime do Heath Ledger, acabei por achar que estava bem. Acima de tudo achei que fizeram uma boa abordagem, nao fazendo qualquer tipo de proximidade ao joker do Jack Nicholson, nao remetendo assim para comparacoes.

O desfile de actores é fixe, e a criacao de persnagens cativa (mas para isso é preciso ter bem em memória os outros filmes).

No geral gostei do filme, mas gostei bem mais do anterior.