29 June 2009

Home

Mais um documentário sobre a temática "É urgente salvar o planeta terra!"

O que destingue este dos outros? Nao muito! Afinal os factos vao sendo sempre os mesmos: os polos estao a diminuir, o nível dos oceanos está a aumentar, a populacao mundial está a triplicar, e por ai fora...

O que para mim distingiu este documentário foi sem dúvida as imagens. Todo o documentário é composto por planos aéreos, ou nao fosse o seu autor o fotografo francês Yann Arthus-Bertrand, também autor do famoso livro "A terra vista do céu". Sem dúvida que as imagens sao lindissimas, e vistas de uma perspectiva que nem sempre estamos habituados. A qualidade da imagem é também muito boa.
Gostei também da linha cronolágica que o documentário nos apresenta, contando um pouco aquilo que foi e é a história do nosso planeta.

Outra questao de louvar é a maneira como o documentário foi disponibilizado. A sua estreia foi mundial, no passado dia 5 de Junho, e está disponivel nos cinemas, DVD e youtube, já tendo sido também transmitido por vários canais de televisao (em portugal passou na RTP 2).

Para saber mais detalhes sobre o documentário, basta ir aqui

26 June 2009

Who killed the electric car?


Este documetario tenta indagar as possiveis causas porque os EV´s (veiculos electricos) q surgiram na epoca de 90, principalmente em LA, foram descontinuados.

Este doc tenta investigar as possiveis razoes pq tal aconteceu: terao sido os consumidores q nao aderiram?, terao sido as baterias q nao eram boas o suficiente n altura?, terao sido os outros interesses das car companies? ou os lobbies das Oil companies?, etc....
Existe um focus sobre o GM EV-1, um carro totalmente viavel e q foi usado por algumas celebridades, as quais sao entrevistadas no doc. o estranho é q houve uma caca a este veiculo pela propria empresa q a construiu (GM), nao restando agora nenhum desses veiculos a funcionar no mundo!!!

Mas nao gosto de ser facioso e aqui esta o contraponto da GM:
http://fyi.gmblogs.com/2006/06/who_ignored_the_facts_about_th.html
(embora ache q mts dos pontos rebatidos, nao fazem sentido)

um ponto interessante: a Tesla (http://en.wikipedia.org/wiki/Tesla_Roadster) teve um enorme sucesso, o ano passado, vendendo um carro puramente electrico por uma soma completamente astronomica (cerca de 100 mil dollars). e no documentario é claro q a maior razao d insucesso dos EV´s era q nao eram viáveis e nao havia interesse d publico! Pois....

Resumindo: engracado ver este documentario, pois da-nos uma nocao de como a nacao q mais rapido implementa ideias, tb pode ser a q mais protege o status-quo. Por vezes isso implica ficar p tras, competitivamente, uns valentes anos e acho q é claro actualmente na situacao actual de falencia das maiores empresas americanas automoveis...inclusive a GM!
big LOL (toma, q é p aprenderem!)

25 June 2009

Óscares passam a ter dez nomeados para Melhor Filme

Esta maior amplitude da selecção final poderá ajudar filmes tidos como "mais comerciais" a entrar nas listas do prémio maior dos Óscares


O número de filmes candidatos ao Óscar de Melhor Filme vai passar, já na próxima edição da cerimónia, de cinco para dez, anunciou hoje a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na 82ª cerimónia dos Óscares, em 7 de Março de 2010, haverá então o dobro do número de filmes nomeados para Melhor Filme, confirmou o presidente da Academia, Sid Ganis, citado pela "Variety".

"Após mais de seis décadas, a Academia volta, em parte, às suas origens, quando a competição era maior para a principal recompensa do ano", disse Sid Ganis numa conferência de imprensa, citado pela AFP. Nas décadas de 1930 e 40, a existência de dez nomeados para Melhor Filme era frequente. Em 1934 e 35 houve mesmo 12 candidatos a Melhor Filme.No ano em que se premiavam os filmes feitos em 1944, a categoria passou a acolher apenas cinco títulos.

"O resultado final, seguramente, será o mesmo", afiançou o responsável: no final, haverá apenas um premiado como Melhor Filme do ano. "Mas os finalistas desta corrida serão dez filmes de 2009 e não cinco". Dave Karger, da "Entertainment Weekly", assinala já que esta maior amplitude da selecção final poderá ajudar filmes tidos como "mais comerciais" a entrar nas listas do prémio maior dos Óscares, dando os exemplos passados de "O Cavaleiro das Trevas" ou "WALL.E" e antevendo que na próxima edição haja espaço para filmes como "Star Trek" ou "Up - Altamente".

Sid Ganis parece confirmar a opinião do colunista, ao dizer, citado pelo "Los Angeles Times", que "ter dez filmes nomeados vai permitir aos membros da Academia [que votam nos seus preferidos para a nomeação e vitória] reconhecer e incluir alguns dos fantásticos filmes que muitas vezes aparecem nas outras categorias dos Óscares, mas que ficaram de fora da corrida para o prémio de topo".

Os filmes, actores e outros profissionais nomeados para os Óscares de 2010 serão conhecidos a 2 de Fevereiro. A entrega dos prémios máximos do cinema norte-americano, no Kodak Theater em Hollywood (Los Angeles), foi adiada para Março devido aos Jogos Olímpicos de Inverno, que este ano decorrem entre 12 e 18 de Fevereiro e são transmitidos na televisão americana na NBC, sendo que a estação que detém os direitos televisivos dos Óscares é a ABC.

Os Óscares realizam-se em meados de Fevereiro desde 2004. Antes disso, a cerimónia decorria tradicionalmente em Março. Na década de 1920 começaram em Março e passaram os últimos anos em Fevereiro, muito para dar mais tempo aos filmes menos apoiados por estúdios endinheirados para brilhar, mas já se realizaram em Novembro ou Abril. Agora, pela segunda vez em cinco anos (o mesmo aconteceu em 2006 e também pelos Olímpicos de Inverno), voltam a aterrar em Março.

22 June 2009

Nuovo cinema Paradiso



Salvatore é uma crianca a viver na Sicilia, q, gracas á sua amizade com Alfredo, o projeccionista, passa toda a sua infancia e adolescencia ligado aos filmes e ao (unico) cinema da vila.

Mais do que uma historia de amizade entre uma crianca e um velho sabichao (q tb o é), Nuovo cinema Paradiso é uma viagem (e homenagem) pelo cinema classico (tb o Italiano) na altura q o cinema era a unica maneira de receber/ver/pensar as imagens fora d vida d aldeia.

Nota-se q este filme foi feito com um amor enorme ao cinema e á terra Siciliana e isso reflecte-se em cada frame deste, tornando magico o seu visionamento. Por isso nao se surpreendam q lá p o final d filme haja mais humidade nos olhos do q seria habitual! :-) :-$
O realizador G. Tornatore consegue dar-nos as imagens certas p nos encaixar na realidade cultural e social da altura, sem q para isso seja necessario "esfregar-nos na cara" essa informacao. muito subtil e sábio.
Nao sei se este filme é parte auto-briografico, pois encaixa perfeitamente na Biografia d Giuseppe Tornatore.

Incrivel a interpretacao de Philippe Noiret como Alfredo.

Sem duvida, um dos meus filmes favoritos e no top dos filmes mais bonitos/ternurentos/emocionais alguma vez feitos! Inevitavel será dizer q o visionamento deste filme é obrigatorio! ;-)

FilmFest Munchen


Aqui nao ha FantasPorto, mas ha FilmFest Munchen! :-)
http://www.filmfest-muenchen.de/rc/FFM_EN/home/index.asp
Festival generico, com programacao internacional.
Bastantes ciclos tematicos : Internacional, German TV, Far east, realizadores (M. Haneke, S. Frears), Visiones latinas, Silent movies, Open air, American independents, New french, New German, etc...
Precos entre 6,5 e 7,5 eur sem possibilidade de bilhete p o festival inteiro! :-(

Destaque p o filme portugues "Aquele querido mes de Agosto", d Miguel Gomes, presente no ciclo Internacional (http://www.filmfest-muenchen.de/dc/ffm_en/filmabc/detail.asp?FilmID=3571)

Depois conto-vos os q mais gostei!

The World's Fastest Indian


Este filme só vem comprovar a vantagem que é ver um filme com o Sir Anthony Hopkins, é uma aposta ganha!

Burt Munro é um neo-zelandês que venera motas, em particular a sua Indian dos anos 20. Leva a vida de volta da mota e melhorá-la para que possa competir pelo recorde de velocidade em Bonneville Salt Flats, nos EUA. Mas pra isso é preciso angariar algum dinheiro para a viagem, viajar para os EUA, e chegar à zona de Salt Lake City. Apesar de todo este percurso parecer tao complicado em 1967, para um senhor com já alguma idade e um carisma tremendo é....

O filme vive deste personagem, e a facilidade com que o Anthony Hopkins o reencarna é fenomenal!

E a licao de vida que o Burt Munro nos dá... o quao importante é lutar pelos nossos sonhos, por mais estúpidos que eles parecam aos olhos dos outros. E como isso nos pode permitir ter uma existência muito mais feliz e mais longa.

15 June 2009

The Talented Mr. Ripley


Mr.Ripley uma das personagens mais fascinantes e perturbadoras de sempre da literatura policial, o anti herói que ninguém consegue ficar indiferente, pela sua amoralidade e complexidade.

Lá esta ADOREI!!! e devorei o romance policial (1955) da escritora Patricia Highsmith - The Talented Mr. Ripley.

Fui ver o filme, gostei…mas… desilude!!!! Esperava um Mr. Ripley (tal como descrito no livro) mais frio e enigmático e não com aquela fragilidade latente.

Um filme, realizado por Anthony Minghella (do fabuloso The English Patient) com Matt Damon (Mr. Ripey), Gwyneth Paltrow, Jude Law e Cate Blanchett, que é fundamentalmente um thriller com um excelente argumento que, na minha opinião, não faz justiça à grande obra literária em que se baseia.

A estória de um jovem sem perspectivas de futuro que tudo faz para sobreviver em N.Y., e que vê a sua vida mudar de um momento para o outro, quando é contratado para ir a Itália.

Com um cenário europeu como pano de fundo, amores e desamores, vigarices e trocas de identidade.

Um filme bom de ver!!! ;)

Body of Lies

Filme de espionagem internacional, onde se abordam os temas actuais.

Roger Ferris é um agente da CIA a actuar no Médio Oriente, cujo chefe, Ed Hoffman parece nem sempre confiar totalmente, e que consegue um bom aliado no director dos servicos secretos da Jordánia Hani Salaam.

Um filme que nao foje à tradicional linha de filmes de espionagem, quem está a enganar quem?

Acho que papel de arrogante é o papel perfeito para o Russell Crowe, e mais uma vez ele destaca-se por isso.

O Leonardo DiCaprio está como já o temos visto em outros filmes de "accao".

E gostei aprticularmente do estilo do Mark Strong, tem muito a ver com a imagem que eu tenho da Jordánia politica e monárquica.

Um filme interessante que vale a pena ver

13 June 2009

12 June 2009

The Big Bang Theory

Uma série cómica, daquelas super levezinhas, mas (e quem me conhece sabe que nnao sou muito dada a comédias) com uma dose cómica bastante boa.

Uma jovem do interior dos EUA , Penny, muda-se para LA para perseguir o sonho de ser actriz, mas claro que trabalha como empregada de mesa, e torna-se vizinha de frente de 2 cientistas (físicos) muito brilhantes, Leonard (o mais "normal" de todos, que se apaixona pela Penny) e Sheldon (o mega psicopata com a ciencia, e para quem as coisas mundanas nao fazem qualquer sentido), mas do mais geek possivel, os seus 2 únicos amigos sao extactamente como eles, Wolowitz (o engenheiro judeu que acha que é um garanhao com as mulheres) e Koothrappali (o astrónomo indiano que nao consegue dizer uma única palavra quando uma mulher está presente).


O meu personagem favorito tinha que ser o Sheldon (na fotografia), ele consegue ser do mais irritante possível, mas também do mais engracado com todas as suas manias.


Para já existem 2 temporadas desta série, e os episódios sao bem curtos, pouco mais de 20 minutos. Aconselho vivamente ;-)

07 June 2009

This Is England

Um filme de Shane Meadows realizado em finais de 2006 estreou ,em algumas salas de cinema, em Portugal em Abril 2009 , melhor Filme Independente e Melhor Filme Britânico em 2008.

Regressamos a 1983, Margaret Thatcher está no governo de um país em guerra (guerra das Malvinas), com uma economia completamente estrangulada.

Um miúdo órfão apanhado no meio da confusão da época, confuso e frustrado, vitima preferida dos colegas de escola. É gozado, até encontrar um grupo de skinheads que faz dele a sua mascote.
Com os novos amigos, participa em festas, descobre o amor, ganha as suas primeiras botas Dr. Martens..., é interessante ver a necessidade de identificação.

Todas as personagens, de uma forma mais ou menos convencional e mais ou menos discreta, procuram ser aceites, integradas e acarinhadas. Shane Meadows pega em questões complexas de uma forma muito REALISTA (a família desestruturada, o nacionalismo exacerbado, a juventude sem regras, a discriminação).

É uma obra verdadeiramente humana. Uma pequena lição sobre um tempo e uma forma de vida.

Um filme especial demais para se perder! Ah! destaco a banda sonora.

05 June 2009

Orgasmo "matou" David Carradine

David Carradine pode ter morrido em resultado de um acto sexual que correu mal, disse sexta-feira, a polícia tailandesa.

O actor americano David Carradine, celebrizado pela séria televisiva “Kung Fu” , foi encontrado enforcado quinta-feira, num hotel em Banguecoque. "Uma ponta da corda estava à volta do pescoço e outra no órgão sexual. Os dois estavam ligados entre si e pendurado num armário", disse Worapong Siewpreecha da Polícia Metropolitana de Bangcoque.

"Nestas circunstâncias, não podemos ter a certeza de que cometeu suicídio, mas poderá ter morrido num acidente de masturbação", disse Worapong Siewpreecha.

Os resultados preliminares da autópsia revelam que o actor terá morrido em resultado de uma súbita falta de oxigénio, e que o corpo não mostrou sinais de acidente vascular cerebral, disse à AFP um funcionário do serviço de medicina legal do hospital Chulalongkorn. Suspeita-se de ataque cardíaco durante o orgasmo.

Os médicos aguardam os resultados de outros exames para aferir da eventual presença de drogas e álcool no sangue. Carradine estava e Banguecoque para filmar um filme, "Stretch", realizado por Charles de Meaux e produzido pela empresa francesa MK2. A morte do actor americano ocorreu três dias antes do fim das filmagens.

David Carradine, herói da série televisiva "Kung Fu" e dos filmes "Kill Bill", de Quentin Tarantino, foi encontrado nu pendurado em seu quarto quinta-feira em Bangcoque. Inicialmente, a polícia suspeitou de um possível suicídio.

Entretanto, chegou a ser considerada a possibilidade de Carradine ter morrido de ataque cardíaco durante um orgasmo, no decuros de actividade sexual. Ao confirmar-se que ninguém mais terá entrado no quarto, a polícia segue, agora, a tese da morte acidental do actor, de 72 anos, num acidente de masturbação.



(cuidado com as brincadeiras)

Grande Entrevista - Manoel de Oliveira


Vi hoje a Grande Entrevista (30 minutos...) da Judite de Sousa ao Manoel de Oliveira. Vi e não gostei.
Já aqui há meses vi a Judite entrevistar o renomado cirurgião plástico Ivo Pitangy e tive exactamente a mesma má impressão.
Há certos convidados que simplesmente têm o azar de serem pessoas idosas, e nestas situações a Judite assume um papel de um paternalismo que me dá vómitos.
Não sei se ela fica intimidada pelo vulto que tem à sua frente, pois na maioria das vezes ela entrevista políticos armados em advogados, economistas ou engenheiros, que nunca exerceram as suas verdadeiras profissões, o facto é que ela fica parvinha.
Então não é que ela podia ter aproveitado para aprofundar melhor a questão de alguém que tem 100 anos e adora trabalhar!!! E que tem ainda tanto para fazer em tão pouco tempo (comparado com alguém jovem). O exemplo que ele é para quem todos os dias reclama da vida e vive num marasmo cultural. Não... ela fala mais alto, não vá o senhor não a ouvir, e pergunta quais os segredos culinários de tal longevidade. Em situações em que o realizador divagava sobre os seus projectos e sobre a questão da morte, ela cortava-lhe o raciocínio com mais uma pergunta da treta. Burra.
Vejam a entrevista e digam-me se estou a exagerar...

04 June 2009

Morreu o eterno Monge Shaolin

American actor David Carradine has been found dead in a Bangkok, Thailand, hotel, according to his personal manager, Chuck Binder.

Binder said Thursday that the death is being investigated but could provide no other details.

Carradine's death was "shocking and sad. He was full of life, always wanting to work ... a great person," Binder said, according to People magazine.

Carradine, who became famous in the 1970s when he starred as traveling Shaolin monk Kwai Chang Caine in the television series "Kung Fu," was 72.

Modern audiences may best know him as "Bill" in Quentin Tarantino's "Kill Bill" films. He earned a 2005 Golden Globe nomination for his role in the second movie in the two-part saga.

His career included more than 100 feature films, two dozen television movies and theater work, according to the Internet Movie Database.

Carradine, who was married five times and divorced four, is survived by his widow, Annie Bierman, according to People magazine.

He was the son of actor John Carradine, a character actor who had appeared in hundreds of films, plays and television episodes.

"David's career as an artist did not begin on the stage, though some of his early career was on and off Broadway. His earliest work was as a sculptor and painter," Carradine's official Web site says.