22 June 2009

Nuovo cinema Paradiso



Salvatore é uma crianca a viver na Sicilia, q, gracas á sua amizade com Alfredo, o projeccionista, passa toda a sua infancia e adolescencia ligado aos filmes e ao (unico) cinema da vila.

Mais do que uma historia de amizade entre uma crianca e um velho sabichao (q tb o é), Nuovo cinema Paradiso é uma viagem (e homenagem) pelo cinema classico (tb o Italiano) na altura q o cinema era a unica maneira de receber/ver/pensar as imagens fora d vida d aldeia.

Nota-se q este filme foi feito com um amor enorme ao cinema e á terra Siciliana e isso reflecte-se em cada frame deste, tornando magico o seu visionamento. Por isso nao se surpreendam q lá p o final d filme haja mais humidade nos olhos do q seria habitual! :-) :-$
O realizador G. Tornatore consegue dar-nos as imagens certas p nos encaixar na realidade cultural e social da altura, sem q para isso seja necessario "esfregar-nos na cara" essa informacao. muito subtil e sábio.
Nao sei se este filme é parte auto-briografico, pois encaixa perfeitamente na Biografia d Giuseppe Tornatore.

Incrivel a interpretacao de Philippe Noiret como Alfredo.

Sem duvida, um dos meus filmes favoritos e no top dos filmes mais bonitos/ternurentos/emocionais alguma vez feitos! Inevitavel será dizer q o visionamento deste filme é obrigatorio! ;-)

5 comments:

Tica said...

É o meu filme preferido de todos os tempos (e como está no hi5, eu choro sempre neste)...

Rute said...

Vi este filme pela primeira vez há uns meses. Tinha as expectativas elevadas, durante anos ouvi dizer maravilhas! E não foram defraudadas!
Gostei especialmente da parte inicial, do retrato social.

carla said...

É um filme muito simples e onde as emocoes também sao abordadas de uma maneira "simples" mas muito tocante.

O Toto (Salvatore) em crianca é super querido, é o estereotipo de crianca de filme italiano. E é bonito ver a relacao de amizade que se pode criar entre uma crianca pequena e um adulto, quase como se fossem colegas de escola (que na verdade chegam a ser).

A parte final do filme já nao gostei tanto, o Salvatore mais velho é um bocado atrofiado das ideias e pouco comunicativo...

Muito bom!

Narizinho said...

UM ÉPICO! belissimo, inesquecível e um maravilhoso tributo ao cinema.`

è interessante "falares" deste filme do Tornatore, pois ando curiosissima para ver o mais recente filme dele, que vai abrir o festival de Veneza.
"BAARIA - DEL PORTA DEL VENTO" com a Monica Bellucci e o encantador Raoul Bova, entre outros.Promete...e eu já estou a tratar de o ver ;)

Sergio said...

A dupla Tornatore / M. Belluci ja nos deram "Malèna" (http://www.imdb.com/title/tt0213847/) o qual é interessante mas nao épico! LOL
vamos entao a ver o q sai deste novo projecto. sendo Tornatore estou sempre interessado (mas é engracado q nao é dos meus realizadores favoritos...e nem sei mt bem explicar pq é q n esta la no topo da lista....a unica explicacao q me sai é q fez poucos filmes p me sentir realmente atraido...)