05 June 2009

Grande Entrevista - Manoel de Oliveira


Vi hoje a Grande Entrevista (30 minutos...) da Judite de Sousa ao Manoel de Oliveira. Vi e não gostei.
Já aqui há meses vi a Judite entrevistar o renomado cirurgião plástico Ivo Pitangy e tive exactamente a mesma má impressão.
Há certos convidados que simplesmente têm o azar de serem pessoas idosas, e nestas situações a Judite assume um papel de um paternalismo que me dá vómitos.
Não sei se ela fica intimidada pelo vulto que tem à sua frente, pois na maioria das vezes ela entrevista políticos armados em advogados, economistas ou engenheiros, que nunca exerceram as suas verdadeiras profissões, o facto é que ela fica parvinha.
Então não é que ela podia ter aproveitado para aprofundar melhor a questão de alguém que tem 100 anos e adora trabalhar!!! E que tem ainda tanto para fazer em tão pouco tempo (comparado com alguém jovem). O exemplo que ele é para quem todos os dias reclama da vida e vive num marasmo cultural. Não... ela fala mais alto, não vá o senhor não a ouvir, e pergunta quais os segredos culinários de tal longevidade. Em situações em que o realizador divagava sobre os seus projectos e sobre a questão da morte, ela cortava-lhe o raciocínio com mais uma pergunta da treta. Burra.
Vejam a entrevista e digam-me se estou a exagerar...

4 comments:

M said...

Eu vi o início... Uns 5-7 minutos. Näo consegui ver mais. Precisamente pelos factos que referes. Nem quis acreditar que ela estava a fazer aquelas perguntas idiotas ao Manoel de Oliveira!! Tem ali o mais velho cineasta em actividade e o que ela se lembra de perguntar é "Que segredos tem para manter a longevidade?"... Enfim... Do pior que há!!!

Heidi said...

fiquei chocada com o teu post, e acho que tens toda a razão mesmo sem ver o vídeo.

(para variar nunca consigo ver este "tipo de vídeo" é sempre uma treta, procurei no youtube e não há nada!!! hoje então, nem consigo ver este vídeo até aos 2 min!)

dando uma de compreensiva... até percebo que "ela tenha de falar do que o povo ignorante quer ouvir", para além de que ela tem um chefe como todos nós, etc e tal... e que comece a entrevista com a conversa da treta, ok, até se pode dizer p quebrar o gelo e tal e o povo....

mas se foi assim "parva" durante os 30 minutos..!?! sim...........HELP!!!!!!!!!!!!!!!

Tica said...

sim muito mau, concordo contigo
ontem vi a entrevista toda e gostei do manoel de oliveira a dizer que se devia fechar os bancos, e distribuir o dinheiro pelas pessoas, LOL
E aquela parte em que ela lhe perguntou se ele pensa na morte e quando vai morrer?
caiu-me tudo!

carla said...

Já tive a oportunidade de ver, e de facto perdeu-se uma boa entrevista.