Um filme de Shane Meadows realizado em finais de 2006 estreou ,em algumas salas de cinema, em Portugal em Abril 2009 , melhor Filme Independente e Melhor Filme Britânico em 2008.
Regressamos a 1983, Margaret Thatcher está no governo de um país em guerra (guerra das Malvinas), com uma economia completamente estrangulada.
Um miúdo órfão apanhado no meio da confusão da época, confuso e frustrado, vitima preferida dos colegas de escola. É gozado, até encontrar um grupo de skinheads que faz dele a sua mascote.
Com os novos amigos, participa em festas, descobre o amor, ganha as suas primeiras botas Dr. Martens..., é interessante ver a necessidade de identificação.
Todas as personagens, de uma forma mais ou menos convencional e mais ou menos discreta, procuram ser aceites, integradas e acarinhadas. Shane Meadows pega em questões complexas de uma forma muito REALISTA (a família desestruturada, o nacionalismo exacerbado, a juventude sem regras, a discriminação).
É uma obra verdadeiramente humana. Uma pequena lição sobre um tempo e uma forma de vida.
Um filme especial demais para se perder! Ah! destaco a banda sonora.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
este filme é brutal!!
dou-lhe 5 estrelas na boa!!
Achei a sequencia inicial do contexto histórico muito boa!
Aliás, como um todo, o filme consegue-nos transpor muito bem para a realidade que retrata.
O personagem do miúdo está brilhante, uma excelente interpretacao, afinal ele é a alma do filme!
Sim, a banda sonora é muito boa!
Eu pessoalmente destaco a sequencia de abertura. em pouco mais de 5 minutos, fica-se com uma perspectiva geral da sociedade d altura: politica, economia, bandas, modas, icones, lutas n sociedade, ..., sem realmente ser pesado ou dado c aquele rotulo informativo....é como se fosse um zapping pela TV desses dias! e tudo sem uma unica palavra. (aqui o recurso a uma optima musica, estabelece perfeitamente o tom d epoca)
é de elogiar sempre os filmes q, embora abordando uma tematica (neste caso o exemplo é o nacionalismo), se focam primordialmente como as personagens vivem com isso e/ou como a sua vida é afectada.
e neste filme, nota-se perfeitamente, q as prioridades estao no sitio certo. está lá o background info necessaria, mas o filme foca-se nos dramas de cada um em vez de ser um "manifesto era Thatcher"
p.s quem dizia q o puto d "Billy Elliot" - J. Bell era um actor-crianca extraordinario, o q diria deste T. Turgoose??
Post a Comment