Esta maior amplitude da selecção final poderá ajudar filmes tidos como "mais comerciais" a entrar nas listas do prémio maior dos Óscares
O número de filmes candidatos ao Óscar de Melhor Filme vai passar, já na próxima edição da cerimónia, de cinco para dez, anunciou hoje a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na 82ª cerimónia dos Óscares, em 7 de Março de 2010, haverá então o dobro do número de filmes nomeados para Melhor Filme, confirmou o presidente da Academia, Sid Ganis, citado pela "Variety".
"Após mais de seis décadas, a Academia volta, em parte, às suas origens, quando a competição era maior para a principal recompensa do ano", disse Sid Ganis numa conferência de imprensa, citado pela AFP. Nas décadas de 1930 e 40, a existência de dez nomeados para Melhor Filme era frequente. Em 1934 e 35 houve mesmo 12 candidatos a Melhor Filme.No ano em que se premiavam os filmes feitos em 1944, a categoria passou a acolher apenas cinco títulos.
"O resultado final, seguramente, será o mesmo", afiançou o responsável: no final, haverá apenas um premiado como Melhor Filme do ano. "Mas os finalistas desta corrida serão dez filmes de 2009 e não cinco". Dave Karger, da "Entertainment Weekly", assinala já que esta maior amplitude da selecção final poderá ajudar filmes tidos como "mais comerciais" a entrar nas listas do prémio maior dos Óscares, dando os exemplos passados de "O Cavaleiro das Trevas" ou "WALL.E" e antevendo que na próxima edição haja espaço para filmes como "Star Trek" ou "Up - Altamente".
Sid Ganis parece confirmar a opinião do colunista, ao dizer, citado pelo "Los Angeles Times", que "ter dez filmes nomeados vai permitir aos membros da Academia [que votam nos seus preferidos para a nomeação e vitória] reconhecer e incluir alguns dos fantásticos filmes que muitas vezes aparecem nas outras categorias dos Óscares, mas que ficaram de fora da corrida para o prémio de topo".
Os filmes, actores e outros profissionais nomeados para os Óscares de 2010 serão conhecidos a 2 de Fevereiro. A entrega dos prémios máximos do cinema norte-americano, no Kodak Theater em Hollywood (Los Angeles), foi adiada para Março devido aos Jogos Olímpicos de Inverno, que este ano decorrem entre 12 e 18 de Fevereiro e são transmitidos na televisão americana na NBC, sendo que a estação que detém os direitos televisivos dos Óscares é a ABC.
Os Óscares realizam-se em meados de Fevereiro desde 2004. Antes disso, a cerimónia decorria tradicionalmente em Março. Na década de 1920 começaram em Março e passaram os últimos anos em Fevereiro, muito para dar mais tempo aos filmes menos apoiados por estúdios endinheirados para brilhar, mas já se realizaram em Novembro ou Abril. Agora, pela segunda vez em cinco anos (o mesmo aconteceu em 2006 e também pelos Olímpicos de Inverno), voltam a aterrar em Março.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
5 comments:
Á primeira vista parece interessante, mas temo q isto seja apenas um truque p colocar mais filmes nomeados, q toda a gente sabe q nao vao ganhar nada, e aumentar-lhes o "hype". Ou seja, aumentar gratuitamente a publicidade d um filme!
Nao devemos esquecer q a organizacao depara-se actualmente com um dilema bastante grande! por um lado, a academia deve tentar reconhecer os feitos de "7° arte" no cinema, mas por outro está a criar um gap enorme para os "filmes q as pessoas vem e reconhecem". Nao podemos esquecer o facto de mais de metade das receitas d box-office nos E.U.A. provem de adolescentes. e é esse publico q tem vindo a faltar nas audiencias...q tb será o publico do futuro.
por isto, temo q esta decisao nao tenha NADA a haver com tentar incluir mais BONS filmes nos nomeados, mas apenas incluir mais box-office hits...principlamente sabendo q a escolha dos nomeados nao é uma democracia!!!..... :-S
sim, eu acho que 10 nomeados é mesmo para isso! (incluir mais box-office hits).
se 5 é pouco, 10 é demasiado!!! não consigo conceber 10 nomeados... :S e será em todas as categorias? todas as "principais"? ou só na de melhor filme?
logo vemos como fica para o próximo ano!! :S
A notícia diz que só a categoria de Melhor Filme passará a ter os tais 10 nomeados, as outras será para manter o número de nomeacoes
Eu este ano conseguia encontrar mais 5 filmes que mereciam a nomeação, e nem por isso incluía o Cavaleiro das Trevas e outros que tal.
Não acho que seja uma medida para incluír box-office hits, mas para "premiar" bons filmes que dada a limitação da categoria são relegados para um universo que pode ser considerado de menor qualidade por algumas pessoas.
Mas concordo que 10 também é demasiado. É que há anos que encontrar 5 filmes para serem nomeados melhor filme do ano dá muita luta...
A ver vamos, como diz o cego!
um "commentzito" só para lembrar este post ;)
e que tal acham agora as 10 nomeações?
Post a Comment