10 September 2009

JCVD

JCVD, para quem nao sabe, stands for Jean-Claude Van Damme, esse actor icónico dos “filmes de porrada e karaté” :-)

Mas neste filme o papel dele é bem diferente d q estamos habituados....ok, nao é um Richard Burton ou um Javier Bardem, mas acreditem em mim, qd digo q é diferente.....ele chora e pela primeira vez ate é convincente! 
Resumindo o filme é um filme de accao em que o personagem Jean-Claude Van Damme (JCVD daqui p a frente), interpretado pelo proprio, se ve no meio d um assalto a 1 banco. Parece básico exceptuando a parte do JCVD se interpretar a ele próprio. E isso é q dá o twist adocicado a este filme! :-) ... este filme surge como uma catarse autobiografica da vida dele, ou seja, acaba por ser um desabafo dele sobre a sua tomultuosa vida e tb o arruinar d sua carreira. Mas nao pensem q é apenas um olhar serio p o passado alimentamdo-se das memorias e lastimando o q aconteceu...NAO!!! o filme (e o proprio JCVD) tem uma atitude jocosa sobre os trade-marks de JCVD (atencao á cena do cigarro! ;-) ) e do genero d filmes q ele protagonizava (a cena d abertura é de partir a rir gozando totalmente c os cliches d industria...a nao perder!!!). Á partes corrosivos a alguns realizadores tb estao lá presentes....

Resumindo: é um filme q brinca com ele proprio, com o genero q tb está a filmar e q principalmente tem um actor “em penitencia” q entra na brincadeira.
Dito isto, o argumento é tao fino como papel d arroz e como filme de accao nao se pode esperar muito! Mas é um filme divertido pois tem a atitude correcta! E por isso recebe o meu “beneficio d duvida” ...e claro, embora o JCVD esteja como nunca o vimos nao quer dizer q ele já saiba representar e q nao “estrague” as cenas q entra! :-))))))))))))

2 comments:

al said...

com este fiquei curioso...

tenho que ver se isto aparece em algum lado ;))

Sergio said...

Hei....continua a ser um filme d accao c um mau actor (dps n me venham dizer q o filme é "mau!)...mas pelo menos nao fizeram um filme "mais um igual a tantos outros". tentaram inovar. e a isso eu tiro sempre o chapeu!