03 September 2009

Inglourious Basterds (2009)

Sim! Gostei! No segundo em que o filme terminou estava com um grande sorriso!

Gosto de ver que o Brad Pitt continua em grande nível! Só o sotaque dele e a forma de colocar o queixo estão que é qualquer coisa.

O melhor do filme: Christoph Waltz


e sai um óscar para este senhor...






E a banda sonora escolhida a dedo claro para cada cena de suspense, para cada corte de cena, como só podia ser Quentin Tarantino.


Personagens muito ricos e com muito detalhe, todas as cenas do Christoph Waltz têm detalhes deliciantes. Não preciso falar do Brad Pitt, certo?

Gostei mesmo muito do desempenho de todos os actores, mas como não os vou tar a listar todos... destaco só alguns:
- Daniel Brühl de Good Bye Lenin!
- Diane Kruger de Troy
- Mélanie Laurent actriz francesa nascida em 83, a cara parecia-me familiar mas afinal não :)
- Mike Myers, o Austin Powers tb entra, num papel pequenino.


O 'menos bom' do filme:
- Sangue e carne.
- O contraste de algumas cenas aparentemente sem cuidado, sem ambiente, deslavadas, com outras bem pensadas e cuidadas quer em termos visuais, quer de som.
- Algumas cenas iam quase caindo na seca...



Conselho em jeito de conclusão:
Deixem todas as expectativas à porta!
É apenas mais um filme do Tarantino. Acho que muita gente vai mto enganadinha... é Tarantino! não é para massas!
Quem não gostar de sangue e carne que se abstraia logo à partida. Eu tratei logo disso, mentalizei-me que era Tarantino e portanto quase nada me meteu impressão :)

O filme pode vir a ser uma grande obra, true, mas só no "depois". porque no "durante" o filme ou no "imediatamente a seguir" ainda não dá p pensar nisso. Por isso, não pensem! Esvaziem o cérebro e vejam o filme!

5 comments:

Tica said...

eu gostei, muito mm! foi o 1º filme do holocausto que me deixou saciada a minha sede de vingança dos nazis, mas foi pena a História não ter sido assim...Pondo isto de parte, é um filme Tarantino, pensei mm que ia ter mais sangue, mais perseguição, não foi mm meticuloso e pormenorizado nas mortes/tortura, tanto que virei a cara por causa de tanto pormenor
Agora, os actores, fogo, cada um no seu papel mm bem, as 2 actrizes principais, o brad lindo e os restantes sempre bem
mas o major landa das SS, fogo!, delicioso, qd saí do cinema disse: merece o Óscar! fogo... o gajo irrita até à tripa...

Sergio said...

Eu nao gostei!

O filme é demasiado lento, as falas sao demasiado lentas....e enquanto nos filmes anteriores d tarantino uma lentidao dessas era razao p aumentar o suspense e tensao ate niveis incriveis q depois estouravam na nossa cara, aqui nao! qd explodem, nao tem impacto ou entao ja foi demasiado tarde.
Nao sei, é como se cada cena indivudual tivesse uma marca d autor tao forte, um ritmo tao proprio, como q se tivesse criado um mundo só seu, q nao cola com as restantes cenas. só p o fim (Operacao Kino) é q as coisas comecaram a fazer sentido e nessa altura ja veio um bocado tarde.....

Sim, Christoph Waltz está simplesmente incrivel. controlado, inteligente, insuportavel, e por isso mesmo é q a cena final c ele, embora de longe a mais divertida do filme, torna-se um bocado aparvalhada dado q ate aquele momento aquele personagem nunca tinha sido assim.
Aliás, qd daqui a uns anos me lembrar deste filme, vou-me lembrar q é uma historia sobre o Major Landa, pouco mais....

As cenas d "violencia".....
Nao, nao acho q o filme seja nada violento. apenas tem 2 ou 3 cenas mesmo "gore" (corte d escalpe, etc...) mas d resto o filme é muito pouco violento!

O Brad Pitt esta +/- bem, mas o personagem dele nao tem desenvolvimento ou profundidade suficiente. é o problema d "ensemble movies". fica mt pouco tempo p cada actor p desenvolver o seu personagem....

ate a musica, as vezes senti, q nao estava totalmente enquadrada no tempo....

M said...

Eu gostei imenso. Acho que é o melhor filme de Tarantino desde Jackie Brown.
O primeiro capítulo cativou-me de imediato. Achei que foi uma "abertura" fenomenal e fiquei com receio de que o resto do filme não estivesse à altura. Mas não.
Acho que vou revê-lo, muito em breve :-)
E sim, o Christoph Waltz é brilhante!

Sev said...

Errrr. É dificil dizer se gostei ou não gostei deste filme. É talvez o único filme até hoje que não sei se gostei, e talvez nunca saberei ao certo se o filme me agradou ou não. Pelo simples facto de ser um filme que se baseia numa época muito real e factual, com personages que de facto existiram, mas ao mesmo tempo conta uma estória que não tem nada a ver com o que se passou. É um filme baseado em factos reais? Hmm... nim. É uma obra de ficção? Hmm... nim. Não sei o que é... nao se enquadra, não tem identidade.
Se esta obra fosse pura ficção, acho que iria gostar bastante.
Os diálogos estão soberbos!
Já destacaram o sr. Waltz, com todo o mérito, e também acho que se levar a estatueta não ficaria nada mal. Mas houve outro personagem de quem gostei bastante, que foi o Hitler. Tarantino mostra-nos um Hitler sempre a berrar, sempre insatisfeito, sempre mal humorado - é exactamente essa imagem que eu tenho do verdadeiro Adolf!
Acho que o "downfall" de Hitler lhe deve ter causado muita mais angústia do que o final alternativo que Tarantino mostra.

Heidi said...

Sev: eu encaro-o como pura ficção!