11 November 2009

(500) days of Summer


Q filme delicioso!
Ha já mt q nao via um filme assim tao doce (embora a historia nao seja d final feliz, o q é dito logo no inicio d filme!), sobre as intrinsiquidades do processo de se apaixonar e d esquecer q alguma vez se tenha estado tao apaixonado!

Para isso o filme recorre a Zooey Deschanel p o papel feminino e a Joseph Gordon-Levitt p o papel masculino. Gosto particularmente d trabalhos passados deste ultimo (“Mysterious Skin”, “Brick” e ate mesmo “3rd rock from the Sun”) mas de Zooey conheco muito pouco, sabendo ate mais o buzz e influencia q ela tem nas camadas teenagers dos States…

E é engracado constatar q a quimica entre os dois, nao resulta perfeita, mas resulta bastante intrigante e caracteristica!
Passo a explicar:
ele, dps dos meritos reconhecidos como teenager nos filmes anteriores tenta por uma postura mais adulta (pq ate, o personagem ja tem emprego) e isso nem sempre soa a verdadeiro. Por outro lado, a interpretacao “d apaixonado” está perfeita.
ela, por mais adoravel q esteja, interpretando na perfeicao aquela personagem, parece q está noutro filme ou cena q o seu co-protagonista! E isso, por vezes, puxa-nos um bocado d magia q o filme criou e do “click” q devia ter com Joseph.

Dito isto, tudo o resto no filme é delicioso: a maneira como a narrativa está construida (saltando de dia em dia, mas dando o suficiente p nao nos perdermos); as referencias musicais e cinematograficas qs a genero de homenagem (sao bem mais tocantes p uma geracao q tenha +/- 30 anos agora); a comedia q vai estando um bocado por todo o filme mas nao o sobrecarregando ou esforcando-se exactamente p isso (a metafora certa é a das raspas d chocolate por cima d um bolo...nem demasiado, nem poucas e saborea-se mt mais o bolo!); a cinematografia q nao sendo sempre brilhante por vezes tem momentos de encher o olho; os desenhos e animacoes iniciais q nos fazem entrar mais rapidamente num mundo “caartonesco” (um bocado á semelhanca d “Juno”) ; até a narracao voz-off q podia ser interpretada como desnecessaria ou cliché adquire um tom chocoso ou d brincadeira a ele proprio q o torna engracado (em certa medida parecido c “stranger than fiction”), etc..., etc....

defeitos.....ás vezes é um bocado demasiado obvio...

Para pessoas q ja se apaixonaram! Ou seja, basicamente p TODAS as pessoas! :-D

4 comments:

Heidi said...

gostei mto do trailer! a ver qdo tenho oportunidade de ver o filme ;)

Heidi said...

"delicioso" era a palavra que tinha em mente quando vim escrever sobre o filme. e "delicioso" foi a primeira palavra que encontrei no teu post! muito fixe!

é sem dúvida um dos melhores filmes do género.
(depois deste um outro que vi recentemente ficou uns pontos bem abaixo...)

Gostei muito de ver este Joseph Gordon-Levitt com ar mais velho, especialmente na voz!
(está bem mais sedutor, será que aprendeu com Heath Ledger nas 10 coisas que odeio em ti? é que a semelhança é mesmo grande)

back to the movie... DELICIOSO!
mais não posso dizer depois de tudo o que o Sérgio já disse! :)

Recomenda-se! e bastante!

PS: a irmã dele está demais! :)



***spoiler alert***

agora para quem já viu o filme, a cena da mega dança na rua after sex, não está brutal? todos de azul, passarinhos a cantar a vida é bela... muito LOL!

M said...

Confesso que depois deste post e do comment da Heidi, fiquei com expectativas elevadíssimas :-)

Acho que os pontos fortes do filme são:
- O Joseph Gordon-Levitt. Gosto bastante dele, é muito promissor.
- A forma como a história é contada, desde os artifícios de dividir o écran para mostrar a realidade de uma situação versus as expectativas que tinhamos em relação a essa mesma situação, passando pela banda sonora, até aos saltos entre os dias, que realmente enriquecem qualquer história (e esta em particular, porque acaba por ser uma retrospectiva de uma relação).
- O facto de ser fácil identificarmo-nos com a história.
- Não ter o típico final hollywoodesco.

Não gostei da Zoey Deschanel. Nunca a tinha visto na vida. Aquilo que o Sergio refere sobre o facto de às vezes parecer que ela está noutra cena... Senti isso o filme todo. Estava lá, mas não estava.

E pronto. É um filme que se vê bem, mas que não irá ficar na minha memória por muito tempo.

carla said...

Uma das coisas que gostei do filme foi mesmo o facto de sentirmos uma certa ausência da Summer, isso fez-me mais facilmetente percerber o porquê do final da história entra o Tom e a Summer...
de resto, acho qu já foi tudo dito, um bom filme principalmente pela abordagem diferente.
E uma boa prestação do Joseph Gordon-Levitt