20 August 2009

The Hurt Locker

Uma equipa de desmantelamento de bombas durante a guerra do Iraque. Todas as contrariedades que é viver sobre a pressao de quase morrer de cada vez que se vai "trabalhar". As relacoes pessoais e profissionais dentro da equipa, e como esta experiência altera a tua postura perante a vida que está pela frente.

Quando soube do plot do filme pensei: bem isto vai ser suspense o filme todo. E nao, nao é bem assim. Claro que há momentos em que estás ali a pensar "Será que vai rebentar, será que ele está a cortar o fio certo", mas confesso que achei que foram poucos, achei que essa estratégia nao foi, de todo, utilizada para nos envovler no filme.

O que mais gostei foi, sem dúvida, o facto de que o filme nos dá uma sensacao muito intimista desta equipa de 3 soldados. Mesmo nos momentos em que há mais tropas à volta deles, a sensacao que nos cria é de tamanha próximadade a estes 3 personagens, que parece que os outros nao estao lá. E isso faz-nos sentir um membro desta equipa. A maneira como o filme é filmado ajuda muito para esta sensacao.

Apesar de ser um filme onde poderá haver explosoes (nao vou estar aqui a contar se eles sao bons a desmontar bombas ou nao), nao há cá efeitos especiais super espantosos, há o necessário mas sem exageros.

Um filme bastante humano e que nos mostra uma realidade de uma maneira bastante interessante.

Claro que o Jeremy Renner está do mais irritante no inicio, mas depois lá se vao percebendo as motivacoes dele. E este Christian Camargo deu um belo passeio ;-)

Gostei particularmente do detalhe do primeiro gato ;-)

Agora o final, por favor, já terminavam o filme 10 minutinhos antes e ficavamos todos felizes, agora isto...!!! Nao curti, achei desnecessário, e se a mensagem que queria passar foi a que eu entendi, oh pá, há mil e uma maneiras mais interessantes de a transmitir.

Ah, e se fosse eu a editar o filme, ele teria na boa menos 20 minutos e nada se perdia... convinhamos que 5 segundos de ecra negro nao avanca nada na história.

Um bom filme de "guerra"

4 comments:

Sergio said...

Realmente o final do filme é inconsequente, desnecessario e ate estranho se comparado c o resto d filme., eu suspeito q tenha havido uma maozinha dos produtores no final-cut dado q o estilo d montagem e fotografia (realizacao tb) nem parece o mesmo!! :-(

exceptuando este bocado este é um dos melhores filmes de guerra (sobre ela) q eu vi nos ultimos anos....easily!
o filme da-nos a sensacao d estarmos mesmo dentro d accao, num ambiente Iraquiano bem representado, com uma montagem q varia bem d planos (mas q nunca nos faz sentir perdidos em relacao onde estamos).
sabem aquela sensacao d, qd estamos a ver p.e. o Apocalypse now, estarmos dentro d guerra, junto aos personagens mesmo a sentir a maluquise d guerra? ...pois este filme faz-nos sentir isso.
Facilmente o melhor filme sobre a guerra d Iraque ja feito.
Facilmente o melhor filme de guerra dos ultimos anos.
Dificilmente um filme q as pessoas dirao q nao tem defeitos.
Mesmo assim, um bem bom filme deste ano. (4 em 5!)

M said...

Não percebo o burburinho à volta deste filme. Sim, é um retrato interessante de uma bomb squad e levanta algumas questões sobre o que é ou deixa de ser aceitável quando se está num cenário de guerra e vidas são postas em jogo. Mas... Basicamente parece-me a mim que este filme retrata mais o comportamento inconsequente de um adrenalin junkie do que outra coisa qualquer... Se calhar é uma cena muito realista, mas a mim não me cativou quase nada.
E aquele final foi tão mau, mas tão mau...
Outra coisa que não percebo: as nomeações para melhor filme e para melhor actor... WTF?!

Heidi said...

sim, um bom filme de "guerra"!
um bom filme de sensação de estarmos no terreno com aquela equipa, um bom retrato do seu sia a dia.
também acho que retrata bem o "comportamento inconsequente de um adrenalin junkie", é verdade.

o que mais curti foi os vários cenários :D pois parecia que estava dentro de um jogo de guerra, em que cada etapa se passa num cenário completamente diferente do anterior, a sério, vejam lá se não vimos quase todos os cenários possíveis de bombas por desmatelar? lindo! acho que os rapazes devem ter amado o filme.

nomeação p melhor actor? realmente nem me lembrei de tal coisa durante o filme!?! :S

é assim, gostei do filme, a perspectiva com que nos põe está mto fixe, agora prémios.... realização mto bem, mas argumento e melhor filme nao me convencem :)

o fim do filme, nao o notei assim tão tão mau, nem pensei mto nisso, talvez quisessem dramatizar a coisa, ya....

realização é que realmente acho que sim, está brutal, e mantém o suspense no filme quase todo.

e no final tem a nossa Kate do Lost, tão fofa!

Sev said...

Nao se deixem enganar, os óscares para melhor realizacao e melhor filme atribuídos a este filme tiveram muito mais a ver com questoes políticas do que com o trabalho supostamente "excelente" e "quase perfeito".
Vá lá, nao recebeu o óscar de melhor actor... a corda já estava tao esticada que corria o risco de partir...
Para dizer a verdade senti mais suspense a ver o lobo mau e os 3 porquinhos do que a ver este The Hurt Locker.
Um filme para cair no total esquecimento daqui a uns meses.