08 August 2009

Public Enemies (2009)

Estava à espera de um bom típico filme de polícias e ladrões. Diria que este filme não é para massas, nem para ver em casa (excepto mega cinéfilos que têm alta qualidade p ver em casa e não interrompem o filme por mil tretinhas).

Diria que o filme é um pouco peculiar, não sei ao certo dizer se o filme é bom ou não. Eu gostei. Acho que pode haver muitas opiniões díspares e até estou curiosa para saber a vossa opinião aqui no nosso cinecrack ;)

Digo isto tudo porquê? Porque... porque não é pra massas... tem momentos a puxar para a seca (especialmente em tiroteios), não achei seca! mas puxam para. e talvez o enredo não prenda assim tanto. não se trata de uma biografia do John Dillinger, pois o personagem é-nos apresentado já em idade adulta e com muito sucesso no 'seu ofício', e por muito que simpatizemos com ele (coisa muito fácil qdo o personagem é interpretado por Johnny Depp), não nos apaixonamos assim tanto pela história do filme. e daí talvez não fosse esse o objectivo! não me estou a explicar muito bem... mas é pra isso que servem estes debates de amadores amantes de cinema!



Agora para falar um pouco mais à vontade...


******************************** spoiler alert ********************************

Johnny Depp está (mais uma das milhentas vezes) muito bem! Ele realmente não dá hipótese e neste filme o seu personagem está muito bom, seja caras, tiques, falas, sotaque, enfim! (houve apenas uma cena onde ele não me convenceu).
E como resistir a este charme?!

Diga-se, charme dos dois! do personagem e do actor ;) As pequenas cenas de sedução de John Dillinger para com a Billie Frechette (interpretada pela doce Marion Cotillard) são extraordinárias!


Aparecem imensos actores conhecidos, e o polícia de serviço é o Christian Bale (personagem Melvin Purvis). Aqui já terei de começar a concordar com um amigo meu... gosto muito deste American Psycho, muito mesmo, mas.... está a ir para o caminho do Keanu Reeves :( houve uma ou duas falas em que fiquei a pensar.... hummmmm :( não gosto!


Realizador: Michael Mann
cá está um nome que muito ouvi falar, mas nunca prestei muita atenção, lá fui ver a sua listinha de filmes. E neste filme... tiro-lhe o chapéu! Se o filme prende por alguma coisa para além da excelente interpretação de Johnny Depp, é pela escolha curiosa da realização de algumas cenas :) e não tanto pelo enredo em si. Os experts poderão explicar melhor o que vou 'práki' inventar, mas gostei de ver/observar essas tais cenas, foi giro! Umas são de perturbação emocional de algum personagem, a câmara treme um pouco e tal. Outras são ligeiros, ligeirinhos, slow motions, só a dar um toque.. os mais distraídos podem nem se aperceber. Outras são os zoom's repentinos, claro associados ao que se está a passar com o personagem em questão, seja zoom in ou zoom out. Outros ainda são as formas de filmar certas partes dos tiroteios e já agora também as cenas meio que a imitar (pq acho que não é imitar) as imagens de imprensa da época (1933, 1934).
Conclusão, quando vir o filme pela segunda vez... vou estar 100% dedicada a todos estes detalhes.


Outra coisa que gostei muito no filme, e que lhe confere muito charme :) são os polícias/detectives old-school! até eles aparecerem estávamos totalmente do lado dos assaltantes!! qdo estes expert's aparecem sente-se um "respect!" no ar, e de facto comprova-se ao longo do resto do filme! com detectives vamos lá! Cavalheirismo em primeiro lugar! ;)

Foi giro rever o nome 'Baby Face Nelson' de um dos famosos assaltantes de bancos da época, que já conhecia do filme O Brother, Where Art Thou? :)

ah! e já me esquecia de fazer referência à canção do melro! :D


7 comments:

Sergio said...

q grande post com bue de detalhes tecnicos e tudo! Heidi, estou maravilhado! :-)))
...fica prometido! qd vir o filme, cá postarei a minha opiniao p comparar c a tua! :-)

Narizinho said...

Sou da tua opnião heidi" este filme não é para massas, nem para ver em casa", eu lá fui ao cinema, ja ha muito q não o fazia :).

filme com o Johnny Depp, ele sabe escolher os filmes em que entra,nunca pode ser um filme para massas:).

Destaco banda sonora orquestrada por Elliot Goldenthal tem momentos geniais.

carla said...

Nao entendo porque acham que o filme nao é para massas. A mim pareceu-me uma hstória capaz de agradar a todos, um bocado ao género de The Untouchables. Concordam que tem alguns momentos mais paraditos, mas o filme nunca deixa de te agarrar! Para além que podes acabar por gostar mais dos maus do que dos polícias :-D

O Johnny está PERFEITO! Até o estilo físico dele parece ter sido retirado desta época. com ladroes destes quem nao quer ser assaltado?! :-D

Nao gostei da Marion, parecia muito insegura.

O Christian Bale, gostei, mas gostava que tivesse havido mais luta entre o polícia mau e o polícia bom.

Eu gostei bastante do filme.

Mas acho que ser ladrao na altura é que era, os policias eram tao estúpidos :-S

Sergio said...

Tb nao percebo o comentario "este filme n é p massas". nao vejo o fundamento.

sim, é preferivel ver no cinema principalmente pela cinematografia. penso q este filme deve criar outras emocoes visuais e sonoras n cinema!

Na minha opiniao o grande calcanhar d aquiles deste filme (e nao é facil acha-lo) é o argumento, nao no q acontece aos personagens mas as frases q trocam entre eles! ...sao froxas, sem interesse e nao criam as apostas d deviam criar entre os personagens!
vejam a personagem d Billie Frechette. mas alguem acreditou q a troca d dialogo na 1° vez naquele bar/salao d danca criaria as ligacoes tao profundas d amor q depois se veio a ver q ela preseguiu?? e a cena tao potencial d C. Bale e J.Deep na primeira vez na cela...o q é q afinal eles disseram um ao outro? NADA d jeito!
Isto p já n falar no personagem d C. Bale, q os argumentistas quiseram encaixar uma inaptencia dele por aquela profissao. tudo bem! ...mas depois nao deram nada q desenvolvesse concretamente isso (sim, existem algumas piscadelas d olho q demonstram isso, mas no fim, qual é o proposito d trazer esse assunto???)

resumindo: sim, os ingredientes estavam todos la! ...mas isso nao cria um grande prato, pois nao? pois aqui nao criou! ...nao é mau! Mata a fome, mas pouco mais!

Narizinho said...

...penso não ser um filme para massas, porque embora seja amplamente divulgado como todos os filmes “hollywoodescos”o são, não é o filme típico do polícia e o bandido.

Michael Mann apresentou aqui um projecto completamente diferente dos seus trabalhos anteriores, foi como que uma sintese de todos os filmes que fez.

Achei muito interessante todo aquele cuidado com a fiel recreação da década de 30, o filme era maioritariamente passado no escuro as personagens por vezes não se distinguiam… um aspecto que acho interessante, que faz pensar, e que nos transporta.

Achei interessantissima a banda sonora, a escolha das músicas de Billie Holiday foi muito boa.

Acho que é um filme visualmente muito bonito, que dificilmente sera esquecido, que nos faz meditar, criticar e conversar e por isso esta muito longe de Tittanics e Homens-aranhas.

Narizinho said...
This comment has been removed by the author.
Sev said...

Estava à espera de mais. Acho que tanto o Johnny Depp como o Christian Bale foram mal aproveitados... O argumento não é nada por aí além, mas também não se podia pedir muito aqui, visto que é baseado numa história verídica. Estou de acordo que os diálogos estão muito básicos, principalmente num dos momentos mais importantes do filme, que é aquele lamirézinho entre Depp e Bale - e aqui não há desculpas, o argumento podia ter sido retocado para dar mais emoção e profundidade ao filme sem comprometer a componente histórica.
O melhor do filme, para mim, foi a capacidade do realizador direccionar a simpatia dos espectadores para o bandido, digo isto porque na realidade, no auge de Dillinger, era também esse o sentimento do povo Americano (e vê-se explicitamente isso numa ou noutra cena)! Pena foi que este facto tenha acabado por apagar muito a personagem de Bale.
Acaba por ser só mais um filme de ladrões e polícias... e havia tanto material histórico para levar este filme para outro patamar.