22 October 2006

América Proibida (1998)

Racismo sentido de forma intensa e discutido de forma inteligente. É um excelente filme e é um excelente desempenho de Edward Norton - agora percebo porque a seguir foi fazer Fight Club - acho que as personagens tem muito a ver na frustracao de nao encontrar um caminho de vida e no prazer da violencia no entretanto.
Ponto alto: Edward Norton tenta evitar que o irmao siga o seu caminho - é mais difícil educar que odiar - o ódio é um sentimento egoísta, simples e nao exige entrega - cuidar de alguém exige mais.

http://www.imdb.com/title/tt0120586/

6 comments:

Luis said...

aos crackers: já sei que devo ser o único que ainda nao tinha visto o filme...mas como gostei mesmo, decidi dar um contributo...o primeiro post!

sof* said...

quando vi este filme, já la vão alguns anos e até acho que vi com a carla, fiquei quase absorta com todo aquele universo. passado algum tempo realizei que de facto as coisas passam-se assim, infelizmente. parabéns ao norton por esse grande desempenho.

carla said...

Para mim o filme teve imenso impacto, começou logo com a cena inicial em que o Edward Norton parte o maxilar a um gajo na beira do passeio, esta foi a parte da violência que me deixou logo de boca aberta. O resto... é mesmo muito bom!
Há caminhos que se tomam que nunca nos conseguiremos livrar deles.

Sergio said...

Obrigado ADMIN :-) por nos recordares aquela cena historica, linda, sublime do maxilar no passeio!!
...e a cena em que o ele e o black estao na lavandaria da prisao, e este ultimo comeca a contar como ele a gaija dele fazem sexo, cena hilariante, ate que finalmente, e pela primeira vez, o E. Norton deixa cair a mascara de racista e se ri como um perdido. Cena BRUTAL!! Ponto de viragem no filme!
...claro que ha quem goste mais da cena do cair do sabao nos duches, mas esse so fez uma vez um post de merda (sobre a gaija dele)... LOL
:-D

Heidi said...

Um dos meus primeiros cartazes de cinema na parede do meu quarto de estudante em Aveiro :)
(acho que não preciso de dizer mais nada)

Zé Carlos said...

Acho que algumas cenas deste filme foram rodadas no Martim Moniz. confirmam?