21 October 2006

Requiem for a dream --» ***** (revisto)


Não sei o que dizer………
Parece-me uma experiência autobiográfica de uma pessoa que já passou pela experiência da droga….. ajudado por uma banda sonora (e um tema principal) que parece um comboio que partiu e que não consegue parar até ao seu destino. O filme desenvolve, crescendo, pela experiência alucinante (e sem retorno) de todos os DROGADOS.
Salta à vista, a maneira como ele usa e abusa, de todos os truques de câmara “in the book” por exemplo: grande-angular, plano superiores, arrastamentos, slow-motions, quebras de luz, etc… mas no fim o resultado é fascinante. A comparação entre a droga e o açúcar é algo de transcendente.
A posição do filme no ranking do IMDB, posição 54, mostra que, não é simplesmente uma história sobre a droga… é algo de muito mais!!!!!!!!!!!!!!!!

Semelhanças: “Drugstore cowboy” (http://www.imdb.com/title/tt0097240/) mas completamente diferente ou “Trainspotting” (http://www.imdb.com/title/tt0117951/) mas bem mais negro! :-)

P.S. alguem reparou numa imagem que passa no filme muito semelhante a esta que anexo (Dalí)? A rapariga à janela...
Ninguem acha coincidencia demais? (eu acho propositado: a relaçao dos "sonhos" de Dali aos que constantemente passam na cabeça dos drogados...o olhar para o futuro... olhar para A e ver B...)
O que acham? (por favor, comentem!)

6 comments:

sof* said...

Vou ver para verificar, i promisse!

Sergio said...

Quem muito promete, pouco cumpre! :-PPPP

(tou a brincar contigo!)

Heidi said...

Filme brutal, muito forte e desconcertante! Daqueles em que ainda não tenho reacção mal o filme acaba, que nos faz realmente pensar e do qual para o resto da vida nos vamos lembrar de uma ou outra cena marcante:) sem dúvida que o quero voltar a ver, mas ainda não... vou esperar mais uns tempos para me esquecer o máximo possível do que ainda me lembro. Mas é sem dúvida um filme para não ver mtas vezes seguidas... seria atrofiante demais... psico!

daigoro said...

naturalmente... não é um filme sobre droga, mas sim sobre vícios e sonhos. e o sonho é isso, olhar de dentro para fora. ela sonha com a loja, ele sonha em dar-lhe tudo o que ela desejar, o wayans sonha apenas ser, e a mãe sonha em ser reconhecida, vista, apreciada. olhar sempre para além descartando aquém...

Narizinho said...

este filme deixa-nos de uma forma despreocupada navegar e ,simplesmente, tomar conhecimento de factos reais, em que à medida que o vício vai ganhando força, o descalabro emocional e fisíco aumenta em cada uma das personagens.
Adorei, um filme fortissimo que nos provoca um nó na garganta.

Narizinho said...

Ei.. eu estive em frente a este quadro, no rainha Sofia, achei-o magnifico e muito diferente dos trabalhos de Dali.