24 February 2010

and the Oscar goes to....

Na noite de 7 de Março de 2010 vao ser entregue os "prémios maiores" do cinema. Apresentado a cerimónia vao estar estes dois senhores: Steve Martin e Alec Baldwin.

E como nós também temos direito à nossa opiniao, durante as próximas 2 semanas vamos ter os Cinecrack Oscars. Por isso é começar a votar!!!

The informant!

Acho que a palavra do cartaz descreve o filme na perfeicao unbelievable.

Mark Whitacre (Matt Damon) é um biólogo que trabalha numa empresa de desenvolvimento de lisina que foi subindo na hierarquia da empresa ao longo do tempo. Quando ele chega "quase" ao topo é-lhe atribuida uma tarefa que nao fazia parte dos seus planos, ser o representante da sua empresa nas reunioes de fixacao de precos de mercado entre todos os concorrentes. Um pouco pressionado pela esposa, e após um contacto por "outros" motivos, acaba por contar esta situacao ao FBI, que comeca a investigar o caso com a sua ajuda. Mas entretanto as coisas nao sao bem como parecem :-D

Sem dúvida que o Matt Damon "faz" o filme, gracas à sua interpretacao é que o filme está tao interessante (e mesmo cómico). O seu personagem é pura e simplesmente desconcertante! ou como diz o cartaz unbelievable!

22 February 2010

Les plages d'Agnès


Um filme documentário autobiográfico de Agnès Varda (Les glaneurs et la glaneuse), para quem conhece o trabalho desta cineasta, que vale muito ver!


Varda acompanha-nos num passeio pela sua vida, a história de uma cineasta que, aos 80 anos, mantém a curiosidade de uma jovem em relação ao mundo.

A cineasta caminha de costas, como que tivesse a voltar no tempo, e é através de fragmentos de filmes seus, de pensamentos, de reconstruções de alguns episódios marcantes e das praias que nos conta a sua vida e a sua paixão pelo cinema.


Este documentário faz referencia também ao aparecimento de Nouvelle Vague (Movimento artístico de cinema francês, principais nomes deste movimento: Godard, Truffaut, Rivette, Resnais) em que Varda foi percussora.

Um filme cheio de boa disposição, humor (algo que caracteriza a cineasta) , muita criatividade e algumas surpresas.

“Se você abrir uma pessoa, irá achar paisagens. Se me abrir, irá achar praias”.
Agnés Varda

The Cove

Um grupo de activistas tenta mostar ao mundo a carnificina que se passa na vila pescatória de Taijii no Japao. Os golfinhos (que por ali passam naturalmente) sao atraidos para uma baia, onde sao vendidos vivos para parques aquáticos, ou mortos, para alimentacao, pondo em risco a saúde pública já que os niveis de mercúrio da sua "carne" é bem mais elevado do que o permitido por lei.
Um dos aspectos mais interessantes é que a pessoa que já há alguns anos lidera este "movimento de libertacao dos golfinhos" é o "famoso" treinador de Flipper, a série televisa norte-americana dos anos 60.
O documentário em si acho que nao está muito bem feito, a linha condutora nao é assim muito interessante, e certos detalhes sao descuidados. Mas como aviso sobre um prática vale sempre a pena ter o conhecimento.

Oscar Niemeyer - A Vida É Um Sopro

Um documentário sobre a obra (e vida) de oscar Niemeyer. Quanto a mim o melhor arquitecto da actualidade!

Apesar do documentário ser todo na primeira pessoa (nem as perguntas se ouvem), e tendo em conta que o senhor já tem 102 anos, nao é nada aborrecido.

É uma excelente retrospectiva das suas obras mais emblemáticas, e do enquadramento politico-social em que elas aconteceram.

Para quem gosta de arquitectura sem dúvida que é um must see!

19 February 2010

Spirit awards

Cinema nao é só os Oscars, alias está bastante (e cada vez mais) longe disso!
Assim, deixo aqui o link dos Spirit awards (independent cinema) p quem quiser dar uma espreitada noutros titulos deste ano q possivelmente merecem uma vista d olhos....fiquei fisgado no "Sin nombre" do qual ja ouvi boas coisas....

17 February 2010

The Lovely Bones

Susie Salmon (Saoirse Ronan) é assassinada aos 14 anos e fica "presa" numa espécie de purgatório, de onde consegue observar a sua família, que se debate com uma nova realidade, à qual tem de se adaptar.

As actuacoes sao muito boas (em particular Saoirse Ronan, Stanley Tucci, Rachel Weisz e Rose McIver) e o filme comeca muito bem. Mas… Tornou-se bastante chato e tive a sensacao de que, a certa altura, perdeu-se o fio condutor.

O filme peca por excesso e por defeito (em aspectos diferentes, claro está). Embora seja visualmente muito bonito, as cenas no in-between sao demasiadas e muito longas e pouco ajudam a perceber o que aconteceu a Susie (tanto durante como depois do homicídio). Por outro lado, a vida terrena (e com isto refiro-me às personagens que nao morreram) foi pouco explorada.

No final, a Susie fala nos lovely bones que foram criados após a morte dela. Eu nao vi nada. Aconteceu tudo fora do écran. Faltou ali muita coisa.

Houve também um momento de "palhacada" com a Susan Sarandon, que era completamente desnecessário. Deu-me a sensacao de que nao se enquadrava no filme…

Desilusao.

15 February 2010

Whatever Works


Woody Allen está de volta a Nova Iorque sem a Scarlett Johansson. Whatever Works, uma comédia romântica com aquelas piadas sarcásticas, tão peculiares de Woody Allen ,e manias à mistura.


Woody Allen recupera o seu velho modelo de estória com protagonista/narrador, embora agora, esteja por detrás das câmaras deixando o papel de protagonista a Larry David (co-criador série “Seinfeld”,).Larry David surge como o Woody Allen de outros tempos, o pessimista, auto obcecado em torno do qual tudo lhe acontece.

È uma estória coesa, que apresenta uma tese sobre o acaso da vida e a prova. A "moral" subjacente, segundo a qual "tudo o que funcione para ti", por mais inapropriado ou absurdo que possa parecer, desde que te faça feliz... é o que interessa.

Destaco o monólogo inicial de Larry David, é genial!

Mesmo com um final um pouco forçado, Whatever Works é uma diversão agradável com uma bela mensagem.

Recomendo!!! Embora seja suspeita…

....Eu adoro os filmes de Wood Allen, especialmente os filmados em N.Y.



11 February 2010

Julie & Julia

Julia é um senhora que nos anos 40/50/60 vai tendo as suas primeiras aventuras na cuisine française que mais tarde se tornam num livro de grande sucesso nos EUA.
Julie é uma jovem que em 2002 procura algo mais na sua vida, algo que a apaixone, seguir o livro de Julia Mastering the Art of French Cooking foi a solução que ela encontrou.
Aguentar 2 horas (ok, um bocado menos porque ela nao está sempre em cena) a falar da maneira como a Meryl Streep fala neste filme é qualquer coisa de extraordinário. Confesso que nao vi todos os outros nomeados da mesma categoria para os Globos de Ouro, mas parece-me bastante bem atribuido o prémio dela.
Eu gostei bastante do filme, é um filme levezinho, mas interessante, do ponto de vista das histórias que se misturam cheias de paralelismos, e mesmo da mensagem de "força" que nos transmite.
Gostei particularmente da cena do almoço da Julie com as amigas, é um cliché sim, mas está lindo!!!
Aqui fica o blog original

09 February 2010

Humpday


Ben (Mark Duplass) é um gajo normal, c a vida “instalada” : vive agora c a sua mulher, tentando ter um filho, emprego estavel, etc e tal.
Um certo dia, ás tantas d manha, bate á porta o seu grande amigo, Andrew (Joshua Leonard), “artista, aventureiro e boemio”, vindo d + 1 “aventura” pelo Mexico.
No dia seguinte, inevitavelmente, ele arranjou logo “uma cena” ...conheceu umas gaijas, foi p casa delas e estavam numa boa lá no apart....”e tu Ben? Juntas-te a nós?” :-)
(ja estao a ver onde isto vai, nao?) ...foi o Ben, mas a mulher nao.
Bebida, etc...e numa altura d noite lancou-se um desafio: poderia um gajo “normal”, com a vida “instalada”, fazer algo maluco, p um projecto d arte, como por exemplo, ele e o amigo, 2 heterosexuais, fazerem sexo um com o outro (pq tal ainda nao tinha sido feito) ?

Ora este plot, nada mais é do q um veiculo, p questionar as opcoes d caminho q fazemos ao longo d vida (principalmente nos vinte e tais, trinta...)
Assentar vs “aventurar”
Ser jovem vs já estar “velhote”
Art vs mainstream
Ir ate ao fim das cosias vs deixar tudo a meio
Decisoes impulsivas vs decisoes reflectidas
Até homo vs heterosexual! :-D

Acho q muitos d nós conseguem imediatamente tracar algumas semelhancas c personagens q conhecemos na nossa vida (normalmente Universidade), q lutaram (ainda lutam!!) nesta ambivalencia de valores, uma luta intemporal e universal, q nem Ying & Yang.
Ao inicio parece banal e apenas um re-encontro….mas vai-se percebendo q existe ali algo mais, algo q tem q ser questionado a fundo e principalmente, decidir-se uma vez por todas d q lado das ambivalencias se está!
…e todo o filme é muito mais poderoso sabendo q quase todos os dialogos foram improvisados, coisa rarissima actualmente!
Gostei particularmente d Andrew (fabulosamente interpretado por J. Leonard) a lembrar (fisicamente) o foliao maluco (Zach Galifianakis) d “Hangover” mas mais real! Qq um podia dizer: “eu conheco um gajo assim” :-D . está muito bem!!

È, sem duvida a surpresa indie do ano ….nao me parece q vá ser unanime nos gostos, mas quem vir com atencao e se identificar, vai ter uns tantos mais pensamentos na altura q puser a cabecinha na almofada e for dormir…..

08 February 2010

The Blind Side

Este filme baseia-se na história verídica de Michael Oher (Quinton Aaron), mais um adolescente desfavorecido, que tem a sorte de ser acolhido por Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock).

Graças ao apoio e à ajuda da sua nova família, Michael torna-se uma peça fundamental na equipa de futebol americano da escola que frequenta, acabando por despertar o interesse de inúmeros treinadores de equipas universitárias. Para garantir que Michael tem as notas necessárias para entrar numa universidade e obter uma bolsa de estudos, entra em cena Miss Sue (Kathy Bates).

É uma história com um final feliz (e ainda bem, por ser verídica!).

O pior do filme: O background de Michael é pouco explorado. Aliás, toda a personagem dele é pouco explorada.

O melhor do filme: Jae Head, no papel de S.J. Tuohy e a já referida Kathy Bates. A Sandra Bullock está bem, mas eu nao a suporto...!




AVATAR Goes 4D in Korea!

http://www.collider.com/2010/02/05/avatar-goes-4d-in-korea/

While the world was content to watch Avatar in 3D, in Korea, they’ve taken it to the next level: 4D. Using moving seats, sprinkling water, laser lights, smells of explosives and wind, Korea’s leading multiplex chain, CJ-CGV, uses more than 30 effects during the movie and charges a much higher ticket price for the experience ($15.80 versus $6.90).

06 February 2010

“Ilha” é o primeiro documentário sobre pescadores da Praia de Faro

Estreia em Maio na RTP2

“Ilha” é o primeiro documentário cinematográfico realizado sobre a comunidade de pescadores e mariscadores que habita a Praia de Faro há mais de meio século. Com narração do cantor José Mário Branco, o trabalho tem estreia marcada para Maio, na RTP 2.

Em entrevista à agência Lusa, os realizadores, Mauro Amaral, 33 anos, e Carlos Fraga, 56, definem o resultado final como um documento intimista e plural que aborda a autenticidade dos pescadores e o medo de verem as suas casas demolidas pelo “Polis Ria Formosa”, um programa governamental para requalificar 48 quilómetros de frente costeira desde a Praia de Vale do Lobo até Vila Real de Santo António.

ver mais


Venho assim divulgar a 1ºfilme documental do meu amigo Mauro Amaral ;)

05 February 2010

03 February 2010

The Damned United

Vi este filme sem saber previamente do que se tratava e sem fazer a mínima ideia de quem foi Brian Clough. Nao é propriamente biográfico, uma vez que se foca num episódio em particular: os 44 dias do referido senhor como treinador do Leeds United.

Brian Clough (Michael Sheen), que levou a pequena e pouco promissora equipa do Derby County ao topo das divisoes, aparece como sucessor de Don Revie (Colm Meaney), que entao saíra do Leeds para se tornar seleccionador nacional.

Penso que o enquadramento dado é suficiente para perceber os tracos gerais do carácter de Clough, assim como os acontecimentos que levaram à sua contratacao como treinador do Leeds United, um grande clube cuja forma de jogar ele despreza profundamente, devido à violência que é praticada pelos jogadores (e ele faz questao de o dizer publicamente!). As já complicadas relacoes entre o novo treinador e o plantel sao dificultadas pelo ódio de estimacao que Clough nutre por Don Revie. Enfim, os ingredientes para o desastre estao todos lá!

Penso que o filme está bem conseguido. Tive algum receio inicialmente, mas a forma como a história é apresentada é bastante interessante. Gostei.

Quanto a actuacoes, palmas para eles: Michael Sheen (o David Frost do Frost/Nixon), Colm Meaney e Timothy Spall (este último no papel de Peter Taylor, treinador adjunto de Clough).

Este Clough fez-me lembrar o nosso special one :-)

Moon

Sam Bell (Sam Rockwell) é um astronauta que se encontra a cumprir um contrato de 3 anos, numa estacao lunar. A única companhia que tem é Gerty, um robot (voz de Kevin Spacey) que aparenta possuir algumas características humanas e que de alguma forma o ajuda a combater a solidao e a ansiedade.

O trabalho de Sam consiste em supervisionar extraccoes de hélio e enviar as cápsulas com o gás para a Terra. Quase no final do seu contrato, sofre um acidente, que leva a uma série de acontecimentos que acabam por desvendar o plot. Isto tudo passa-se em menos de 20 minutos. E no entanto, na minha opiniao, esta revelacao nao estraga as "surpresas", nem torna o filme previsível.

Nao sou grande fä de sci-fi, mas gostei bastante deste filme, que acaba por explorar bastante as emocoes humanas e retratar a realidade do mundo corporativo.

Sam Rockwell está pura e simplesmente fantástico no papel. Ele é o filme.

Curiosidade: este é o debut cinematográfico de Duncan Jones (filho de David Bowie).

Precious

Precious (Gabourey Sidibe) é uma jovem de 16 anos, quase analfabeta, que sofre abusos sexuais, físicos e emocionais. A certa altura, é expulsa da escola e é-lhe oferecida a oportunidade de frequentar uma instituicao alternativa, que a vai ajudar a dar um rumo à sua vida.

Aquilo que parece ser uma história simples e até bastante corriqueira, chega até nós de uma forma poderosa e chocante. É incrível, mesmo. Deixa-nos com um nó na garganta, mas ao mesmo tempo consegue transmitir uma sensacao de… sei lá, de assombro, admiracao. E uma mensagem de esperanca.

Gostei mesmo muito. Recomendo. É um soco no estômago, food for thought.

Fiquei a pensar se a nomeacao de Gabourey Sidibe para o Oscar de melhor actriz faz tanto sentido quanto isso. O papel requer que ela se apresente de forma quase inexpressiva durante 90% do filme…

Quanto à nomeacao da Mo'nique (no papel de Mary, mae de Precious) para melhor actriz secundária: uau. A mulher tem definitivamente os seus 15 minutos de fama quando, quase no final do filme, numa explosao emocional, explica a lógica por trás de todo o seu comportamento. Está mesmo muito bem.

Ah, é verdade. Por lá também aparecem Lenny Kravitz e Mariah Carey.

82nd Annual Academy Awards

Winners to be announced on Sunday, March 7th.

Best Motion Picture of the Year
Nominees:
Avatar (2009): James Cameron, Jon Landau
The Blind Side (2009): Nominees to be determined
District 9 (2009): Peter Jackson, Carolynne Cunningham
An Education (2009): Finola Dwyer, Amanda Posey
The Hurt Locker (2008): Nominees to be determined
Inglourious Basterds (2009): Lawrence Bender
Precious: Based on the Novel Push by Sapphire (2009): Lee Daniels, Sarah Siegel-Magness, Gary Magness
A Serious Man (2009): Joel Coen, Ethan Coen
Up (2009): Jonas Rivera
Up in the Air (2009/I): Daniel Dubiecki, Ivan Reitman, Jason Reitman

Best Performance by an Actor in a Leading Role
Nominees:
Jeff Bridges for Crazy Heart (2009)
George Clooney for Up in the Air (2009/I)
Colin Firth for A Single Man (2009)
Morgan Freeman for Invictus (2009)
Jeremy Renner for The Hurt Locker (2008)

Best Performance by an Actress in a Leading Role
Nominees:
Sandra Bullock for The Blind Side (2009)
Helen Mirren for The Last Station (2009)
Carey Mulligan for An Education (2009)
Gabourey Sidibe for Precious: Based on the Novel Push by Sapphire (2009)
Meryl Streep for Julie & Julia (2009)

Best Performance by an Actor in a Supporting Role
Nominees:
Matt Damon for Invictus (2009)
Woody Harrelson for The Messenger (2009/I)
Christopher Plummer for The Last Station (2009)
Stanley Tucci for The Lovely Bones (2009)
Christoph Waltz for Inglourious Basterds (2009)

Best Performance by an Actress in a Supporting Role
Nominees:
Penélope Cruz for Nine (2009)
Vera Farmiga for Up in the Air (2009/I)
Maggie Gyllenhaal for Crazy Heart (2009)
Anna Kendrick for Up in the Air (2009/I)
Mo'Nique for Precious: Based on the Novel Push by Sapphire (2009)

Best Achievement in Directing
Nominees:
Kathryn Bigelow for The Hurt Locker (2008)
James Cameron for Avatar (2009)
Lee Daniels for Precious: Based on the Novel Push by Sapphire (2009)
Jason Reitman for Up in the Air (2009/I)
Quentin Tarantino for Inglourious Basterds (2009)

Best Writing, Screenplay Written Directly for the Screen
Nominees:
The Hurt Locker (2008): Mark Boal
Inglourious Basterds (2009): Quentin Tarantino
The Messenger (2009/I): Alessandro Camon, Oren Moverman
A Serious Man (2009): Joel Coen, Ethan Coen
Up (2009): Bob Peterson, Pete Docter, Thomas McCarthy

Best Writing, Screenplay Based on Material Previously Produced or Published
Nominees:
District 9 (2009): Neill Blomkamp, Terri Tatchell
An Education (2009): Nick Hornby
In the Loop (2009): Jesse Armstrong, Simon Blackwell, Armando Iannucci, Tony Roche
Precious: Based on the Novel Push by Sapphire (2009): Geoffrey Fletcher
Up in the Air (2009/I): Jason Reitman, Sheldon Turner

Best Achievement in Cinematography
Nominees:
Avatar (2009): Mauro Fiore
Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte (2009): Christian Berger
Harry Potter and the Half-Blood Prince (2009): Bruno Delbonnel
The Hurt Locker (2008): Barry Ackroyd
Inglourious Basterds (2009): Robert Richardson

Best Achievement in Editing
Nominees:
Avatar (2009): Stephen E. Rivkin, John Refoua, James Cameron
District 9 (2009): Julian Clarke
The Hurt Locker (2008): Bob Murawski, Chris Innis
Inglourious Basterds (2009): Sally Menke
Precious: Based on the Novel Push by Sapphire (2009): Joe Klotz

Best Achievement in Art Direction
Nominees:
Avatar (2009): Rick Carter, Robert Stromberg, Kim Sinclair
The Imaginarium of Doctor Parnassus (2009): David Warren, Anastasia Masaro, Caroline Smith
Nine (2009): John Myhre, Gordon Sim
Sherlock Holmes (2009): Sarah Greenwood, Katie Spencer
The Young Victoria (2009): Patrice Vermette, Maggie Gray

Best Achievement in Costume Design
Nominees:
Bright Star (2009): Janet Patterson
Coco avant Chanel (2009): Catherine Leterrier
The Imaginarium of Doctor Parnassus (2009): Monique Prudhomme
Nine (2009): Colleen Atwood
The Young Victoria (2009): Sandy Powell

Best Achievement in Makeup
Nominees:
Il divo (2008): Aldo Signoretti, Vittorio Sodano
Star Trek (2009): Barney Burman, Mindy Hall, Joel Harlow
The Young Victoria (2009): John Henry Gordon, Jenny Shircore

Best Achievement in Music Written for Motion Pictures, Original Score
Nominees:
Avatar (2009): James Horner
Fantastic Mr. Fox (2009): Alexandre Desplat
The Hurt Locker (2008): Marco Beltrami, Buck Sanders
Sherlock Holmes (2009): Hans Zimmer
Up (2009): Michael Giacchino

Best Achievement in Music Written for Motion Pictures, Original Song
Nominees:
Crazy Heart (2009): T-Bone Burnett, Ryan Bingham("The Weary Kind")
Faubourg 36 (2008): Reinhardt Wagner, Frank Thomas("Loin de Paname")
Nine (2009): Maury Yeston("Take It All")
The Princess and the Frog (2009): Randy Newman("Almost There")
The Princess and the Frog (2009): Randy Newman("Down in New Orleans")

Best Achievement in Sound Mixing
Nominees:
Avatar (2009): Christopher Boyes, Gary Summers, Andy Nelson, Tony Johnson
The Hurt Locker (2008): Paul N.J. Ottosson, Ray Beckett
Inglourious Basterds (2009): Michael Minkler, Tony Lamberti, Mark Ulano
Star Trek (2009): Anna Behlmer, Andy Nelson, Peter J. Devlin
Transformers: Revenge of the Fallen (2009): Greg P. Russell, Gary Summers, Geoffrey Patterson

Best Achievement in Sound Editing
Nominees:
Avatar (2009): Christopher Boyes, Gwendolyn Yates Whittle
The Hurt Locker (2008): Paul N.J. Ottosson
Inglourious Basterds (2009): Wylie Stateman
Star Trek (2009): Mark P. Stoeckinger, Alan Rankin
Up (2009): Michael Silvers, Tom Myers

Best Achievement in Visual Effects
Nominees:
Avatar (2009): Joe Letteri, Stephen Rosenbaum, Richard Baneham, Andy Jones
District 9 (2009): Dan Kaufman, Peter Muyzers, Robert Habros, Matt Aitken
Star Trek (2009): Roger Guyett, Russell Earl, Paul Kavanagh, Burt Dalton

Best Animated Feature Film of the Year
Nominees:
Coraline (2009): Henry Selick
Fantastic Mr. Fox (2009): Wes Anderson
The Princess and the Frog (2009): John Musker, Ron Clements
The Secret of Kells (2009): Tomm Moore
Up (2009): Pete Docter

Best Foreign Language Film of the Year
Nominees:
Ajami (2009)(Israel)
Das weisse Band - Eine deutsche Kindergeschichte (2009)(Germany)
El secreto de sus ojos (2009)(Argentina)
Un prophète (2009)(France)
La teta asustada (2009)(Peru)

Best Documentary, Features
Nominees:
Burma VJ: Reporter i et lukket land (2008): Anders Østergaard, Lise Lense-Møller
The Cove (2009): Nominees to be determined
Food, Inc. (2008): Robert Kenner, Elise Pearlstein
The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers (2009): Judith Ehrlich, Rick Goldsmith
Which Way Home (2009): Rebecca Cammisa

Best Documentary, Short Subjects
Nominees:
China's Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province (2009) (TV): Jon Alpert, Matthew O'Neill
The Last Campaign of Governor Booth Gardner (2009): Daniel Junge, Henry Ansbacher
The Last Truck: Closing of a GM Plant (2009) (TV): Steven Bognar, Julia Reichert
Królik po berlinsku (2009): Bartosz Konopka, Anna Wydra
Music by Prudence (2010): Roger Ross Williams, Elinor Burkett

Best Short Film, Animated
Nominees:
French Roast (2008): Fabrice Joubert
Granny O'Grimm's Sleeping Beauty (2008): Nicky Phelan, Darragh O'Connell
La dama y la muerte (2009): Javier Recio Gracia
Logorama (2009): Nicolas Schmerkin
Wallace and Gromit in 'A Matter of Loaf and Death' (2008) (TV): Nick Park

Best Short Film, Live Action
Nominees:
The Door (2008): Juanita Wilson, James Flynn
Istället för abrakadabra (2008): Patrik Eklund, Mathias Fjällström
Kavi (2009): Gregg Helvey
Miracle Fish (2009): Luke Doolan, Drew Bailey
The New Tenants (2009): Joachim Back, Tivi Magnusson

02 February 2010

Das weisse Band



Um filme de Michael Haneke (La pianiste, Funny Games U.S.), E QUE FILME!!!! Já não via um filme assim há muito tempo.


Uma estória fascinante bem ao modo David Lynch, filmada a preto e branco, em tom glacial que nos transporta para um ambiente de guerra. Uma aldeia protestante da Alemanha do Norte, em vésperas da primeira guerra mundial. A corrupção, os segredos obscuros e a violência que se escondem por trás da cortina moralista de boa parte de uma comunidade de camponeses alemães, O espaço da acção é uma escola que é alvo de estranhos acontecimentos, naquilo que parece um ritual de punição.


«Não existe uma só verdade, apenas a verdade pessoal.» MICHAEL HANEKE

RECOMENDO!

Filmspotting Top 25 2009

como tb ja havia feito em 2009 (p os filmes d 2008),
http://cinecrack.blogspot.com/2009/02/filmspotting-top-25-of-2008.html
aqui deixo a lista Top 25 d meu muito fiel podcast d cinema.
Espero q gostem e possam tirar algumas ideias p visionamento futuro!

01 February 2010

The Men Who Stare at Goats

Um reporter, Ewan McGregor, que depois de um casamento falhado decide ir para o Iraque à procura de conquistar a ex-mulher. Pelo caminho encontra-se com um "ex-soldado", George Clooney, de uma forca especial ultra-secreta o New Earth Army, do qual também fizeram parte Jeff Bridges e o Kevin Spacey.
Muito alarido por muito pouco :-(
Tinha algumas expectativas relativamente a este filme, tinha ao que parecia ser uma história interessante. Uma boa combinacao de actores, e um registo a tender para a comédia que podia criar algumas gargalhadas das boas.
Mas nao. A história perde-se completamente, nao tendo grande interesse. Os actores, eles estao lá, mas o argumento nao é bom suficiente. As piadas, sao algumas, mas nao suficientes e nao suficientemente boas.
Na primeira meia hora do filme, quando ainda achava que o filme ainda ia dar mais pensava que com a entrada dos outros actores a coisa ia mudar e ficar interessante. Mas nao, os outros actores foram introduzidos mas a interesse do filme ficou o mesmo.
Temos pena!