02 February 2010

Das weisse Band



Um filme de Michael Haneke (La pianiste, Funny Games U.S.), E QUE FILME!!!! Já não via um filme assim há muito tempo.


Uma estória fascinante bem ao modo David Lynch, filmada a preto e branco, em tom glacial que nos transporta para um ambiente de guerra. Uma aldeia protestante da Alemanha do Norte, em vésperas da primeira guerra mundial. A corrupção, os segredos obscuros e a violência que se escondem por trás da cortina moralista de boa parte de uma comunidade de camponeses alemães, O espaço da acção é uma escola que é alvo de estranhos acontecimentos, naquilo que parece um ritual de punição.


«Não existe uma só verdade, apenas a verdade pessoal.» MICHAEL HANEKE

RECOMENDO!

3 comments:

Sergio said...

Haneke p mim, é um realizador mt interessante pq, claramente, toda a sua obra anda á volta d um tema: o porque de certas pessoas executarem actos violentos contra outros, mesmo q p isso nao haja uma razao aparente!
Basicamente, ele gosta d deambular por aquela linha tenue entre a sanidade e o "fusivel queimado". Aquele momento em q o humano se torna irracional. ...por vezes "inconscientemente"...??!!

Penso q neste filme irá ser igual...e isso deixa-me ...intrigado e expectante! :-DDDDD
...mas sei q é uma expriencia dificil...os filmes dele nao sao easy-watching :-D
Acho q este é o realizador com o maior numero d filmes "one-timmer" no seu curriculo. e isso é uma boa coisa! p mim, pelo menos....

carla said...

Este tipo de filmes nao sao para mim. A accao é demasiado parada, e uma grande parte dos acontecimentos acabam por nunca serem justificados. Nao gostei!
Isto para nao falar que tinha bué de dificuldades em reconhecer os personagens, o que complicava ainda mais quando tentava entender alguns dos acontecimentos.

Sergio said...

"Primeiro estranha-se, depois entranha-se" :-D
tudo o q tinha previsto no comment acima concretizou-se!
- nao é um filme nada facil d ver
- pouca coisa acontece e sao os pormenores q sao relevantes
- quem procura respostas (aos acontecimentos) nao as vai ter (como qs sempre nos filmes d Haneke)
- a primeira parte foi ainda mais dificil q os restantes filmes dele (talvez tenha sido o q a Administradora disse - q é dificil ao inicio reconhecer os personagens todos e as relacoes entre eles)

bottom line: é mais um filme no mesmo estilo q Haneke nos habituou, mas neste caso como antevisao d crueldade q viria a despoletar na 1° guerra mundial.
O unicio é dificil, mas no fim ha qq coisa d mt intrigante nos finais dos filmes dele. Uma sensacao d suspense mas mt diferente d um Hitchcock. ele leva-nos aos pincaros d suspense (e dizemos: "quero saber.CONTA-ME") e dps ele deixa-mos la...no pico. desiquilibrados. sem respostas aparentes. um bocado defraudados.
É a cena dele! :-D