03 February 2010

The Damned United

Vi este filme sem saber previamente do que se tratava e sem fazer a mínima ideia de quem foi Brian Clough. Nao é propriamente biográfico, uma vez que se foca num episódio em particular: os 44 dias do referido senhor como treinador do Leeds United.

Brian Clough (Michael Sheen), que levou a pequena e pouco promissora equipa do Derby County ao topo das divisoes, aparece como sucessor de Don Revie (Colm Meaney), que entao saíra do Leeds para se tornar seleccionador nacional.

Penso que o enquadramento dado é suficiente para perceber os tracos gerais do carácter de Clough, assim como os acontecimentos que levaram à sua contratacao como treinador do Leeds United, um grande clube cuja forma de jogar ele despreza profundamente, devido à violência que é praticada pelos jogadores (e ele faz questao de o dizer publicamente!). As já complicadas relacoes entre o novo treinador e o plantel sao dificultadas pelo ódio de estimacao que Clough nutre por Don Revie. Enfim, os ingredientes para o desastre estao todos lá!

Penso que o filme está bem conseguido. Tive algum receio inicialmente, mas a forma como a história é apresentada é bastante interessante. Gostei.

Quanto a actuacoes, palmas para eles: Michael Sheen (o David Frost do Frost/Nixon), Colm Meaney e Timothy Spall (este último no papel de Peter Taylor, treinador adjunto de Clough).

Este Clough fez-me lembrar o nosso special one :-)

2 comments:

carla said...

Nao gostei, achei o filme aborrecido. Acho que nao havia matéria suficiente para um bom filme (pelo menos da maneira como foi apresentada).
O Michael Sheen esteve bem, assim como o Timothy Spall.
Sim, em certas coisas faz lembrar o special one, mas pelo menos o special one conseguiu bons resultados quando se mudou para as grandes equipas

Sergio said...

o filme é competente em contar uma historia q aconteceu. nada mais...e dai o vazio no fim d filme.....talvez se o filme tivesse dado um bocado mais d tempo aos personagens d plantel d Leeds o complot se tivesse adensado mais...assim ficou um bocado "desprovido d qq coisa realmente interessante".

p.s. a ultima frase d filme é de levar ás lágrimas: "Brian Clough foi o melhor treinador q a Inglaterra nunca teve". Laim!!!