14 April 2008

Easy entry into the classics...the list!


















1- Obrigatoriamente “Citizen Kane” (http://www.imdb.com/title/tt0033467/)
Quer se queira quer nao, um dos filmes mais bem escritos de sempre. Magnanime como a vida e um reflexo do proprio ego do seu criador. O filme mais frequentemente apontado como o melhor do seculo.
2- Chaplin é obrigatorio. Mas aqui recomendo um diptico p ver a profundidade e latitude da obra de Chaplin.
“City lights” (http://www.imdb.com/title/tt0021749/) seguido logo por "Limelight” (http://www.imdb.com/title/tt0044837/)
Vao ver q o implicacoes do segundo filme sobre o primeiro vao ter um impacto profundissimo sobre a vossa percepcao de Chaplin como actor, realizador e ... pessoa deste mundo.
3- “Casablanca” (http://www.imdb.com/title/tt0034583/)
O enredo deste filme é qs perfeito. Claustrofobico q.b. dando o tempo certo a cada um dos personagens p se desenvolver. Repleto de “one liners” memoraveis : “Play it again, Sam!” ou “This is the beginning of a beautiful friendship”
4- “Sunrise” (http://www.imdb.com/title/tt0018455/)
Este filme estava muito á frente do seu tempo! Efeitos especiais, planos de camara inovadores, subjectividade de planos, transposicoes de cenas simplesmente incriveis (mesmo agora). È mudo e isso tira a pica a algumas pessoas.....
5- Um do Hitchcock é obrigatorio.....qual é mais dificil! Talvez “Rear Window” (http://www.imdb.com/title/tt0047396/)
Mistura qs inultrapassavel de suspense, intriga e voyarismo. Um classico no genero, dificilmente igualavel na historia do cinema.

....e há quem goste do “E tudo o vento levou” ... ate nao é mau como épico, mas esta mts furos abaixo dos exemplos mencionados acima! :-P :-P

Existiriam muitos, muitos outros para mencionar, alguns q eu ate gosto mais, mas q nao sao o proposito desta pequena lista, ou seja, titulos classicos acessiveis para entrar nesse maravilhoso campo, onde a historia e as estorias se fundem para nos trazer, o q se chama vulgarmente de “the golden age of cinema”.

E voces? Que classicos recomendariam p alguem que, por exemplo, nunca tenha visto um filme a preto e branco (digamos, +/- 1° metade do seculo anterior)....mas cuidado, nao estou a perguntar qual o classico q voces gostaram mais....isso é outra lista!!!!

A este post gostava MESMO de ouvir alguns dos vossos feedbacks! Vamos lá contribuir! :-D
Construtivamente!

11 comments:

carla said...

Filmes a preto e branco, nao é fácil :-)
Acho que o único que vi foi "Os pássaros" e gostei bastante.

Mas nao sendo da primeira metade do século passado, mas para mim o clássico mais clássico é o Ben-Hur, curto bué o filme, se calhar também porque nao é a preto e branco.

al said...

assim de repente o setimo selo...

Tug@ said...

pahhh

filmes a preto e branco?!?!?!

a lista de schindler... :D

hehe

na... akele do chaplin em k ele faz de hitler e o outro sobre o bumm da industria! [nomes não sei... :( ]

estes são os poucos k vi e k ADOREI, logo k recomendo!

nao faço ideia de k parte do século são!

sof* said...

lá está, so agora me estou a iniciar nestas cenas. nao tenho sequer um unico desses filmes a preto e branco, no entanto vi clássicos como "my fair lady", "mary poppins" e "lawrence of arabia". vou tentar ver a tua lista sérigo, valeu!!!

al said...

pois, eu concordo com a lista do sergio mas o citizen kane é uma seca do caralho, obrigatorio mas um bocado seca.
eu vi melhor o setimo selo, surprendeu-me bue.

e o city lights é um dos meus perferidos de sempre, rir ate chorar e chorar a rir. chaplin rules!!!

Sergio said...

Tenho q reconhecer q ainda nao vi o "Setimo selo" .... minha culpa, mas tenciono corrigir isso muito em breve! :-)
...dps "posto" qq coisa!

Monges do Nada said...

Eu devo dizer que esta discussão necessita do daigoro a contribuir, ele deve ser aquele que mais está por dentro destas eras, e muito provavelmente, se não fosse ele eu não teria visto nenhum destes filmes, no entanto, agora dou por mim procurá-los e a vê-los.
Do Hitchcock, proponho o "Suspicion" de 1941, apesar de não considerar um dos melhores.
Do senhor Welles tenho de mencionar o "Touch of evil".
É-me dificil dar nomes de filmes muito mais antigos, mas penso que um dos grandes mestres foi deixado de fora, Akira Kurosawa.
Há ainda um outro que penso que se enquadra que é o Otto Preminger, com por exemplo, "The man with the golden arm", com o Sinatra a fazer o papel principal, pelos vistos utilizando os seus conhecimentos mafiosos, uma vez que o papel tinha sido oferecido ao Marlon Brando, que não teve hipotese de responder, porque os estúdios assinaram com o Frank, antes que o pudesse fazer.
O Bergman também é um dos meus favoritos, e aí dificilmente me lembro de algum melhor que "O Sétimo selo".
Outros nomes que penso valer a pena mencionar são, "Cape fear" o original, com o Gregory Peck e Robert Mitchum.
Metropolis, do Fritz Lang, apesar de considerar que é um filme difícil de ver por ser tão grande, mas é sem dúvida inovador para a altura em que foi feito.
"Sabrina", o original com o Humphrey Bogart, no entanto, considero que com este senhor difícilmente consigamos bater o "Casablanca".
Nesta onda, um pouco depois temos, "Charade", e "Breakfast at Tyffani's", estes últimos três com a maravilhosa Audrey Hepburn.
Para não sentir que deixei o cinema italiano de fora, sinto-me na obrigação de mencionar o Fellini, no entanto, não sei se me atrevo a escolher um dos filmes dele.
E para finalizar, Tarkovsky, que também se insere nos anos 50, e foi dos melhores e mais inovadores realizadores de cinema.

sof* said...

sinto-me uma inculta/básica perante vós senhores :(
vou ver se vos consigo apanhar...

Sergio said...

Sim Sofia! (e restantes leitores femininos ...ou afemininados :-) ) ...acho q o "Breakfast at Tiffany´s" é uma boa aposta tb!

carla said...

Ah, este também já vi, e gostei bastante ;-)
só a presenca dela transmite uma aura de simplicidade, beleza e despreendimento fantásticas

al said...

ai filha esse "Breakfast at Tiffany´s" parece muito bichona meismo. isso na minha terra é quase como dizer que gosto de pilas... grandes e grossas!

bjinhos

p.s. pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas pilas