23 April 2008

Um desafio....estao á altura??

Bem esta coisa do Top dos classicos abriu-me cá um apetite......
Nao desminto: adoro Top´s. Delicio-me com todo o processo de escolha e seleccao mental que termina com um simples Top. Mas pelo meio....aí! tantas recordacoes e imagens, q nunca queremos esquecer, veem-nos a cabeca! è como olharmos para um vasto catalogo fotografico de imagens, dentro da nossa cabeca, mas perto do coracao! (bem....agora esmerei-me, nao? :-D :-D)

Com o supracitado em mente, proponho “com toda a caganca e toda a pujanca” que facamos o Top dos filmes do ano q passou!
Sim....agora é o tempo certo! Ja nos demos o tempo suficiente para vermos as coisas relevantes (ou q achamos relevantes).
Vamos lá a pensar nos filmes q viram o ano passado, que sejam do ano passado (em caso de duvidas vamos ao IMDB) e que vos tocaram/emocionaram/gostaram/etc... profundamente!
Queremos inputs...uma lista de muitos, de poucos ou nenhuns, nao interessa! Queremos é q opinem!!! (eu sei q “as opinioes sao como as vaginas e cada um da-a qd quer”...mas prontos...vamos a ser um bocadinho obscenos! :-D :-D)

p.s. este desafio nao tem nada a ver com o facto de ter visto ontem o “There Will Be Blood” .....nao!!!!!! LOL :-D :-D (e mais nao digo!)

6 comments:

Luis said...

Respondendo ao repto do mestre de culinária, Sr. Dom Sérgio de Barbosa, Marques dos cinemas de Munique, aqui vai a listinha pessoal dos tops do que o je foi vendo de 2007:

Michael Clayton em sexto
The Simpsons the movie em quinto
Ratatouille em quarto, com direito a premio especial do nome mais dificil de escrever
Juno em terceiro
Sicko em segundo
Bourne Ultimatum em primeiro

e as justificacoes, certo?
ok, só para os tres primeiros para isto nao ficar muito longo...

Juno é um filme romantico de idea simples, sempre gostei de pessoas com opinioes fortes e que as mantem mesmo na adversidade...e o pormenor do pessoal sempre a correr, enfim...até me dá vontade de fazer exercicio...pronto, já passou.

Sicko é um excelente filme de ficcao cientifica, tipo star trek...e fica em segundo porque é mesmo verdade e acontece na america...:) e ainda bem que nao vivo lá...é straight to the point, faccioso, e ainda bem...porque é um escandalo o tratamento medico ser negado a qq um.

e relativamente ao Bourne, enfim, é um filme de accao, o que parece um mau comeco para um best movie...mas enfim, para mim, ja como nos filmes anteriores é sempre um roteiro turistico elegante, com historia interessante e cenas muito bem feitas...venham mais

ora aí está.
até à proxima.
L

Turista Ocasional said...

Um top é sempre subjectivo pois depende das opiniões e preferências de cada um, e no caso em concreto dos filmes em particular que se tenha assistido.

Assim de entre os poucos filmes que se tenha assistido relativos a um determinado ano, neste caso de produção de 2007, escolher os que nos atraíram mais por um motivo ou por outro, em muitos dos casos sem uma razão racional plausível para esse efeito, presumo que seja esse o desafio que nos é proposto.

Sem outra explicação aparente para as escolhas feitas para o top saliento os seguintes filmes:
- A Mighty Heart
- Michael Clayton
- Sicko
- Becoming Jane
- Bourne Ultimatum

Tratam-se de filmes de géneros diferentes e como tal não lhes posso atribuir uma ordem pré-determinada pois tal seria sinónimo de preferir sobretudo um género a outro e isso não é bem o caso.
Penso sobretudo que ficaram por ver muitos dos filmes interessantes que foram produzidos em 2007... mas quem faculta o que sabe mais não é obrigado.

Monges do Nada said...

Bem, em primeiro lugar penso que devo explicar que neste momento, escrevo sem o auxilio de um cigarro, acabaram-se-me e para comprar ainda tenho de caminhar considerávelmente, e não me apeteceu esperar.
Acrescento ainda que isto das listas é um pouco injusto, e muitas vezes imperciso.
Apesar de considerar que ainda faltam ver alguns que podem fazer diferença aqui.
Aqui vai.
No primeiro lugar e sem qualquer tipo de oposição: No country for old man.
Sobre este filme, como alguém disse:"Há muito que não batia assim". E não vale a pena dizer mais nada.
No segundo lugar, Não querendo ser injusto, e por esta ordem: "There will be blood" e "La vie en rose".
Duas magnificas interpretações, merecedoras do óscar e algo mais... tanto um como o outro tiraram-me o folêgo. No entanto, penso que, só não ganham mais estes filmes porque a estória vive de um único personagem e nós hoje em dia não estamos habituados a tal, queremos mais, mais diversidade e mais adversidade, neste capítulo claro.
Terceiro lugar, pela ordem, "O escafandro e a borboleta" e "Control", e aqui peço desculpa por não destacar mais o primeiro, mas tenho de dar lugar a um flme de que gostei bastante, e que pode ser esquecido. Apesar de tudo penso que a interpretação deste jovem actor merece ser destacada, não tanto como a dos dois que estão em segundo, mas este actor tem ainda muito terreno para crescer e parece no bom caminho.
Quarto lugar para os westerns: "The assassination of Jesse James by the coward Robert Ford"; e "3:10 to Yuma". Nada a dizer o primeiro é brilhante e o segundo falha um pouco no final, mas penso que não o suficiente para o despromover.
quinto lugar para: "Youth without Youth" e "I'm not there". Bons filmes, mas um pouco confusos, a meu ver. O projecto de paixão do Coppola é sem dúvida um grande filme, com mais uma brilhante actuação by Mr.Roth, Tim Roth, ambos dispensam apresentações. Mas há algumas questões que me fizeram não o achar perfeito. Daí a quinta posição!
Em sexto lugar: "Eastern promises" e "Atonement". Aqui já passamos para um tipo de filme que saem dos meus preferidos, mas que são bons numa onda de entretenimento e ponto final.
Em sétimo: "Hot Fuzz" e "Beowulf". Aqui destaco o primeiro porque tecnicamente foi dos melhores senão o melhor dos filmes que vi deste ano!
Oitavo lugar para:"Bourne Ultimatum", com uma grande realização do Paul Greengrass, e para não desfazer uma grande edição.
Nono lugar para: "Things we lost in the fire", por razões que já esplanei.
Para terminar, em décimo: "Tropa de elite".
Olhando para a lista, sinto que se revisse alguns dos filmes haveria permutas e se calhar alguns poderiam até sair, mediante outros que ainda podem surgir porque não tive oportunidade de os ver.
Sinto ainda vontade de colocar aqui um filme, em décimo primeiro: "Lust caution", penso que com esta temática se calhar o lunático do Wong Kar wai seria melhor a compôr esta estória, no entanto, devo dizer que gostei do filme. Não é um filme genial, mas porque a estória já se estende bastante, e se a abordagem poética surgisse como opção, tornaria-o maçador e talvez algo se perdesse. No entanto Ang Lee perfere uma aboradagem leve e que torna o filme fácil e agradável de se ver.

Sick my duck and Kick my house!!

DearJohn said...

nao tenho top nem down. nao tenho nada.

Tenho o ultimo filme do kim ki duk pra elogiar.porque o vi no cinema. mesmo assim nao o vi ocmpleto. faltam-me uns 9 minutos do terceiro quarto do filme.

Os restantes filmes vi-os num monitor de dois palmos por meio palmo meio aberto. Nao conta pra tops. Nao consigo faze-los com que contem.

DearJohn said...

1 palmo e meio vezes 2 palmos é igual a 3 palmos quadrados.
meio abertos.

al said...

ainda não tive pachorra mas um dia destes vai... ja agora, " Queremos inputs...uma lista de muitos, de poucos ou nenhuns, nao interessa! Queremos é q opinem!!! ".... quero se calhar seria mais apropriado , lol .
enfim... ja agora onde é que está o teu top??? não me digas que andas desde que fizeste o post a trabalhar nele arround the clock ;)??

i'll be back