18 April 2008

I'm not there



Esqueçam tudo o que sabem sobre Bob Dylan! Esqueçam todas as ideias, todos os preconceitos e histórias que possam saber! Os documentários e noticias, não têm lugar aqui!


Eu tenho de confessar que levei todos esses pedaços e ainda mais algumas ideias pré-concebidas que foram desenvolvidas por toda a polémica que houve sobre Todd Haynes ter escolhido a Cate Blanchett para fazer um papel no filme. Como consequência, à medida que o filme vai avançando, tive sempre de contrariar essas ideias, para não me sentir perdido ou confuso, em relação ao que ia acontecendo.


Para mim, aprendermos que o personagem central desta história é Bob Dylan, demasiado cedo, pode ser enganador, e não pela "falácia" de que vive o filme, porque esta é explicada de inicio, mas por toda esta bagagem extra que levamos para o filme.


No entanto, devo dizer que gostei do filme, das interpretações, mas não gostei de me sentir confuso e perdido! Mas também não sei a quem atribuir responsabilidades por essa confusão...
talvez a mim próprio!
Não consigo deixar de pensar no momento em que vi o "Velvet Goldmine", toda a minha "iliteracia" musical, fez-me adorar o filme e talvez um pouco mais, quando aprendi sobre o Brian Slade e a sua inspiração em David Bowie, e Curt Wild baseado em vários artistas da altura, como Iggy Pop e Lou Reed...
"Velvet Goldmine", pareceu-me um segredo bem guardado, e desta vez tal não aconteceu...e não consigo deixar de levantar a questão: Não teria sido melhor, esconder isso, neste também? Apesar de ele não esconder, ele volta a não fazer um filme biográfico, mas um filme que se baseia nessa biografia, fazendo um arranjo tal, que não só me surpreendeu, o que é optimo, como me fez sentir dúvidas e sentir-me perdido, com as poucas coisas que sei sobre Bob Dylan.
Por isso, volto ao inicio : "Esqueçam tudo o que sabem sobre Bob Dylan"!

No comments: