29 January 2009

Gran Torino

Clint Eastwood. Lembram-se de Dirty Harry?


Um regresso ao registo bera que marcou outras eras do cinema em que participou como actor. Desta vez, não só é actor, num papel que já representou(apenas mais novo), como dirige de forma segura e verdadeira este filme, que a meu ver não acrescenta nada de novo ao panorama cinematográfico actual, mas que mantém sempre a atenção do espectador naquilo que nos mostra.

Um filme de plot simplista, que nos mostra uma estória sobre um veterano da guerra na Coreia, racista, que pouco a pouco se começa a envolver nos problemas do seu bairro, que é afectado pela crescente "invasão" de estrangeiros e a consequente onda criminosa tão natural naquele país.

É impressionante como um cineasta, com esta idade, se demarca dos demais, fazendo agora dois filmes por ano e com a qualidade que todos lhe reconhecemos.

7 comments:

carla said...

Acho que nunca o tinha visto falar tanto num filme :-D
De facto o filme como um todo nao é nada de extraordinário. Aborda um tema interessante, mas é como tu dizes, nao acrescenta nada de novo.
Mas o Clint Eastwood está brilhante. Para comecar ele é o personagem principal, o que nao vem sendo normal, e depois o personagem que ele desenvolveu está lindo! Ele só me fazia lembrar um cao raivoso, brutal!
Achei que a reviravolta do personagem dele aconteceu muito rapidamente. E o Thao era fraquinho como actor.

Sergio said...

O grunhido dele vai ficar-me na memoria por muito tempo! Muito bom! .....só "ouvisto"! :-DDD

Narizinho said...

Lindo! Um filme simples e muito comovente.E a música no final é BRUTAL.A rever!

al said...

boas, ja tinhas visto isto praí á 50 anos.

li hoje na premiere uma cena engraçada. na parte das cenas negativas do mais e menos dizia qq coisa como: será que o pessoal dos oscares se esqueceu de ver este filme??

deu-me pa rir.

Sergio said...

esqueci-me de referir.....p mim, este filme leva o premio de pior actor/actriz do ano...p quem? p todos exceptuando o Clint! pareciam q estavam todos em des-sintonia com o protagonista...ele ta muitos furos acima dos outros todos e isso cria um desbalanceamento enorme no filme q acaba (na minha opiniao) por tornar o filme nao muito bom.
agora q ele esta top...isso ta! (aqui sim, faltou a nomeacao!!!)

M said...

Quando os fulanos dos gangs apareceram, fiquei "assustada". Nao tenho paciência para os filmes que abordam esse tópico. Felizmente, os jovens aparecem poucas vezes e a história nao se desenvolve em torno deles.

Adorei a personagem do Clint Eastwood, adorei a forma como ele a criou e desenvolveu. É curioso, como às vezes um perfeito estranho entra na nossa vida e rapidamente assume um lugar de destaque, conseguindo criar lacos mais fortes do que os de sangue.

Concordo plenamente com o Sérgio: os outros actores eram todos muito fraquinhos. Isso foi realmente uma pena.

As cenas finais impressionaram-me muito. Uma coisa simples e talvez esperada, mas com um impacto fortíssimo na história.

Heidi said...

Adorei o filme! E olha que não estava mesmo mesmo nada à espera!!

O filme está todo muito bem conseguido, pensado e estruturado. As cenas, os diálogos, a história, a música, o personagem do Clint que é o mais lindo e brutal dos últimos tempos!!! estou a falar em relação a qq personagem de qq filme dos últimos temos. Ou seja, é um filme que "ficou", marcou e não será esquecido!

Ao contrário dos últimos comments :) eu adorei os outros actores! Aliás, o facto dele ter querido trabalhar com actores "desconhecidos" já revela qq coisa. Achei que o puto, a irmã e o padreco estiveram muito bem e convincentes nos seus papéis :)

Adorei os diálogos do Client com o padreco, e a correspondente evolução da relação entre ambos.

o Fim do filme... genial! Não há mais palavras!

Quanto ao filme não trazer nada de novo... não sei... a mim trouxe! e bastante!

Mexeu muito comigo. E também me deu umas boas gargalhadas! :D sem dúvida um dos melhores de 2008!


Foi um filme e interpretação do Clint completamente esquecidos para os óscars!!!!!!!!!!!!!!!!! e outros whatever prémios por aí!

[fiquei com pena que o personagem do Clint não chegasse a conhecer e conviver com aqueles de seu sangue.. mas havia aí grande drama do passado que não era propósito do filme ser abordado]