11 January 2010

Avatar

Em 2148 Jake é enviado numa missao para outro planeta, Pandora, onde habita um povo chamado Na'vi, uma raca que tem a sua própria linguagem e cultura, este povo "possui" algo que os humanos querem. O resto da história é a tradicional boy meets girl....

A parte muito boa neste filme, quanto a mim, é todo o imaginário de Pandora, um planeta cheio de cores e vida, muito ao estilo fibra óptica :-)
A parte má, o 3D, eu sei que podia ter visto o filme "normal" mas o buzz sobre o 3D era tao grande, e um fime em 3D é tao mais fixe que a versao normal. Mas aqui nao, nao só achei fraco como achei mau. Sim, existem cenas de profundidade no ecra mas só UMA vez as coisas sairam para fora do ecra, o que quanto a mim é a parte mais divertida. E quando um filme é feito já a pensar em 3D acho que nao se justifica esta pouca utilizacao do efeito.
A história, se calhar porque já tinha ouvido tanta gente dizer "mal" nem achei assim má, é normalzinha, mas lá está, as minhas expectativas eram baixas.

Gostei de ver a Sigourney Weaver numa hsitória Sci-Fi mas a fazer um personagem bem humano e nao aquela "máquina de guerra" esteriotipada.

Um filme a ver pelas imagens!

4 comments:

Sev said...

"James Cameron, o herói que vai salvar Hollywood", li eu num destes dias em vários blogs de cinema e em críticas da especialidade. Se assim for, e se as esperanças estiverem em James Cameron... o cinema de Hollywood pode bem morrer amanhã. A expectativa para este filme era grande. Em relação à estória em si não estava à espera de nada de especial, mas o facto é que até me surpreendeu no que toca a alguns aspectos. Por exemplo tudo o que diz respeito ao povo Na'vi, as crenças, costumes etc. está muito bem conseguido, e até há alguns momentos do filme que o envolvimento está lá, e consegue puxar-nos para aquele imaginário!
O que falhou redondamente foi o tal aclamado 3D, a tal salvação para Hollywood... sinceramente, que 3D mais rasco! Entre ver este filme no cinema e em casa, a diferença é pouca. O que o filme tem de interessante são as cores e os fantásticos efeitos da natureza de Pandora, que passam muito bem sem os efeitos 3D (que praticamente não existem).
Mais uma história de sucesso em termos de marketing, nada mais.

M said...

Pois, concordo. A 3ª dimensão mal se notou. Que desilusão.
As cores eram fabulosas, assim como todo o imaginário de Pandora e os seus seres.
A história não foi nada de especial...
E pronto, não vale a pena repetir mais!
A Sigourney Weaver fica favorecida de azul ;-)

Sergio said...

pois eu achei q o 3D estava bem, q nao chamava demasiada atencao p si!
é verdade q nao tem tantos momentos c imagens "in your face", mas isso, pelo menos nas imagens reais, é uma coisa boa. senao criava artificialidade numa coisa q devia ser real. Existia profundidade suficiente p perceber o 3D, e sinceramente, a qq altura, prefiro ver 3D á versao normal.
Seria como se pudesse escolher um filme c som THX e outra sem, mesmo q o THX nao fosse o melhor d sempre, é sempre um melhoramento em relacao ao básico.

conclusao: nao é o melhor 3D d mundo mas é melhor q a versao sem ele.

p.s. continuo a dizer q ainda está p vir o realizador q realmente tire proveito d 3D como ferramenta d realizacao (http://cinecrack.blogspot.com/2007/11/beowulf-beautiful-or-awful.html). P mim, houve neste filme 2 alturas onde isso aconteceu: uma em q se experimenta o hand held camera em 3D (vislumbra-se um novo manifesto Dogma 95 em 3D?? LOL) e um outro plano em q no enquadramento normal, entra uma pessoa mesmo junto a nós, d surpresa e d costas. ...imaginem q isto era um filme d suspense e q no plano normal estava uma pessoa no duche e q quem aparecia d costas trazia uma faca em riste...... pois é!! :-DDDD

Heidi said...

Eu gostei muito!
Obriguei-me a ir ao cinema vê-lo (ainda bem!!), pois já não dava nada por ele... fui mais até pelo 3D que ainda nunca tinha visto nenhum filme a 3D.

Como estava à espera de nada de especial e como não sabia absolutamente NADA sobre o filme, achei-o mesmo muito bom e surpreendente. Fiquei fascinada e completamente rendida perante Pandora! Absolutamente rendida, até quero ir ver o filme novamente um dia destes.

Eu nem sabia que havia "humanos" no filme! e atenção para o fascínio que deve ser para aquele personagem voltar a "viver de verdade" quando está no mundo de Pandora! não esquecer desse detalhe...

Adorei as cores, os brilhos, as formas da fauna e da flora daquela terra. Fabuloso!
Com tanta coisa ainda queriam que a história fosse mais além daquilo que é? Não precisa. É tudo tão fabuloso que até é bom ter uma história simples, entregarmo-nos a ela, embarcar na viagem e deixarmo-nos ir!

Eu quero ir para Pandora!