29 January 2010

Invictus

Este filme conta a história verdadeira de como Nelson Mandela uniu esforcos com o capitao da equipa de rugby da África do Sul para unir o país. A história passa-se, principalmente, em 1995 durante o Campeonato do Mundo de Rugby que acontece na África do Sul. Mandela tinha sido libertado há 5 anos, ano que que acabou o Apartheid, e no ano anterior tinham acontecido as primeiras eleicoes livres do país, onde Mandela foi eleito presidente.
Neste filme conseguimos ver o ser-humano que é Nelson Mandela, muito bem representado por Morgan Freeman que foi uma escolha pessoal do próprio Mandela :-)
Claro que o filme retrata apenas uma parte de uma história, a sua relacao com o rugby e o jogo em si.
Achei o filme muito positivo, nao há cá dramas, apesar que em muitos casos as coisas parecem demasiado fáceis...
Algumas cenas de tensao entre "pretos" e "brancos" estao muito bem feitas, nao é que sejam surpreendentes, mas transmitem exactamente aquilo que é esperado.
Uma das coisas que mais me marcou no filme foi o facto de todos os actores, e acho que o posso dizer sem excecao, terem um excelente carisma. O Morgan Freeman nao é preciso dizer porque isso já lhe é reconhecido, o personagem do Matt Damon apesar de nao ser muito dado a conversa também transmite uma grande confianca e empatia, os segurancas, as assitentes do Mandela,...
Eu gosto bastante do género briográfico, gosto de ficar a saber um pouco mais sobre a sua história, e este filme completa todas as expectativas.
É um filme bem feito, com bons actores e com uma boa história!

3 comments:

Sergio said...

Eu achei o filme bastante emocional, mas reconheco q me manipulou numas certas cenas, usando uns certos "cheap-tricks" p o atingir. e isso nunca é bom.....

tb achei q, embora o filme aborde a realidade, as atitudes das pessoas q estao envolvidas ns situacoes, e nomenadamente aquela "guerra-fria" d relacoes, o ódio, etc.. q era o fim d apartheid está muito simplificado, mt facil e nao traz veracidade ao filme.

Fui p o filme a achar q ia ser muito rugby, mas ai o Eastwood nao falhou. os timings entre a construcao d personagem d Mandela, a entrada em cena d Rugby e depois o culminar d jogo importante, estao perfeitos!

Bottom-line: bom biopic, boas performances, muito emotivo e com frases mt profundas q deixam por vezes um nó na garganta, mas algo manipulador dessas emocoes (p dar exemplos teria q falar em spoiler...)

Heidi said...

Gostei! Um bom filme do início ao fim! Ou não fosse do senhor Clint Eastwood... vou começar a dizer RESPECT!

Estão todos muito bem, a história está bem contada, tudo saíu lindamente!

O filme não é sublime, nem tinha de o ser, creio, mas está muito bom! Quem me dera que os outros filmes que por aí vêmos tivessem metade da qualidade deste senhor!

M said...

Na minha opiniao, o grande ponto negativo deste filme foi a (por vezes medonha e muito inadequada) banda sonora.

Claro que está simplificado e claro que o fim do apartheid nao foi tao pacífico e imediato quanto foi aqui mostrado, mas nao me parece que o objectivo do filme fosse produzir um retrato fiel do desenrolar desses acontecimentos. Eu vejo-o mais como uma mensagem de esperanca e como uma homenagem a Nelson Mandela e à sua enorme inteligência, carisma e benevolência.

O Morgan Freeman está fantástico, como sempre.

Pode nao ser um dos filmes do ano (embora na minha opiniao tenha sido bem melhor do que alguns dos nomeados pela Academia), mas é sem dúvida um bom filme.