18 January 2010

An education


Jenny é uma jovem adolescente que vive em Londres em meados dos anos 60, com um pai muito decidido sobre o seu futuro ingresso em Oxford e quao importante está a ser o investimento na educacao da filha. Pelo meio surge David um playboy quase com o dobro da sua idade, que a leva a variadissimas experiências que fazem duvidar Jenny e o seu pai se Oxford será mesmo necessário.
Um filme bastante interessante, e com bons actores. Carey Mulligan (Jenny) está muito bem, encaixando sempre nas situacoes, quer a jovem e inocente menina, quer a quase mulher. O pai Alfred Molina também está lá.
A abordagem da dualidade mulher independente vs mais uma dona de casa fútil é bastante interessante.
Um filme a ver!

3 comments:

Sergio said...

muitas vezes fala-se "do selo d qualidade d BBC" e, normalmente, o mais provavel é ver-se uma cena d epoca, c actores d base d teatro mas q acabam por nunca deslumbrar muito (ás vezes sim, mas nao q se possa chamar "selo q qualidade" como se a qualidade fosse garantida!)
pois desta vez...nao sei se foi o facto d ter visto uns tantos filmes americanos mais .... pop-corn, q este filme me conseguiu por a pensar sobre esse facto.

E uma coisa q acho q se pode dizer inequivocamente d qualidade britanica é q nunca é demasiado obvia ou trata os espectadores como burrinhos!
Certas coisas sao p ser ditas por olhares....certas coisas sao p ser potenciadas por uma optima escrita d argumento (qs q d uma obra literaria se tratasse)...outras sao p ser devastadoras por causa d um actor c pujanca em cena tirada d experiencia nos palcos....
Pois isso esta tudo neste filme!!!!...as vezes resulta num filme um bocado mais "chato", mas nao neste caso!

Um dos filmes d ano!

M said...

É "normal" que uma miuda se deixe deslumbrar por homens mais velhos, mas como é que os pais caem nessa? Jenny coloca essa questão aos pais e eu coloquei-me essa questão vezes sem conta durante o filme. E por ter ficado "presa" nesse pormenor, não consegui apreciar o filme ao máximo.

E pareceu-me que no final aconteceu tudo muito depressa.

Mas é sem dúvida um bom filme, o elenco é muito bom (Carey Mulligan está soberba!) e retrata bem aquilo que imagino que fosse o pensamento da época: casar por forma a suprir a necessidade de estudar/trabalhar/independência.

Heidi said...

Um filme muito bom! Há algum tempo que não via um filme assim... bom!

Desde o argumento, aos actores, à realização, ao guarda roupa. Tudo, tudo está muito bem, adorei.

Senti isso mesmo Sérgio ;) no meio de tantos filmes "pop corn", sabe mesmo muito bem ver um filme destes! :)