18 January 2010

Der Baader Meinhof Komplex

Durante os anos 70 existiu na Alemanha Ocidental um grupo de activistas/terroristas que lutavam contra o Imperialismo Americano suportado pelo Governo Alemao. Tendo comecado com pequenas manifestacoes mais tarde facilmente se tornaram em assaltos e finalmente atentados contra pessoas e instituicoes, levando à morte de algumas pessoas.
Este filme conta a história de alguns dos membros deste grupo, os seus principais mentores Ulriike Meinhof, Andreas Baader e Gudrun Ensslin.

Mas o filme é uma grande seca! Vá, grande nao será, mas é desinteressante. A maneira como a história (real é verdade) nós é apresentada é muito confuso. Logo no inicio nem sabemos do que é que eles estao a falar e tive algumas dificuldades em perceber quais eram os valores deste grupo, o que os fazia lutar. Vai havendo sempre novos personagens que vao sendo introduzidos, nao sei mas eles pareciam-me todos iguais, entao tinha dificuldade em entender a posicao de cada personagem na história. Isto para nao falar em certas atitudes dos personagens que me pareciam um pouco inconsequentes, mas ai, visto que é baseado numa história real, se eles na realidade já foram estúpidos nao havia muito a fazer.

1 comment:

Sergio said...

(o comment acima foi um erro! :-S)

exactamente carla....desculpa, administrador! :-D
o filme nao dá os tempos certos qd tem q explicar certas coisas e dps, os momentos q deviam ter mais impacto acabam por nao o ter pq nao se percebeu o q aconteceu....

um exemplo: sabem qd o filme quer dar-nos um avanco n historia e mostrar o q se passou (por exemplo nos media) mas sem gastar tempo? normalmente recorrem a imagens d jornais/tv/fotos d acontecimentos etc.... aqui qd o fizeram eu jurei q nao consegui ver nenhuma das imagens! foi tao rapido, tao rapido q podia ate causar um ataque epiletico. e o triste é q era bastante importante p perceber o q se passou, p perceber a historia deste "grupo"....

enfim....um potencial perdido!

destaco a performance d ensemble d actores, em especial o Bruno Ganz, um dos meus actores europeus favoritos....q profundidade!