25 July 2009

Die Fälscher

Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008, Die Fälscher / The Counterfeiters aborda a maior operacao de falsificacao de sempre, levada a cabo pelos Nazis durante a Segunda Guerra Mundial, cujo objectivo inicial seria desestabilizar a economia Britânica, mediante a introducao massiva de notas falsas no mercado: Operation Bernhard.

O cerne da história decorre num espaco geográfico bastante limitado: 2 barracoes do campo de concentracao de Sachsenhausen. Com o holocausto como pano de fundo, este filme mostra-nos uma realidade paralela, na qual um grupo restrito de prisioneiros, seleccionados com base nas suas habilidades, trabalha na producao de libras e dólares falsos, a troco da sua sobrevivência e de algum conforto (comida q.b., identidade, camas, roupa e até algum divertimento).

Perante as alternativas com que estes homens se deparam, as questoes morais sao inevitáveis. Até que ponto a sobrevivência de alguns justifica fechar os olhos e voltar as costas a determinados ideais e padroes morais? A área cinzenta é enorme... E curiosamente, as próprias imagens sao assim: cinzentas, desoladoras.

Muito bom. A ver.

2 comments:

carla said...

Achei este filme muito interessante, uma história dentro da história já mil vezes contada.

Sergio said...

sim, o dilema moral esta la (nestas historias d holocausto esta sempre), mas a questao é se ele foi mostrado suficientemente bem. suficientemente bem, p te questionar tb. e sim, levantou-me boas questoes.
dito isto, posso tb dizer q, como um todo, o filme pareceu ter linearidade a mais. parecia q as questoes q iam sendo mostradas ja nos esperavamos ha um montao d tempo. nao tem a abrangencia de um "Schindler´s list" nem a profundidade sentimental d um "o rapaz de "The Boy in the Striped Pyjamas" ...mas gostei! :-)
...e a historia é veridica por isso é sempre bom saber!