14 July 2009

A Mighty Heart

Penso que toda a gente se lembra bem de Daniel Pearl, o jornalista americano que foi raptado e executado por um grupo Islâmico há uns anos atrás. O video da execucao circulou nos meios de comunicacao.

Baseado nas memórias de Mariane Pearl (viúva de Daniel), este filme, que mais parece um documentário devido à verosimilitude e à sensacao de "alheamento" das câmaras, retrata as semanas que sucederam ao desaparecimento do jornalista e mostra-nos a busca que foi posta em marcha para o encontrar. É bastante angustiante, penso que é impossível ver isto sem sentir as emocoes à flor da pele, em particular porque sabemos o desfecho logo à partida.

A Angelina surpreendeu-me mais uma vez (ainda nao vi Girl Interrupted…). Acho que está muitíssimo bem no papel (pronúncia Francesa e tudo!). O que me causou alguma estranheza foi o facto de "ela" ter conseguido manter um sangue frio incrível, praticamente ao longo da história toda. Presumo que a Mariane Pearl se tenha comportado assim, nao creio que tenha sido uma adicao da Angelina à personagem (até porque certamente existem filmagens de entrevistas que a Mariane Pearl deu, que serviram como base para construir a personagem). Por um lado, como jornalistas, estao conscientes do risco que correm ao envolver-se em determinadas investigacoes, ainda por cima no Médio Oriente... Mas mesmo assim… Bolas! Impressionou-me bastante a forca dela.

Na minha opiniao é, sem dúvida, um filme a ver.

2 comments:

carla said...

Sim, o filme tem bué ar de documentário, a maneira como é filmado, as camaras nao sao intervenientes...

A interpretacao da Angelina está muito boa sim! Desde as parcências físicas, até à naturalidade/forca que transmite.
O que acho que mais me impressionou para além da forca que falas, foi o facto de ela estar grávida!!! Aquela crianca deve ter nascido já com um problema cardiaco...

M said...

Ah, pois, a gravidez! :-) Sim, que brutalidade. Nao sei como é que a crianca nao nasceu logo ali...