16 July 2009

The Girlfriend Experience


Ultimo dia do Filmfest! …lá vou eu ver a nova “experiencia” d Steven Soderbergh. Experiencia quer no nome, quer no conceito. Este é daqueles projectos dele em q todas as tecnicas, cliches, tradicoes, marcas de autor, etc...podem ser transgredidas. Tal ja nos habituou com titulos como o radical “Bubble” ou o experimentalista “Full frontal”.
Aqui a historia é : Chelsea é uma call girl d luxo q, embora o seu aparente sucesso, almeja estar entre as melhores do seu negocio. Tem uma relacao estavel com Chris, um personal trainer q sabe qual a sua profissao, mas ambos estao bem com esse facto.
Com o pretexto de focar a sua atencao numa “profissao duvidosa e questionavel”, Sodenbergh tenta aqui colocar a questao “ate onde esta alguem disposto a ir, ou ter q aguentar, no seu emprego actualmente?”. Sim, é uma questao etica-demagogica, mas qd a abordagem é factual, quase documental, a sensacao d expectador muda d anoiado a maravilhado. O realizador rejeita fazer analises n questao acima, servindo-se d um registo “camara n mao”, q nos faz sentir “espreitando p estas vidas” e por isso tendo uma prespectiva nao opinativa mas real.

Curioso q os dois actores principais sao realmente uma call girl d luxo (Sasha Grey) e um personal trainer (Chris Santos). Saber isto ao ver o filme, só vem reforcar ainda mais a ideia q o filme transmite a sensacao d filmar uma realidade q existe algures : neste caso NYC. (q por falar nisso, tb sabe incluir mt bem o yuppie life-style d era pre-Barack Obama)

Destaco a performance d Sasha Grey, q embora recorra a um truque mt eficaz p parecer q sabe representar (basicamente estar calada e fazer “”looks” p a camara), realmente transmite imensa emocao c a cara. E Sodenbergh soube tirar partido disso, recorrendo aos close-shots.

Conclusao: Sr. Sodenbergh: podes contunuar a fazer o Ocean´s Eleven – parte 32, mas continua a mandar-nos destas perolas experimentalistas onde a sensacao d filmar a realidade e imensa e absoluta!

5 comments:

M said...

Nao me entusiasmou particularmente. A abordagem intimista, tipo documentário é sem dúvida interessante. Transmitiu a sensacao de veracidade e realismo. Mas de resto... Nao achei a história particularmente inspiradora, nem interessante, nem particularmente digna de registo.

Por acaso nao concordo nada com o que dizes sobre a performance de Sasha Grey, Sergio :-) Achei-a muito inexpressiva, muito automática, nada emotiva.

Vale como cinema experimental, mas na minha opiniao nao vai além disso.

Sergio said...

Exacto! mas nao é mesmo essa "inexpressividade", essa "nao emocoes" q o personagem dela pedia?
Pessoalmente, eu acho q uma pessoa q tenta ser fria e ter uma cara "d marmore" tb está a transmitir emocoes...emocoes frias, mas emocoes nontheless.

mas olha q esta foi uma das interepretacoes d ano, q eu ouvi, q mais opinioes divide!
Uns dizem q é por a "cara n° X" e fazer o filme todo assim.
outros dizem: sim, ok. isso é verdade, mas é isso q o personagem precissa pq é isso q ela é!
eu concordo mais c a 2° vertente....

M said...

Sim, penso que a personagem dela pedia falta de emocoes quando estava com clientes, ou com o tal crítico, ou com o jornalista. Mas ela era sempre assim! Mesmo com o namorado, ou com o cliente que a "arrebatou"... Supoe-se que ali ela devia mostrar alguma coisa, nao? Ou o muro de proteccao já é tao alto, que ela nunca consegue ser mais do que um auómato em piloto automático? Eu vou pela primeira vertente...

M said...

typo - "autómato" em piloto automático

Sergio said...

Acho q esse é o cerne da questao!

eu pessoalmente acho q a estoria e o realizador queriam mostrar isso mesmo! mostrar q o "blindagem" dela ja estava demasiado alto e ja é uma constante n sua vida (mesmo c namorado).

Aliás, acho q o filme quer mostrar q a blindagem dela é tao grande q mesmo qd só a abriu por um instante (sem ainda chegar ao patamar ds verdadeiras emocoes - mudanca d expressoes faciais, etc..) ela ja saiu bastante queimada!

MAS..., alto ai, eu sou o primeiro a reconhecer q acho q se lhe fosse pedido p representar qq emocao diferente daquela q ela faz o tempo todo, ela NAO CONSEGUIRIA.

mas acho q a interepretacao dela, AQUI, nao precissa d muito mais....