12 July 2009

Traitor

Filme com o eterno gerente do Hotel Rwanda Don Cheadle.

Samir Horn, um muçulmano nascido nos EUA, que por várias razões vai viver para paises muçulmanos, onde entra em contacto com os radicais islâmicos. Começando, por isso, a ser o suspeito mais visível de uma investigação que o FBI leva a cabo para capturar o cabecilha de alguns atentados em países europeus e EUA. A sua "relação" com alguns agentes do FBI e a maneira como ele tenta lidar com os radicais com que se envolve.

A serenidade de Don Cheadle por vezes nao se coaduna com alguns dos momentos de acção ou maior tensão do filme, ele transmite-me sempre uma grande sensação de ponderação e calma.

O filme mostra-nos uma realidade, que quanto a mim é, muito presente nestes grupos radicais islâmicos, que é alguns dos seus membros (em hierarquias elevadas) serem pessoas com educação ocidental, que voltam aos seus paises de origem para lutar pelas suas "causas".

2 comments:

Sergio said...

Este filme foi uma surpresa p mim, pois é daqueles releases q nao teve mt marketing e por isso acabou por ficar "debaixo do radar" por algum tempo.
ao ver o filme poucas sao as coisas q nao funcionam:
- os actores sao mt bons (liderados pelo D.Cheadle) e passando por Guy Pearce e Jeff Daniels, embora eu destaque o desconhecido Saïd Taghmaoui)
- os locais nao podiam ser mais variados, sendo filmado em qs todo o mundo, o q aumenta a sensacao de historia global o qual é!
- a cinematografia é excelente e cada local/cidade tem uma identidade especifica no q toca a fotografia
- a realizacao nao compromete e por vezes (em algumas cenas d accao) ate surpreende pela positiva
- a estoria é complexa, mas mt interessante levando-nos atraves d intriga do terrorismo mas abordando o porque dessas decisoes de vida ou morte e ate da religiao envolvida! existe um pequeno senao em relacao ao motivo pq Samir esta no meio desta aventura toda. p mim nao foi totalmente explicado (ou credivel) e esta ai o unico senao q levanto ao filme.

Nao, nao é um filme 5 estrelas no seu genero, mas aqui esta um exemplo de um filme menos conhecido, mas q no entanto é bem feito em todos os aspectos e principlamente honesto no q se propoe "entreter-nos". Sem grandes fogos d artificio, sem lamechise e sempre a bombar do inicio ao fim!

M said...

Gostei bastante.

A história é actual, verosímil e certamente muito próxima da realidade.

O elenco é muito bom, com destaque, claro está, para o Don Cheadle e para o Saïd Taghmaoui. E sao precisamente as personagens interpretadas por estes dois actores que, na minha opiniao, trazem profundidade ao filme. O contraste entre eles, nomeadamente no que respeita à interpretacao da religiao, é muito interessante de se ver.