28 February 2009

4 luni, 3 saptamâni si 2 zile

4 months 3 weeks and 2 days filme independente realizado pelo romeno Cristian Mungiu, vencedor da Palme d'Or em Cannes 2007 e nomeado para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Retrata a vida de duas mulheres estudantes e muito amigas, em que uma delas necessita fazer um aborto ilegal.

Este filme passa-se na Roménia comunista de Ceaucescu, mas não é uma critica ao regime mas sim um retrato social.

Acho que este filme se distingue pela crueza em que é retratada a condição humana, é muito interessante ver a interpretação das duas actrizes.
... agora só falta ver como é o filme pelos vossos olhos, isso se já não o viram!

27 February 2009

Bigger Stronger Faster

Um documentário sobre o uso de esteróides no desporto profissional, mas também no amador. Nao consegue aprofundar muito as questoes técnicas, nao tanto por culpa de quem fez o documentário, antes porque há poucos estudos científicos sobre esta matéria.

Deixa-nos sem dúvida a pensar. Afinal todos os super-heróis, os da ficcao e os da realidade, usam algo que potencia a sua capacidade extraordiária.
Será que os esteróides sao assim tao prejudiciais à saúde?, ou será que os pudemos encaixar junto dos sumos de complexos vitamínicos? Será que há coisas ditas naturais que têm uma influência tao grande no potenciar das capacidades dos atletas?, e que sao totalmente aceites.

Enfim, uma data de questoes pertinentes se levantam, e com resposta nao muito fácil.

Iron Man

Acho que podia ter sido melhor. O início é interessante, o final é típico de um filme de accao mas com um herói menos tímido, mas o desenvolvimento foi assim mais para o sequita. Já para nao falar das coisas impossiveis, mas isso... como se trata de um filme de super-heróis é dado o devido desconto.

Uma data de bons actores: o super-herói Robert Downey Jr., a secretária dele Gwyneth Paltrow, o amigo Terrence Howard, e o outro amigo Jeff Bridges.

Role Models

Nothing to declare!

Fraquinho, muito fraquinho! Só nao chegou a ser mesmo mau porque o pateta do Seann William Scott nao faz das suas à American Pie.

A evitar.

26 February 2009

Cineclubes em Portugal -- o balanco do ano

Análise bastante extensiva da actividade dos cineclubes em 2008 em Portugal com bastante informacao interessante, nomeadamente q cineclubes tem mais espectadores (Guimaraes), qual o q tem mais sessoes (Aveiro), qual a percentagem de filmes nacionais passados nesses cineclubes (16%) , qual o q teve mais crescimento, descrescimo, etc....

Faco o highlight desta noticia pois sou da opiniao q os cineclubes vao ser as instituicoes q vao salvar o cinema tal o conhecemos ...ha quem diga q tal já acontece agora, dado a muito limitada oferta artistica q se passa nos cinemas ditos mainstream...mas a minha expectativa é q eles serao um bocado como os cavalos qd deixaram de ser usados como meios de locomocao do dia a dia e passarao a ser usados apenas p fins recreativos por quem realmente gostava da coisa!! ...a ver vamos...

Mas, acima de tudo, os cineclubes sao importantes por nos proporcionarem AQUELA experiencia (q, d certeza, todos ja passamos) e q, mesmo nao sabendo pq, torna o visionamento algo de muito especial. algo q potencia o filme e o torna algo mais. Algo de qs magico! ...nem q seja as vezes pelo cheiro a mofo! :-DDDDD
Vivam os Cineclubes!
Vivam os bons "mobes"!
e já agora .... viva Portugal! LOL :-DDD

24 February 2009

The Host: Hugh Jackman

Foi um must! Está mesmo de parabéns! Para quem não pôde ver, aqui ficam 2 vídeos do youtube (enquanto eles se mantiverem vivos por lá!).

O primeiro vídeo é o da abertura dos óscars, muito bom humor e um surpreendente à vontade com a dança e cantoria ;)



O segundo vídeo, algures mais prá frente na cerimónia. Um remember dos musicais antigos e recentes :)


Com o help de uns amigos de cantoria: Beyonce, Vanessa Hudgens, Zac Efron, Amanda Seyfried, and Dominic Cooper. Coreografia de Baz Luhrmann.

Happy-Go-Lucky

É um filme de maluquinhos!!! :-)

A Poppy tem daqueles tipos de energias que irrita. Sempre animada, sempre a brincar, sempre a rir. Já te calavas e sossegavas um bocadinho, nao?!
Tem uma história um pouco, como é que hei-de dizer..., fraquinha. Os primeiro cinco minutos (ou mesmo 10) sao desesperantes. Entao o filme nunca mais comeca, a sério?!
Algumas cenas que nao percebi o seu significado, até porque nao tiveram qualquer importancia no desenvolvimento da história/personagens.

Agora, o que salvou o filme foi o Scott, ele está demais. sinceramente acho que ele tinha merecido uma nomeacao. Gostei bastante da sua amargura com a vida, e como a Poppy era exactamente o oposto. E como os opostos se atraem.

***ALERTA SPOILER! ALERTA SPOILER!***
Por momentos achei que o Scott era o namorado da mae do puto que tinha problemas na escola. Sei lá, até fazia sentido, ele estava de mal com a vida. E iria trazer muito mais à história!

23 February 2009

Best Motion Picture of the Year

Esta é uma daquelas imagens que traduz o porquê das pessoas se apaixonarem pelo filme... pelo menos eu apaixonei-me! Só me apetece dizer, ou melhor, cantar: Jai Ho!

Segue o trailer:

Lindo! Lindo! Lindo!

Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo! Lindo!

Muita emoção se viveu neste momento! Grande e agradável surpresa! Amei!

12 anos depois de Titanic!

Gostei!
E ainda nem vi o filme!!!
A ver se é amanha!

Incrível a quantidade de vezes que já foi nomeada!

-The Reader (2008)
-Little Children (2006)
-Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004)
-Titanic (1997)

Como actriz secundária:
-Iris (2001)
-Sense and Sensibility (1995)

Danny Boyle - melhor realizador


Slumdog Millionaire!
mais 1 ;)

Desempatados...

the curiouse case of benjamin button - apenas acrescentou Efeitos Visuais

slumdog millionaire - já arrecadou mais quatro: Som, Montagem, Banda sonora e Melhor Música

let's see what happens...

Confirma-se!


Empate Técnico

Sulmdog Millionaire ganha oscar de Melhor Fotografia!

E com isso fica com 2 óscars, assim como The Curious Case of Benjamin Button!

Primeiros óscars para Benjamin Button

Melhor Direcção Artística e Melhor Caracterização

Melhor Filme de Animação

pois com certeza!!!!! :D

Argumentos

Argumento Original: Milk - Dustin Lance Black











Argumento Adaptado: Slumdog Millionaire - Simon Beaufoy

Actriz Secundária - Penélope Cruz!!!

Linda!

22 February 2009

Che: Part One

Ainda bem que este filme é só a primeira parte de dois. Se os tivessem mantido juntos era muito difícil de ver. O filme parece-se muito com os discursos do Fidel Castro: longoooo....
Eu, quase colocava este filme como a segunda parte de 3. Primeiro tivemos Diarios de motocicleta, onde temos a juventude do Ernesto. E agora já a sua vida adulta e a criação do movimento de guerrilha liderado por Fidel Castro.
À parte de algumas cenas mais longas, que às vezes retiram alguma "emoção" ao filme, achei uma boa abordagem desta época da vida do então Ernesto "Che" Guevara, tao bem interpretado por Benicio del Toro, que foge aqui da sua tão carismática imagem de "junkie", e representa uma homem cheio de princípios e altruista.
O Demián Bichir no papel de Fidel Castro está muito bom. O discurso, os gestos, perfeito!
E para mim a grande surpresa, porque não fazia ideia que ele entrava, é sem dúvida o Rodrigo Santoro no papel de Raul Castro. A partir de agora quando vir o Raul Castro na TV sem dúvida que o vou ver com outros olhos :-)
Fiquei também surpreendida por o filme ser em castelhano, dá sempre um ar mais realista ao retrato histórico quando se mantêm a sua língua original.

20 February 2009

Fantasporto 2009

Comeca hoje no Rivoli o Festival de Cinema Internacional do Porto. O filme de abertura é The Argentine, e termina dia 1 de Marco com Adam Resurrected.

Para os que podem :-( há por lá muitos filmes para ver!

18 February 2009

Frozen River

Um filme sobre a vida real, onde se retrata, apenas, alguns dias da vida de Ray Eddy, e sua luta. Uma mulher americana que vive numa caravana, tem 2 filhos, um marido, um emprego, algumas prestacoes a pagar e alguns sonhos para cumprir. O que é necessário fazer para que esses sonhos se realizem???

E mais uma vez, as realcoes humanas, por vezes as menos esperadas, destacam-se, e sao o motor para os acontecimentos.

Um retrato de uma sociedade, e que prevalece pela simplicidade!

17 February 2009

The Visitor

Um filme sobre relacoes humanas, e o que de melhor elas podem trazer a uma vida vazia de interesses. Com personagens simples, um pressuposto inicial um pouco estranho, um pouco de injustica à mistura, e quando perfeitos desconhecidos se tornam as pessoas mais importantes da nossa vida.

Melhor actor principal? nao acho que chegue lá. Aliás, achei bem melhor a participacao do Tarek Khalil

15 February 2009

Doubt


Como o nome indica, este filme gira em torno da dúvida. Passa-se em 1964, e toca em vários assuntos. Desde a autoridade, passando pelo racismo e pela eterna questäo moral: será que os fins justificam os meios?

A Meryl Streep está fantástica no seu papel. Como aliás, o elenco todo.

O filme é cativante e está muito bem conseguido. A sensacäo de dúvida apodera-se de nós... E prevalece....?

11 February 2009

Rachel Getting Married

Um filme com um registo a puxar mais para o teatro do que para o cinema. Diálogos mais "naturais" e intimistas que o normal.

A história de Kim (Anne Hathaway), uma eterna viciada em várias drogas (umas mais legais que outras), o drama que isso causou na sua família, e o explodir de sentimentos agora que a sua irma Rachel (Rosemarie DeWitt) vai casar.

Será que porque uma actriz que estamos habituados a ver nos filmes lélés agora faz um filme sério, e onde ela está bem, já merece uma nomeacao?

Quanto a mim, esqueceram-se da nomeacao para Actriz Secundária da Rosemarie DeWitt, ela está muito bem no filme, fazendo despoletar a grande maioria das cargas emocionais do filme.

10 February 2009

Filmspotting Top 25 of 2008

Costumo ouvir religiosamente este podcast de cinema (Filmspotting)
Os anfitrioes percebem imenso de cinema, tem uma cultura cinematografica vastissima e, mais importante de tudo, tem uma analise dos filmes exemplar: nao contam detalhes da estoria e criticam o filme sempre construtivamente.
Assim, e sendo q me revejo imenso nas escolhas deles, o Top do ano é sempre uma lista pela qual anseio bastante.
Assim sendo, decidi partilhar convosco, na esperanca de q tb voces olhem p algum dos titulos e digam “e pá.....nunca ouvi falar desta merda. Vou dar uma chance ao filmezito e ver se estes gajos tem alguma ponta de razao" :-D
Pode ser q aconteca encontrarem algum filme q gostem bastante, e q nao veriam de outra maneira nao tivesse sido a recomendacao deste Top, e por consequencia, este post! Aí, já terá valido a pena!

Always watch good "mobes" :-)

The Wrestler

"Witness the resurrection of Mickey Rourke(Randy Ram)"
Nao concordo 100% com esta afirmacao. Nao acho que haja essa ressureicao que se fala, do personagem, quanto a mim, nao há, do Mickye Rourke, temos que esperar mais algusn anos para saber se há ou nao.

A semelhanca entre o actor e o personagem sao enormes, e isso deve ter ajudado bastante, pois bastava pensar na sua vida, nos seus erros, nos seus sonhos perdidos.

É um filme com poucos diálogos, e se por vezes isso interfere com o ritmo, outras vezes, demonstra que nao é preciso as palavras para recriar emocoes fortes, e é neste momentos em que o actor (e o filme) resultao tao bem. A juntar a isto há um par de diálogos que terao sido os que lhe valeram o Globo.

Acho que a realizacao conseguiu nao cair nos clichés que um filme como este poderia cair, se isso foi bom, acho que nem sempre. Houve alguns momentos em o filme perdeu emotividade devido a essas opcoes. Mas se calhar isso é que faz o filme especial.

Existem algumas cenas de uma violência física que nao estava à espera, aliás, nem sabia que era praticado Wrestling desta maneira (o meu conhecimento sobre o assunto nao vai muito para além do Tarzan Taborda).

Sem dúvida um filme a ver, mas nao é o meu eleito.

09 February 2009

and the CrackOscar goes to...


Agora que já só faltam 2 semanas para a grande cerimónia, está na altura de saber quem sao os nossos vencedores em algumas das categorias.

As votacoes já estao abertas, é só comecar a palpitar!

Pode ser que no final a gente faculte os nossos eleitos à Academia, e quem sabe eles até seguem as nossas indicacoes :-)

Toca a clicar!!!

08 February 2009

The Reader


Olá eu sou a Carla e já há muito tempo que acompanho o vosso blog, agora também meu, com grande satisfação.

O meu primeiro post é sobre um filme que quanto a mim é merecedor de ganhar o Óscar este ano, de todos os nomeados este foi o que mais gostei.

The reader Filme de Stephen Daldry baseado no aclamado romance "the reader", do alemão Bernhard Schlink, com Ralph Fiennes e Kate Winslet, galardoada com o Globo de Ouro para Melhor Actriz Secundária.


A estória passasse em 1950, pouco depois da segunda guerra mundial, um jovem adoece e passa a ser tratado por uma misteriosa mulher com o dobro da sua idade e com a qual vai ter um breve romance, todo este cheio de rituais e autoritarismo, tão característicos da personalidade desta mulher.

Mas o tema principal neste filme é a forma como a geração do escritor e, na verdade, todas as gerações após o Terceiro Reich, têm lutado para entrar em acordo com os crimes nazistas e “limpar” o seu passado de todas as culpas. (“marcas do passado que nós e com o qual temos de viver”) Uma frase que ficou.

Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, um filme que PRENDE pela sua simplicidade e conteúdo de sentimentos confusos. A vergonha, a culpa, a paixão…

Vejam….acho que vale a pena. Ufa!!!!!!!

02 February 2009

Milk

Mais um filme sobre factos históricos dos EUA. Este como já conhecia o personagem, e até já tinha visto partes de um outro filme sobre o mesmo assunto (The Times of Harvey Milk), ajudou a entrar no filme.

A recriacao da época parece-me fabulosa, claro que o facto de estarmos a falar dos anos 70 e de homossexuais (que normalmente sao um pouco exagerados no seu guarda-roupa), permite encontrar um monte de clichés, quer a nivel de atitudes, quer de moda.

O Sean Penn está muito bem, pricipalmente na primeira metade do filme, que é quando o seu personagem representa mais o Harvey Milk gay, na segunda metade já o vejo mais como o Harvey Milk politico.

Um dos personagens mais hilariantes do filme é mesmo o Diego Luna, com aquele cabelo!

Frost/Nixon

O sorriso, a voz. Foram sem dúvida das coisas que mais me marcaram neste filme.

Achei o filme um bocado seca. Nao sei assim tanto da história dos EUA, e principalmente do caso Watergate, para imediatamente perceber tudo o que eles estavam a falar.

A interpretacao do Nixon pareceu-me muito boa. Fisicamente está super parecido, e a voz, é pá, está incrivel.

Todos os outros personagens, para além dos 2 que dao o nome ao filme, estavam completamente perdidos na história/cenários. Havia personagens interessantes e até mesmo importantes para o desenrolar da história e que pouco ou nada lhes foi dado. Por outro lado havia personagens que nao dava para entender o que estavam lá a fazer, talvez apenas a embelezar o cenário, nao sei.

Gostava de ter visto com mais background.

Revolutionary Road (2008)

Filme do Sam Mendes (American Beauty) com o casal de sucesso do Titanic (1997): Leonardo DiCaprio e Kate Winslet (que pelos vistos é mulher de Sam Mendes). Confesso que estava à espera de um pouco mais, que fosse mais apaixonante embora forte e pesado.

É sobre as pessoas saberem o que querem, e se com o passar dos anos, percebem se conseguiram ou não.

Cheio de discussões com grandes trips pelo meio, gritos, partir cadeiras, etc..
Adoro o Leo, definitivamente um excelente actor! (e fica muito bem de anos 50).
A Kate também está irrepreensível, mas não delirei com a prestação dela (estou a falar de ter ganho o globo de ouro, a expectativa... já se sabe).

No geral estava à espera de mais do filme, pensei que fosse mesmo de arrasar e de ficar a bater mal como eles! :)
No entanto, até pode haver alguém por aí que tenha ficado a bater mal!! :D

01 February 2009

Second Life (2009)

A ideia até era boa... mas ainda temos muito que aprender quanto à representação e diálogos...

Tem muitos momentos parados, acredito que haja filmes franceses assim...

portanto não vamos ser preconceituosos com filmes portugueses(!)

Gostei da realização e dos gigantescos planos que resultam tão melhor em sala de cinema. (ai o meu Algarve e Alentejo)

Mas no seu todo este Second Life não resulta, a ideia era boa, mas a concretização....

Este filme é muito LOL, principalmente quando não se pagou o bilhete para vê-lo no cinema. O principal motivo do LOL são os não-actores que dão corpo à cena... Como se já não bastasse por vezes os actores portugueses deixarem muito a desejar, neste filme qualquer um de nós poderia ter tido um papelito secundário. A sala de cinema ficou mais exaltada quando apareceu o Figo (que dura uns 3 min).

Quanto à ideia do filme, faz-me lembrar o Sliding Doors, com Gwyneth Paltrow, no que diz respeito à vida que temos devido às escolhas que fazemos. E vermos essas imagens em paralelo no filme (embora neste, isso só aconteça mais para o fim).

Que vida teríamos se em determinado ponto da nossa vida tivéssemos escolhido de forma diferente? Estaria feliz? Miserável? Morta? Em Portugal? Com filhos? Rica? Pobre? What if.. what if...

Uma frase do personagem principal (interpretado por Piotr Adamczyk) que até me fez lembrar o Benjamin Button, era mais ou menos assim: "Gostava de renascer, e voltar a viver... mas ao contrário! Começava morto, ia ficando mais novo e acabava a vida no orgasmo do meu pai! E quem sabe até da minha mãe!"