10 February 2009

The Wrestler

"Witness the resurrection of Mickey Rourke(Randy Ram)"
Nao concordo 100% com esta afirmacao. Nao acho que haja essa ressureicao que se fala, do personagem, quanto a mim, nao há, do Mickye Rourke, temos que esperar mais algusn anos para saber se há ou nao.

A semelhanca entre o actor e o personagem sao enormes, e isso deve ter ajudado bastante, pois bastava pensar na sua vida, nos seus erros, nos seus sonhos perdidos.

É um filme com poucos diálogos, e se por vezes isso interfere com o ritmo, outras vezes, demonstra que nao é preciso as palavras para recriar emocoes fortes, e é neste momentos em que o actor (e o filme) resultao tao bem. A juntar a isto há um par de diálogos que terao sido os que lhe valeram o Globo.

Acho que a realizacao conseguiu nao cair nos clichés que um filme como este poderia cair, se isso foi bom, acho que nem sempre. Houve alguns momentos em o filme perdeu emotividade devido a essas opcoes. Mas se calhar isso é que faz o filme especial.

Existem algumas cenas de uma violência física que nao estava à espera, aliás, nem sabia que era praticado Wrestling desta maneira (o meu conhecimento sobre o assunto nao vai muito para além do Tarzan Taborda).

Sem dúvida um filme a ver, mas nao é o meu eleito.

11 comments:

M said...

ALERTA SPOILER!!!

Arame farpado?!?!? Vidros?? Mas que raio de desporto é esse?

Entäo, o Randy Ram mal ter dinheiro para pagar a renda da roulotte, mas enche-se de comprimidos, faz "tratamentos de beleza" e "vai às gajas"?!?

A música que ele ouve... Oh meu Deus, um tiro, por favor! :-))

Achei o final do filme muito bom. Aliás, aqueles últimos minutos valem pelo todo. Há um momento de viragem a partir do qual os acontecimentos säo bastante previsíveis, mas a história näo sofreu com isso; o impacto foi forte, na mesma.

Sergio said...

ALERTA TÓTÓ! ...desculpem....ALERTA SPOILER! (nao sei quem é este gajo Sploiler, mas ultimamente tem vindo mt á conversa.....)

- acho q a cena do combate hardcore é p mostrar o qt podes ir ao fundo do desporto q tanto amas....é como as lutas sem regras d Kickbox (normalmente na Tailandia)...lembram-se do lendario "Kickboxer : http://www.imdb.com/title/tt0097659/)???

- qt aos gastos em medicamentos/solario/etc.... em detrimento dos luxos pessoais...acho q tb mostra as prioridades do homem. Primeiro o obrigatorio p o Wrestling (onde ele se sente bem). dps o homem p detras do Wrestling.

- qt ao final....a musica q tb bem aconchega o filme acaba p nao ter o impacto q devia pq passa "sem filme por tras"...mas eu ate percebo pq...o realizador tinha mesmo q acabar com aquela cena. e dps disso nao podia por mais imagens (nao fazia sentido)...e como a musica é como "wrap-up" do filme tinha q vir depois....mas por outro lado nao teve o mesmo impacto d q se fosse integrado no filme.....nao sei...é a minha opiniao...o q voces acharam?
(é q houve mt "buzz" relativamente a musica do Boss.....)

carla said...

CONTINUACAO DE SPOILER!!!

Sim, é bué importante pra o praticante de Wrestling pagar para uma gaja se despir à frente dele :-D
Mas sim, percebo o que dizes, e acho que será isso. Ele tem as suas prioridades, é como todos nós!

A música, até me tinha esquecido desse detalhe que na altura me erritou tanto. Nao curto nada quando há um grande buzz à volta de uma música e ela só passa nos créditos finais. Também percebo o que dizes sobre a opcao de a música nao ter fime a passar, mas continuo a achar que havia maneiras mais interessantes de solucionar este problema, continuando a ter a música a finalizar o filme.

lets said...

quem é esse Sploiler???

carla said...

Sobre o Rourke:

http://ipsilon.publico.pt/cinema/texto.aspx?id=223874

Sev said...

Um regresso.
É difícil ver este filme alheio ao facto de que mais do que uma estória, um conto, uma filosofia de vida, ele é a plataforma que faz renascer um homem/actor há muito em repouso.
Quanto ao filme em si, nao há muito a dizer - a vida em declínio de um homem, que apesar da idade e das visíveis limitaçoes físicas continua fiel à sua única verdadeira paixao, o wrestling. A meu ver o filme tem duas componentes muito distintas:

1 - O argumento em si, a estória, o filme.

2 - O paralelo entre o argumento/filme e a vida de Rourke.

Analisando o filme apenas pelo seu conteúdo a nível de entretenimento ser-me-ia difícil compreender todo o alarido dado a esta película. Mas é aqui que a 2a. componente entra na equaçao e dá a este filme uns valentes pontos extra.
No final, o comeback de Randy The Ram, no último combate, com mais vida, imprevisível e até irreverente, funde-se com o comeback the Rourke aos papeis principais num filme feito de encomenda para si. E até nisso o final do filme como um todo é brilhante, o que acontece a Randy? O que acontece a Rourke, agora?

Sergio said...

o artigo do "ipsilon" referia q a Times disse "oscar p Rourke, já!"
e pq, esta semelhante certeza?
eles argumentam q o papel de Rourke levou mt mais tempo a preparar do q a aclamadissima performance d De Niro em "Ragging bull"..."levou mais de 10 anos a preparar"!
é um argumento engracado!

levanto a polemica.....se, por exemplo, Vale de Azevedo fizesse d ladrao financeiro se escrupulos e com cara de estanho num filme e estivesse bem, poderia-se dizer q ele se andou a preparar a vida toda p esse papel? :-D
Ate q ponto se deve elevar aos pincaros ums performance de actor em q a sua vida é igual ao personagem q interpreta?
nao vai isso deturpar as virtudes de ser um bom actor "in the first place"?

lets said...

sim, é engraçado ver como o randy ram é tao parecido com o rourke, se calhar por isso se fala tanto no oscar.

noutro dia vi o documentário do kusturica sobre o maradona, a uma certa altura o maradona diz (com uma lagrima no canto do olho)"se nao me tivesse metido na droga podia ter sido melhor do que fui..."

lembrei-me disso hoje quando vi as fotos do rourke quando era jovem...

sof* said...

fomos ver o filme ontem ao cinema. confesso que nao morro de amores pelo rourke, é uma implicância que já vem desde o 9 semanas e meia...
gostei imenso do filme the wrestler e o que mais me impressionou foi a proximidade de algumas cenas, achei o filme bastante mto credível e o rourke não podia ter sido mais bem escolhido para fazer de randy. na premier deste mes escreve-se que um dos piores momentos do filme seria alguém achar que se trata de um filme de luta livre. concordo, a luta livre até podia ser substiuída pelo futebol da segunda divisão, que o importante a salientar é mesmo o envelhecer juntamente com a decadência. tanto a decadência do lutador como a da streeper, são universos que me pareceram retratados de forma bastante tocante sem ser lamecha, claro. o oscar teria sido bem entregue.

DearJohn said...

Olha...ja agora( que este comentario na oestraga porque nada que esta no fundo da lista), sobre o maradona:

se eu nao tivesse sido homem seria uma grande mulher e se me tivesse aplicado mais seria um grande engenheiro. E senao comesse batata frita seria esbelto. E se me maasturbasse mais tinha-a com o dobro do tamanho do que a tenho agora.Ora ele que vá pentear macacos.
ele que va é tratar dos filhos. ele que compre uma manta e faça uma cabana na arvore do seu quintal. Vá plantar arvores.

Vá jogar à apanhada com o seu amiguinho kusturica. E QUE este deixe A câmara em caasa.

Heidi said...

Not that good...