28 February 2009

4 luni, 3 saptamâni si 2 zile

4 months 3 weeks and 2 days filme independente realizado pelo romeno Cristian Mungiu, vencedor da Palme d'Or em Cannes 2007 e nomeado para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Retrata a vida de duas mulheres estudantes e muito amigas, em que uma delas necessita fazer um aborto ilegal.

Este filme passa-se na Roménia comunista de Ceaucescu, mas não é uma critica ao regime mas sim um retrato social.

Acho que este filme se distingue pela crueza em que é retratada a condição humana, é muito interessante ver a interpretação das duas actrizes.
... agora só falta ver como é o filme pelos vossos olhos, isso se já não o viram!

3 comments:

Sergio said...

este ainda esta em backlog :-( ....mas vi "the death of Mr. Lazarescu" á pouco tempo, tb ele filme Romeno e q se pode dizer tb é uma critica social, mas é bem mais, uma critica politica.
Deste "4 luni, 3 saptamâni si 2 zile" ja muito bem ouvi falar. mas q nao é um filme "facil de ver"...atlvez pela abordagem do tema do aborto...nao sei....só sei q estou muito expectante p o ver.....

daigoro said...

de todo o filme aborda o aborto. O aborto é uma necessidade para uma das personagens. Se de certa forma ela se tem de entregar a esse sacrificio(opção), nós somos lançados para a posição voyeurista de assistir a tudo o que decorre entre o sim e o não, o principio e o fim, um julgamento entregue a nós e guardado em segredo. Fácil de ver, apenas falta o entregar o filme ao leitor e o recostar no sofá, cadeira ou cama; o tema, esse, não é fácil, o ambiente/país de limitada apologia às libertinagens é pesado mas de interesse. Aqui e sempre uma "única" luta, um grito em únissono.

daigoro

Sergio said...

Este esteve à espera d ser visto algum tempo, mas valeu bem a pena!

Sim, um retrato social d uma epoca passada mas ainda nao muito distante.
A tematica d aborto nao é meramente um adereço na estoria mas sim o catalisador p termos consequencias mais fortes nos actos ds personagens.
Para isso o realizador usa-se de um estilo visual mt cru e rude (como a situaçao q nos é apresentada), mt ao genero d "A morte d senhor Lazarescu".

Saliento a cena á mesa c a familia. Steady-cam all the way, acreditar ns actores, deixa-los improvisar, acreditar na fluidez d cena, e no fim, somos agraciados com o jorrar ds emoçoes d rapariga, em silencio...Lindo!

p.s. nao achei nada dificil d ver. A tematica é dura. o filme é apenas realista!